Depois de usar suas redes sociais para contar aos seguidores sobre uma briga com o namorado de uma fã, que aconteceu quando ele saía de um lugar que vende temaki em São Paulo e resultou em um machucado leve no rosto, o vídeo da confusão foi divulgado no domingo à noite (19). No vídeo, dá para ver um soco que atingiu MC Daniel e seu segurança derrubando o cara com quem ele brigou. As imagens viralizaram rapidamente na web.

MC Daniel se envolve em briga, mostra rosto machucado e justifica ‘Cada ação gera uma reação’ — Foto: Reprodução/Instagram

A confusão começou quando o cantor parou para tirar fotos com alguns fãs ao sair do restaurante com amigos no sábado à noite (18). Ao tirar uma foto com uma fã específica, as coisas ficaram complicadas. O namorado dela apareceu de maneira agressiva, perguntando: “Quer tirar foto com esse otário aí?”.

MC Daniel não deixou por menos e questionou o rapaz, o que o fez se aproximar e dar uma cabeçada no cantor, seguida de um soco no rosto. Isso levou o segurança de Daniel a derrubar o rapaz no soco. No vídeo, dá para ver o namorado da fã se levantando e, quando jogam um copo nele, ele parte para cima de outra pessoa que não tinha nada a ver com a situação. Assista abaixo:




Nos stories publicados essa manhã, Daniel detalhou o ocorrido. “Eu fui comer um temaki com meus parceiros e tinha um playboy lá, a mulher dele veio tirar foto comigo e ele gritou de longe: ‘Quer tirar foto com esse otário, aí?’. Eu estava tirando foto com um montão de gente. Eu falei: ‘O que você falou, parceiro?’. Ele saiu da mesa dele, veio até mim e falei: ‘O que você falou? Não te entendi, mano’. Aí ele mandou eu ir para aquele lugar, foi me dar uma cabeçada e saiu na mão comigo”.

Em seguida deixou claro sua disponibilidade para o diálogo.“Se quiser trocar um papo, deixar o bagulho em paz, é nós, se quiser me trombar em algum lugar também, é nós! Só tô me explicando pra deixar tudo bem claro que ele quem arrumou confusão, ele quem me xingou, ele que me deu uma cabeçada”.

Tatuagem do agressor

Nas imagens, é possível ver o agressor sem camiseta. Em suas costas, há uma tatuagem em formato de sol. Nas redes sociais, diversos perfis escreveram que se trata de um símbolo de origem nazista. A pesquisadora Milena Gordon Baker, autora da obra ‘Criminalização da Negação do Holocausto no Direito Penal Brasileiro’, afirmou ao g1 que a tatuagem remete ao sol negro neonazista conhecido como sonnenrad (em alemão).

“É interessante, porque, se perceber, está omitindo a suástica. É difícil conhecer todos os símbolos, mas pode vir sem a suástica também. Convém não ter a suástica, na nossa legislação é crime. É idêntico. As pessoas tentam sempre escapar da legislação. Você não vai encontrar todos os símbolos nazistas na legislação. Se não estiver lá, a pessoa pode até falar ‘Ah, mas não estava na lei'”, disse a advogada.

Organização norte-americana de combate ao ódio mostra variações do símbolo do sol negro nazista — Foto: Reprodução/X; e reprodução/Anti-Defamation League

A pesquisadora explicou que o símbolo pode ser encontrado na base de dados da organização de combate ao ódio Anti-Defamation League (ADL) [Liga Antidifamação, em português]. O catálogo do grupo traz mais de 200 exemplos que variam entre símbolos neonazistas, racistas e de supremacia branca.

Qual sua opinião sobre o vídeo e a tatuagem do agressor?