Antigamente, os banheiros ou latrinas dentro dos castelos medievais eram um lugar um tanto inusitado mas de grande importância nas cidades. Mesmo tendo privacidade e sendo eficiente para as pessoas, sua construção não era nada chamativa. O local também era apelidado de privado ou garderobe e era geralmente projetado nas paredes dos castelos.
Uma construção muito famosa da época dos castelos medievais foi, sem dúvidas, o banheiro ou latrina, como chamavam popularmente. O local era construído com uma saída nas paredes dos castelos para que os resíduos humanos fossem despejados para fora ou para que pudessem cair abaixo do fosso da fortaleza.
Alguns banheiros eram curtos, já outros, grandes o suficiente para chegar até o chão. Além disso, os resíduos que ficavam no chão eram coletados por agricultores para serem reutilizados como fertilizante.
Leia também: [VÍDEO] Big Brother UK: produção pune participante com choque e revolta internautas: “Cruel”
Outro fato curioso sobre o assunto, é que os banheiros desse tipo eram muito comuns e fáceis de serem achados. Alguns deles até compartilhavam as mesmas rampas de resíduos e, para o senhor e dono dos castelos, existiam banheiros privados.
O assento dos vasos sanitários era todo coberto por madeira, de forma retangular, e para ser usado como papel higiênico, as pessoas tinham a opção de feno, grama ou até musgo. Apesar do local ser eficiente, ele também era classificado como perigoso, pois as pessoas que o utilizavam podiam cair dentro do buraco que havia ali.
Por fim, esses locais também possuíam uma janela aberta para que o ar fresco pudesse entrar e deixar o ambiente mais agradável. No chão dos banheiros, haviam juncos, ervas aromáticas e até flores para deter insetos e mau odores.
Você teria coragem de usar um banheiro assim? Comente.