Você já ficou se questionando se tinha alguma coisa sobre seu corpo que você nunca imaginou? O corpo humano é uma máquina incrivelmente complexa e fascinante. Aqui estão algumas curiosidades interessantes sobre o corpo humano:
Bebês têm mais ossos do que adultos
Se algum dia alguém te perguntasse quem tem mais ossos: um bebê ou um adulto, é muito provável que o mais velho seja o escolhido. No entanto, um corpo adulto têm 206 ossos, enquanto um recém-nascido têm cerca de 300 ossos. Isso porque ao longo do crescimento muitos ossos acabam se juntando, se tornando um só.
O arrepio é causado por músculos minúsculos
Se você já sentiu o braço arrepiado involuntariamente, ao se sentir emocionado, excitado ou com medo, deve ter ficado se perguntando o que seria essa reação do corpo. Isso acontece porque, diante dessas emoções, há uma liberação sanguínea de catecolaminas (adrenalina e noradrenalina, que são neurotransmissores, parte da química produzida pelo nosso cérebro), estimulando os pequenos músculos que se contraem e causam a ereção dos pelos.
Quando a temperatura diminui bruscamente, o arrepio acontece como uma forma fisiológica do organismo se proteger do frio. Os arrepios são movimentos involuntários que ocorrem quando os músculos contraem e relaxam de forma repetida e rápida.
O apêndice têm uma função importante
Ao contrário do conhecimento geral, o apêndice tem uma função. Alguns estudos apontam que ele fabrica e armazena bactérias que ajudam na digestão. Além disso, ele também têm células linfoides, que produzem anticorpos e ajudam para a defesa do organismo.
O ser humano só respira por uma narina de cada vez
Contrariando o que é comum se pensar a respiração não é pelas duas narinas ao mesmo tempo. Um exemplo disso é que quando estamos com o nariz congestionado por uma gripe, ou até mesmo rinite, só uma narina fica entupida por vez: é a que está aproveitando para descansar.
Se durante essa leitura você parar para prestar atenção na sua respiração, vai notar que há um lado puxando antes do outro. Se você sentir isso em ambos os lados, você apenas captou o ciclo durante a transição.
Bebês quase não piscam
Mais uma curiosidade sobre os bebês, é que o intervalo entre uma piscada e outra é muito maior. Enquanto adultos picam entre 10 a 15 vezes por minuto, bebês não costumam piscar tanto assim. Os pequenos costumam piscar apenas três vezes por minuto, no máximo.
Isso se deve ao fato de que nenéns dormem muito mais que os adultos, logo, seus olhos precisam de muito menos lubrificação.
0,7 litros de saliva são produzidos por dia
A produção de saliva costuma variar de jeito considerável de pessoa para pessoa. Mas, em média a maioria dos humanos conseguem produzir 0,7 litro de saliva por dia. O que é o suficiente para encher ao menos duas banheiras por ano.
Bom reforçar que a saliva ajuda a exterminar bactérias e combater diversas infecções, por conta de uma proteína chamada histatina, que é um agente antibacteriano.
O corpo é formado por 70% de água
Acredite, o corpo humano é majoritariamente formado por água, 70% é correspondente a metade do peso. A água é responsável por transportar alimentos, resíduos e sais minerais, a água também ajuda na lubrificação de tecidos e articulações, além de conduzir glicose e oxigênio e regular a temperatura.
Uma pessoa adulta é capaz de eliminar 3 litros de água por dia, por meio da transpiração, respiração e urina.
O músculo mais forte do corpo
Curiosamente o músculo mais forte não fica nos braços ou nas pernas, e sim, na boca. O masseter é considerado o músculo mais forte do corpo humano. Ele é responsável pela mastigação e fala. Por ser exercitado diariamente, se torna cada vez mais fortalecido.
Tem como função a elevação da mandíbula, levando a um poderoso fechamento da boca.
O menor osso do corpo
Estribo, o menor osso do corpo humano fica localizado no ouvido, e mede mais ou menos 2,5 milímetros. Juntamente dos ossinhos bigorna e martelo, o estribo completa a tríade responsável pela audição.
O menor órgão fica na cabeça
A glândula pineal, ou epífise, é a produtora do hormônio melatonina, relacionado aos ciclos circadianos e diversas outras funções, como a reprodução.
Ela é pequenininha, e é considerada o menor órgão do corpo humano, localizada no centro do cérebro. Ela está ligada a regulação da pressão sanguínea e do sono.
O estômago pode aumentar seu tamanho em muitas vezes
O estômago humano é um órgão elástico e pode aumentar ou diminuir seu tamanho de acordo com a quantidade de alimento ingerido. Quando está vazio, ele tem o volume de 50 milímetros. Entretanto, se quando está cheio a pessoa não parar de comer, ele pode chegar até sua capacidade máxima, aumentando até 80 vezes a mais que o normal.
O cérebro é capaz de acender uma lâmpada
Nosso cérebro é capaz de produzir energia por meio das sinapses, a região entre o neurônio e a célula que transmite impulsos nervosos. O cérebro em repouso produz energia suficiente para acender uma lâmpada de 25 watts.
Cabelos e unhas não crescem depois da morte
Provavelmente você já ouviu alguém dizendo que depois da morte os cabelos e as unhas continuam crescendo. Bem, isso é uma ilusão. O comprimento dos pelos, cabelos e unhas pode parecer aumentar após a morte, porque o corpo acaba perdendo tônus muscular, e os tecidos perdem consistência.
A decomposição começa logo após a morte
A decomposição do corpo humano começa logo após a morte. A oxigenação do organismo, quando é instantaneamente interrompida, causa o desequilíbrio e perda de defesas do organismo.
Assim, as bactérias e substâncias comuns, que o próprio corpo produz em vida, começam a atacar o organismo. Isso acontece também porque a produção de minerais importantes para o metabolismo é interrompida, o que acaba desestabilizando as células do corpo.
O corpo possui quase 5 litros de sangue
As únicas partes do corpo humano que não são completamente irrigados por vasos sanguíneos são os cabelos, córneas e unhas. Em litros, o corpo têm quase 5 litros de sangue.
Quando são retirados para doação, ou algum exame, são retirados no máximo 450ml que são repostos pelo organismo no mesmo dia.
A pele é o órgão mais pesado do corpo
A pele é o órgão mais pesado e extenso do corpo, um ser humano adulto possui em média 2 metros quadrados de pele, com peso correspondente a cerca de 15% do total do corpo.
O corpo fica mais alto enquanto dorme
Enquanto estamos dormindo, o corpo aumenta cerca de 8 milímetros. Isso por causa dos discos invertebrais da coluna vertebral que se hidratam durante o sono, aumentando em volume. Esse valor acaba voltando ao normal durante o dia, quando os discos voltam devido a gravidade.
O cérebro possui 1 milhão de gigabytes
O cérebro humano têm mais ou menos um trilhão de ligações entre os neurônios. Essa quantidade é equivalente a uma capacidade de armazenamento de 2,5 petabytes, ou seja, 1 milhão de gigabytes.
A velocidade considerada para o processamento de toda essa informação é o equivalente a um processador de 16,8 mil GHz.
Os vasos sanguíneos podem dar duas voltas na Terra
O comprimento total dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares) é de cerca de 100 mil quilômetros. Tendo em vista a circunferência da Terra que mede 40.075 km, se estivessem juntos, os vasos sanguíneos dariam duas voltas e meia no planeta.
Os olhos podem distinguir mais de 10 milhões de cores
Humanos são capazes de distinguir até 10 milhões de cores diferentes. Por mais que nossa percepção das cores possa parecer limitada, ela é incrivelmente ampla. A retina tem 120 milhões de células que são especializadas em detectar cores e intensidades de luz.
Desse jeito, cores como o azul, verde e vermelho quando são captados pela retina, permitem que os olhos enxerguem uma grande variedade de cores, de acordo com a luz.
O maior osso humano
O maior osso humano é o fêmur, que fica localizado na região abaixo do quadril, e acima do joelho, na coxa. Em pessoas de 1,80 m, o fêmur têm mais ou menos 50 centímetros.
Fêmur, além de ser o maior, é um dos ossos mais resistentes. Ele consegue suportar grandes pressões e cargas, nos dando equilíbrio e sustentação. Com a ajuda do fêmur podemos andar, correr, agachar, chutar e pular.
O corpo é dividido em sistemas
O corpo humano é dividido em diversos sistemas, são eles: cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático e tegumentar.
Cardiovascular
É formado pelo coração, e os vasos sanguíneos (artérias, vasos capilares e veias). O sistema cardiovascular ou circulatório, é responsável pela movimentação sanguínea do corpo. Sua função é transportar oxigênio e nutrientes para o corpo.
Respiratório
Formado pelos pulmões, e as vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios). É responsável pela absorção do oxigênio do ar e a eliminação do gás carbônico.
Digestório
É formado pelo tubo digestório (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso) e os órgãos anexos (glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar). O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos, transformando eles em moléculas menores que serão absorvidas pelo organismo.
Nervoso
Formado pelo sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e o sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos). Ele é responsável pela captação, interpretação e respostas às coisas que recebe.
Sensorial
É formado pelos 5 sentidos do corpo humano (tato, paladar, olfato, visão, audição). O sistema é encarregado de enviar as informações recebidas para o sistema nervoso, que envia as respostas para o corpo.
Endócrino
Formado por glândulas, que realizam ações vitais como a tireoide, hipófise, glândulas sexuais, dentre outras. Elas são responsáveis por produzir os hormônios que tem funções como: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal, dentre outros.
Excretor
É formado pelos rins e vias urinárias. O sistema excretor é responsável por eliminar resíduos que o corpo descarta, depois de passar pelo processo de digestão dos alimentos.
Urinário
Formado pelos rins e vias urinárias (ureteres, bexiga urinária e uretra). O sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, de modo que filtra as impurezas do sangue.
Reprodutor
Dividido em em sistema reprodutor masculino e sistema reprodutor feminino, no entanto, ambos possuem a mesma função, ou seja, a reprodução de novos seres. O masculino é formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis; enquanto o sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina.
Esquelético
Ele sustenta e dá forma ao corpo humano, além disso, protege os órgãos internos. Desempenha um papel muito importante nos movimentos, junto com os sistemas: muscular e articular.
Muscular
É quem estabiliza e ajuda a sustentar todo o corpo humano. Ele contribui nos movimentos, ajuda a regular a temperatura corporal e ajuda no fluxo sanguíneo.
Imunológico
Composto por um conjunto de elementos do corpo humano. Juntos eles trabalham para defender o corpo de bactérias, vírus, micróbios e doenças. Servindo como um escudo humano.
Linfático
Funciona com uma complexa rede de vasos que transporta a linfa pelo corpo. Junto com o sistema imunológico, eles protegem as células imunes. Também é responsável pela absorção dos ácidos graxos e pelo equilíbrio dos fluidos nos tecidos.
Tegumentar
A pele ajuda a regular a temperatura do corpo humano, sendo responsável pela sensibilidade (junto do sistema nervoso). E protege o corpo, criando uma barreira contra as agressões externas e evitando a perda de líquidos.
Gostou de saber algumas curiosidades do corpo humano?