O site TasteAtlas divulgou uma lista das 10 piores comidas brasileiras. TasteAtlas é conhecido como a enciclopédia gastronômica, mais de 4,9 mil leitores do site, brasileiros e estrangeiros, votaram e deixaram sua opinião sobre as comidas brasileiras que já experimentaram.
A lista a seguir mostra o resultado das votações, que pode ser um tanto polêmico, pois mostra pratos comuns no dia a dia dos brasileiros que tiveram as piores notas dentre todas as comidas típicas do país. As notas foram definidas de 0 à 5.
10 – Bem-casado (nota 3,6)
O doce típico de casamentos (como diz o nome) é considerado uma das piores comidas, com a nota de 3,6. Os docinhos são servidos ao fim dos casamentos, significando sorte e prosperidade aos recém casados.
A massa do doce é feita de pão de ló, e é bem macia. O recheio é normalmente de doce de leite, ou baba de moça. Aparentemente, os bem-casados não são tão queridos assim.
9 – Mocotó (nota 3,6)
O prato popular Mocotó também acabou não tendo muitos fãs, com a nota de 3,6. Originalmente preparado pelos escravos, a receita nordestina consiste em um ensopado feito com patas de vaca, feijão e muitos vegetais.
8 – Salada de maionese (nota 3,6)
Considerado por muitos um dos melhores acompanhamentos do churrasco, a salada de maionese também entrou na lista como um dos piores pratos típicos do Brasil. A salada de maionese é composta por batata, cenoura, ervilha, milho, e os dois itens mais polêmicos: maçã e uva-passa.
Muito provavelmente a nota do prato é por causa dos últimos dois itens, que não costumam agradar muito.
7 – Salpicão de frango (nota 3,6)
Mais um prato adorado por muitos, mas polêmico pela uva-passa: o salpicão. O salpicão é uma versão brasileira de uma salada de frango, com incrementos. A receita é presente em vários lugares no país, principalmente em festas de natal.
6 – Sequilhos (nota 3,6)
Os biscoitinhos simples e tradicionais também entraram na lista. Usando poucos ingredientes, os sequilhos são uma ótima opção para um chá da tarde, ou o mais típico do brasileiro, acompanhando um cafezinho.
Apesar de poder ser consumido com frutas, cremes, sorvetes e bebidas quentes, o biscoito é o sexto pior prato brasileiro do ranking. Possivelmente por ser considerado “sem graça”.
5 – Maria mole (nota 3,5)
Como diz o nome, a Maria Mole é uma sobremesa super macia. Sendo mais popular em festas juninas, o docinho é extremamente simples. A receita leva apenas açúcar, gelatina, coco e clara de ovo.
Apesar da composição simples, a Maria Mole não agrada a todos.
4 – Quibebe (nota 3,4)
O purê rústico de abóbora está entre as piores comidas típicas do Brasil. Feito com abóbora, cebola, muita pimenta, gengibre em pó e leite de coco, o prato tem uma textura espessa.
Tradicionalmente, o Quibebe é servido antes de uma refeição principal, acompanhando muito bem carnes ou peixes.
3 – Tareco (nota 3,2)
Mais um biscoito adicionado a lista, o Tareco tem consistência firme, e é feito apenas de farinha de trigo, ovos e açúcar. Os biscoitos foram criados em Pernambuco, e acabaram ficando famosos por meio de uma música.
Flávio José, um cantor e sanfoneiro brasileiro nomeou uma de suas músicas como Tareco e Mariola, popularizando o biscoito.
2 – Arroz com pequi (nota 3,1)
O prato típico de Goiás é o segundo na lista dos piores pratos brasileiros. O prato tem um sabor marcante, tendo o pequi, uma fruta tradicional do país. Juntamente com o arroz com diversos temperos que dão um sabor diferente a receita.
1 – Cuscuz Paulista (nota 3,1)
O prato considerado o pior de todos pelas avaliações do TasteAtlas foi o Cuscuz Paulista. A receita inventada no século 19 consiste em: fubá, azeitonas, ovos cozidos, peixe enlatado, pimentões, cebola, tomate e ervilha.
Você concorda com essa lista ou trocaria algum desses pratos?