Alguma vez você já ouviu dizer que tomar um susto faz o soluço passar? Afinal, será que isso é verdade?
O soluço é um reflexo involuntário do corpo. O que acontece é a contração do diafragma e dos músculos do tórax, seguido pelo fechamento da glote e a vibração das cordas vocais, que acaba produzindo um som característico.
Geralmente, o soluço acontece pelo estímulo dos nervos vago e frênico, ou do tronco cerebral. É possível que você tenha um soluço depois de comer bastante, ou em casos de estresse. Até mesmo pelo uso de alguns remédios ou doenças gastrointestinais.
Afinal, o susto acaba com o soluço?
Sim, porque no momento em que nos assustamos, o organismo libera adrenalina. A adrenalina restabelece o funcionamento do nervo frênico, interrompendo o incômodo do soluço. Mas para que isso funcione, o susto tem que ser verdadeiro.
Além de se assustar, existem algumas outras opções para interromper o soluço, veja:
- Beber um copo de água gelada, ou chupar gelo, pois estimula os nervos do tórax;
- Colocar uma compressa fria no rosto, para ajudar a controlar a respiração;
- Prender a respiração o máximo que conseguir ou respirar dentro de um saco de papel, pois aumenta os níveis de CO2 no sangue, e estimula o sistema nervoso;
- Respirar de forma profunda e lentamente, para esticar o diafragma e músculos da respiração;
- Fazer movimentos de espirrar, isso ajuda o diafragma a voltar a funcionar de maneira adequada;
- Beber um pouco de água com o tronco inclinado para frente ou de cabeça para baixo, pois isso relaxa o diafragma;
- Tapar o nariz e fazer força para soltar o ar, contraindo o tórax, chamada de manobra de Valsalva, que é outra forma de estimular os nervos do tórax;
- Comer uma colher de açúcar, mel, limão, gengibre ou vinagre, pois são substâncias que estimulam as papilas gustativas, sobrecarregam os nervos da boca e ocupam o cérebro com outras estímulos, fazendo relaxar o diafragma.
O que você achou de aprender um pouco mais sobre como acabar com um soluço?