Uma réplica do avião da Chapecoense foi colocada na praça principal da cidade de La Unión, na Colômbia. Os moradores ficaram revoltados com a recriação do avião da tragédia com o elenco do time, que aconteceu em 2016.
O avião feito com alumínio, fazia parte da decoração de Natal da cidade. A intenção era uma “homenagem” as 71 pessoas mortas no acidente, que completa sete anos nesta terça-feira (28). Após receber duras críticas da população, o prefeito da cidade, Edgar Osorio, ordenou a remoção da aeronave.
“As decorações de Natal nunca tiveram a intenção de ferir a sensibilidade das pessoas. Mas compreendemos o desconforto que causaram e por isso apresentamos as nossas desculpas e procederemos à sua remoção”, afirmou o prefeito.
A réplica já não está mais na praça. A Paróquia de La Unión, próxima ao local, promoverá em 28 de novembro uma homenagem às vítimas no aniversário de sete anos da tragédia da Chapecoense.
“Tomei a decisão pensando nos nossos irmãos brasileiros. Temos a memória do acidente na terça-feira e sei que muitos deles estarão aqui. Vai haver um evento religioso e atos institucionais, eles vêm sempre, fazem-no todos os anos. Se em algum momento alguém neste planeta se sentir ofendido, peço desculpas como prefeito”, reforçou Edgar.
Relembre o acidente aéreo da Chapecoense
O voo que transportava o time rumo à final da Sul-Americana saiu do aeroporto de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Na noite de segunda-feira, 28 de novembro de 2016. A aeronave da companhia aérea Lamia, da Venezuela, teria perdido contato com a torre de controle às 22h15.
O avião transportava jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas e caiu próximo à cidade de Medellín. A Chapecoense iria jogar sua primeira final internacional da história, a final da Copa Sul-Americana de 2016, contra o Atlético Nacional.
Em decorrência do acidente, o jogo não aconteceu, e a Chapecoense foi declarada campeã. A relação de todos os passageiros e tripulantes do voo foi divulgada horas após o acidente. Haviam 77 pessoas a bordo do avião, e 71 perderam a vida no acidente.
Segundo as investigações preliminares, o acidente teria sido causado por uma pane seca, quando há falta de combustível nos tanques para serem bombeados aos motores, causando a parada dos mesmos. A pane teria sido causada pelo planejamento incorreto do voo.
O que você achou dessa “homenagem”?