Na noite dessa terça-feira (12), o cantor norte-americano Tyler, The Creator ligou para Gilberto Gil, para um pedido de desculpas. O artista usou uma música de Gil em uma campanha, sem autorização. De acordo com o Folha de São Paulo, o cantor brasileiro solicitou a retirada do anúncio do ar, enquanto não tiverem um acordo.

Tyler, The Creator e Gilberto Gil - Foto: Daniyel Lowden/SescSP

Tyler, The Creator e Gilberto Gil – Foto: Daniyel Lowden/SescSP

Tyler é dono da marca de roupas GOLFE le FLEUR. No dia 6 de dezembro, ele promoveu sua nova coleção. O vídeo contêm a música Duplo Sentido, composta por Gilberto Gil em 1973. As imagens duram cerca de 4 minutos, onde mostra os acessórios e as roupas que fazem parte da nova coleção do cantor.




Nas redes sociais, logo identificaram a canção na voz de Tetê da Bahia. O vídeo da campanha não traz qualquer menção a Gil ou Tetê nas redes sociais. Mas no YouTube, Tetê é citada no trecho de descrição do vídeo.

Tyler pediu desculpas

Na ligação, Tyler pediu desculpas, e afirmou que não foi informado de que a música não havia sido liberada pelo ícone do MPB. Ele ainda se declarou fã de Gilberto e garantiu que já solicitou que “pessoas em Los Angeles” resolvam o problema.

O cantor no entanto, pediu realmente que a campanha saia do ar, até que resolvam a questão autoral. Caso um acordo amigável entre os dois não ocorra, a equipe de Gil está cogitando acionar a Justiça no Brasil e nos Estados Unidos, alegando uso indevido de sua obra. Porém, até o momento, a campanha segue nas redes sociais oficiais do norte-americano.

Amo o querido, mas…

Na manhã desta quarta (13), Gil compartilhou um Stories de seu empresário. O rapper Fióti, criticando a situação. “Amo o querido, mas ele usou uma música inteira do Gilberto Gil sem qualquer diálogo prévio e negociação de direitos autorais? Não dá para alegar desconhecimento, custo a acreditar que se fosse o contrário a resolução seria amistosa, isso não é valorizar o Brasil. Nem os criadores! Espero que tudo se resolva de forma justa e equilibrada. Mas que vacilo”, diz o texto.

Gilberto Gil compartilha post de Evandro Fióti sobre uso de música sem autorização por Tyler, The Creator — Foto: Reprodução/Instagram

Gilberto Gil compartilha post de Evandro Fióti sobre uso de música sem autorização por Tyler, The Creator — Foto: Reprodução/Instagram

Repercussão na Internet

Com toda a polêmica, alguns usuários do X comentaram sobre o assunto. “única forma de resolver essa parada do gilberto gil com tyler eh com um feat” comentou uma. “Tyler the creator e gilberto gil primavera sound 2024 e nao digo mais nada”, disse outra. “gil tá certíssimo a única forma dele perdoar é com tyler vindo pro brasil fazer turnê alguém avisa”, brincou uma terceira.

Tyler, The Creator e Gilberto Gil no Primavera Sound - Foto: Reprodução/X

Tyler, The Creator e Gilberto Gil no Primavera Sound – Foto: Reprodução/X

Usuária do X faz piada com Tyler, The Creator e Gilberto Gil - Foto: Reprodução/X

Usuária do X faz piada com Tyler, The Creator e Gilberto Gil – Foto: Reprodução/X

Internauta ironiza com Tyler, The Creator e Gilberto Gil - Foto: Reprodução/X

Internauta ironiza com Tyler, The Creator e Gilberto Gil – Foto: Reprodução/X

Enquanto isso, no Instagram, as pessoas pareciam mais revoltadas com a situação. “Não é a primeira vez que usam obras de artistas brasileiros sem autorização. Nossa cultura não é bagunça não. Que caia logo.”, criticou uma. “mais uma vez gringo roubando melodias de artistas brasileiros sem creditar, e ainda acham que um pedido de desculpas por telefonema resolve tudo”, disse outra. “Lá lá minha terra, o nome disso é pilantragem.”, brincou um terceiro.

O que você acha dessa polêmica?