Nessa quarta-feira (29), o governador do Amazonas Wilson Lima disse em entrevista que pretende se reunir com a Amazon (empresa de Jeff Bezos) para cobrar direitos sobre o nome da empresa.
Segundo o governador, a empresa será questionada durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 28, que começou nesta quinta-feira (30), em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
A declaração foi feita em uma entrevista à Rede Amazônica. Na entrevista, Wilson diz que se reunirá com a Amazon, com o objetivo de fechar uma parceria, e questionar o nome da empresa norte-americana. Já que segundo ele, o nome Amazon faz uma alusão à Amazonas.
“A Amazon usa o nome do Amazonas, usa o nome da Amazônia. Quanto é que a gente ganha por isso? A gente quer saber. Esse é um dos questionamentos que a gente vai fazer lá na COP”, afirmou.
Metas da COP28 – Governo do Amazonas quer cobrar royalties da Amazon pois usa o nome da “Amazônia”.
Quanto que o Estado do Amazonas paga aos índios por usar o nome da Amazônia?
Gente, está ladeira abaixo… pic.twitter.com/lo70gta4FW
— Francisco Cardoso (@Dr_Francisco_) November 30, 2023
Governador do Amazonas não está brincando
Na quinta-feira (30), Lima divulgou uma propaganda para fortificar sua proposta à Jeff Bezos. O vídeo foi divulgado no Instagram do próprio governador.
Ver essa foto no Instagram
As declarações de Wilson causaram polêmica nas redes sociais, já que ninguém estava esperando uma declaração desse tipo. Diversos internautas reagiram à essa notícia, sendo quase todas elas de forma engraçada e cômica.
“Casas Bahia tá ferrada” brincou um. “Uberlândia vai cobrar da Uber” comentou outro. “Os EUA querendo reembolso retroativo pelo Copo Americano” comparou um terceiro. “Se a França resolver cobrar comissão por cada pão francês lascou” ponderou outro.
Origem do nome Amazon
É necessário explicar que o nome Amazon não é por causa do estado, como o governador do Amazonas afirmou. Em seu próprio site, a empresa informa que o nome da empresa é por causa do Rio Amazonas, não do estado.
Segundo a empresa, a ideia do uso do nome surgiu quando Bezos procurava palavras com a letra A no dicionário, porque no início da internet os sites de busca ranqueavam seus resultados por ordem alfabética.
E foi assim que ele se deparou com a referência ao Rio Amazonas, que é o maior do mundo, e têm a maior diversidade de fauna e flora. “Bezos ligou uma coisa à outra: queria que sua livraria fosse a maior e com o portfólio mais extenso do mundo”, afirma o site.
A Amazon foi criada em 1994, na garagem da casa de Bezos, como uma livraria online. Levava o nome de Cadabra, em referência à palavra Abracadabra. Mas logo mudou de nome para Amazon, pelo qual é conhecida mundialmente como um gigantesco comércio eletrônico.
Em 2012 a empresa chegou ao Brasil. No ano de 2021, Jeff se afastou do comando da Amazon.
O que você acha dessas declarações do governador do Amazonas? Gostou de saber a origem do nome Amazon?