Um atleta de 21 anos, identificado como Caio Henrique de Lima Gonçalves, perdeu a vida após ser atingido por um raio durante uma partida de futebol realizada no Estádio Municipal José Eleutério da Silva, em Santo Antônio da Platina, no norte pioneiro do Paraná. O trágico incidente ocorreu durante um jogo válido pela Copa Regional de Futebol Amador, envolvendo as equipes União Jaiirense e Unidos de Santo Antônio da Platina, resultando também em seis jogadores feridos.
De acordo com o diretor municipal de Esportes da Prefeitura de Santo Antônio da Platina, Marcos Noveli Ferreira, chovia na hora da partida. Um vídeo gravado por torcedores mostra momentos após o incidente. Na gravação, é possível ver os jogadores do Japira caídos e recebendo socorro. Assista abaixo:
BRASIL: Jogador morre e outros quatro ficam feridos após raio atingir campo de futebol durante partida no Paraná. pic.twitter.com/zYgbKVzQ7q
— Closer Brasil (@BrasilCloser) December 11, 2023
Vítimas
Dos feridos, cinco jogadores continuam internados em observação. Outro, em estado mais grave, foi levado para o Hospital Regional da cidade. Um dos atletas que foi socorrido pela equipe técnica dentro do campo e encaminhado para o Pronto-Socorro, não resistiu.
Em nota, a Prefeitura de Santo Antônio da Platina lamentou a morte do atleta e disse que está “empenhando todos os esforços para que os atingidos (feridos) tenham o melhor atendimento possível”.
#1
#2
Cuidados com raios
Segundo o Corpo de Bombeiros, devido à instabilidade climática, há grandes chances de temporais e queda de raios nesta época do ano. Segundo os militares, entre os cuidados a serem tomados estão:
- Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;
- Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados.
- Sempre que possível se abrigar em edificações ou locais isolados;
- É importante manter sempre os pés juntos porque ao atingir o solo a descarga elétrica se propaga em ondas concêntricas, como quando se atira uma pedra na água, gerando diferenças de potencial elétrico no chão. Mantendo os pés juntos, é possível evitar a passagem da eletricidade pelo corpo.
Veja a seguir: Lei Vini Jr é sancionada e prevê encerramento de jogos em casos de racismo
Nossos sentimentos aos familiares dos jogadores.