O ano de 2023 está se encerrando, e nesse ano, tivemos diversos acontecimentos memoráveis, será que você lembra de todas elas? Nesse ano tivemos memes, polêmicas, e infelizmente a morte de nomes muito memoráveis para todos os brasileiros. Veja alguns dos acontecimentos mais marcantes desse ano que está chegando ao fim.

Fim do Mandato de Jair Bolsonaro

Um dos principais acontecimentos foi o fim do governo de Jair Bolsonaro, que teve início no dia 1º de janeiro de 2019 e chegou ao fim em 31 de dezembro de 2022. Jair Bolsonaro foi eleito o 38º presidente do Brasil no dia 28 de outubro de 2018. Com 55,13% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais.

Ex-Presidente da República Jair Bolsonaro. - Foto: Isac Nóbrega/PR

Acontecimentos de 2023, fim da posse de Bolsonaro – Foto: Isac Nóbrega/PR

Quando encerrou o governo, Bolsonaro ficou com aprovação de 39% e 37% de reprovação. Isso segundo uma pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. Outros 24% avaliaram Bolsonaro como regular e 1% dos entrevistados não opinaram. Bolsonaro foi o primeiro presidente a não ser reeleito no Brasil.

Luiz Inácio Lula da Silva é eleito Presidente da República

Com uma disputa acirrada pela pelo cargo de Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva ter vencido as eleições foi mais um acontecimento marcante desse ano. O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas.

Acontecimentos de 2023, início do governo Lula - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Acontecimentos de 2023, início do governo Lula – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Mesmo sem ter encerrado a apuração, Lula já tinha 50,83% dos votos. Número que não poderia mais ser alcançado pelo atual presidente, que disputava a reeleição. Ao fim da apuração, Lula ficou com 50,90% (60,3 milhões de votos), e Bolsonaro, com 49,10% (58,2 milhões de votos).

Essa foi a menor diferença tanto em termos percentuais (2,1 milhões de votos) desde 1989. Ao superar a marca de 60 milhões de votos, Lula tornou-se o presidente eleito mais votado da história. Lula foi eleito o presidente da República pela terceira vez, no início de 2023.

Ataque a sede dos três poderes

No dia 8 de janeiro de 2023 ocorreu uma invasão à sede dos Três Poderes. Radicais romperam a barreira de proteção das forças e segurança do Distrito Federal durante manifestação em Brasília e depredaram os prédios do Congresso Nacional, Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ataque à sede dos três poderes - Foto: Reprodução/X

Ataque à sede dos três poderes – Foto: Reprodução/X

O objetivo do documento seria mudar o resultado da eleição. O ex-presidente perdeu o cargo para Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A semana depois dos ataques extremistas também teve a inclusão de Bolsonaro nas investigações sobre o 8 de Janeiro. Veja a ordem cronológica do ataque à sede dos Três Poderes:

Acontecimentos de 2023, ataque à sede dos Três Poderes - Foto: poder360

Acontecimentos de 2023, ataque à sede dos Três Poderes – Foto: poder360

Morte do Rei Pelé

Infelizmente o futebol perdeu seu Rei na véspera de 2023, no dia 29 de dezembro de 2022. O maior jogador da história morreu aos 82 anos, em decorrência de um câncer no cólon. Ele havia descoberto a doença em setembro de 2021.

Eterno rei do futebol, Pelé ganhou projeção no Santos e se consagrou na seleção brasileira. Até agora, foi o único atleta na história a ganhar três Copas do Mundo como jogador.

Pelé morreu aos 82 anos, em São Paulo — Foto: Divulgação/Arquivo A Tribuna

Pelé morreu aos 82 anos, em São Paulo — Foto: Divulgação/Arquivo A Tribuna

Em 1970, já chamado de o “rei do futebol”, Pelé viveu o auge da sua carreira na Copa do México, aos 29 anos. Em seis jogos, ele fez quatro gols, seis assistências, encantou o mundo e ajudou o Brasil a levar o tricampeonato.

Ao fim de sua carreira, ele registrava a marca de 1.365 jogos, com 1.283 gols. Pelé então se tornou um embaixador mundial do esporte. O ex-jogador foi ministro do Esporte entre 1995 e 1998, após aceitar convite do então presidente Fernando Henrique Cardoso.

REP Festival

A terceira edição do REP Festival aconteceu em Guaratiba no Rio de Janeiro. E foi um acontecimento marcado por caos sobre falha de estrutura, lama, sapos e cobras no meio do público. O local do festival foi alterado a 10 dias da abertura, sendo transferido da Barra da Tijuca, onde aconteceria no Parque Olímpico (mesmo local do Rock in Rio), para a zona oeste do Rio.

Com o impacto das fortes chuvas que atingiram a capital fluminense, quando o festival abriu as portas no último sábado (11), começaram a surgir nas redes sociais os relatos das condições precárias do REP Festival. Atrasos nos shows, estruturas sendo montadas com o público já circulando, grandes áreas alagadas e com lama são algumas das primeiras reclamações que surgiram.




Pelas redes sociais, foram feitos outros relatos de muitos sapos e cobras encontrados pelo terreno do festival. Além da falta de estrutura para suportar as fortes chuvas, e a lama. Após a grande repercussão das condições, a organização do REP Festival foi às redes para anunciar, em nota oficial, o cancelamento do domingo do evento.

“A produção do REP Festival informa que devido aos danos causados à estrutura do evento pelas fortes chuvas que acometeram o Rio de Janeiro nos últimos dois dias, o segundo dia do festival será cancelado. A decisão da organização se dá pensando na segurança e mobilidade do público, dos artistas e da equipe técnica e operacional”, disseram.

Morte de Glória Maria

A jornalista e apresentadora Glória Maria morreu no dia 2 de fevereiro de 2023. Sua morte foi causada por complicações de um câncer no cérebro. A informação foi confirmada pela TV Globo, empresa pela qual ela exercia a profissão desde o início dos anos 1970.

O jornalismo brasileiro se despede de Gloria Maria, uma inspiração para muitas gerações de profissionais - Foto: Reprodução/g1

O jornalismo brasileiro se despede de Gloria Maria, uma inspiração para muitas gerações de profissionais – Foto: Reprodução/g1

Glória Maria Matta da Silva nasceu no Rio. Filha do alfaiate Cosme Braga da Silva e da dona de casa Edna Alves Matta, estudou em colégios públicos e sempre se destacou. “Aprendi inglês, francês, latim e vencia todos os concursos de redação da escola”, lembrou em entrevista ao Memória Globo.

Ex-funcionária de Karen Bachini choca a Internet com exposed da influenciadora

Mais um acontecimento memorável de 2023 aconteceu com a influenciadora de maquiagem Karen Bachini. Na ocasião, uma ex-funcionária a acusou de assédio moral, por meio de um vídeo postado em suas redes sociais. Mesmo não citando o nome de quem a empregava, a ex-funcionária descreveu o trabalho com a blogueira durante seis meses.

No vídeo, afirmou que “ficava lá [na casa de Karen] o dia inteiro, tinha que pegar cocô de cachorro, tinha que mostrar para a diarista que checasse o apartamento inteiro, tinha que ajudar o namorado com a alimentação dele”, contou a moça. “Ela pegou uma foto minha com a maquiagem toda borrada, fez uma figurinha e colocou no grupo de todos que trabalham com ela me zoando”, afirmou.

Karen afirmou que Priscilla tornou público elementos de um processo em segredo de justiça. A influenciadora esclareceu que se trata de uma ação trabalhista contra ela. De acordo com a blogueira, a ex-funcionária ganhou o processo que garantiu os direitos de CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), mas perdeu as ações de danos morais e assédio.

Entre outros episódios expostos por Karen estão a suposta falta de organização e comprometimento de Priscilla. A influenciadora diz ter chamado até duas pessoas da equipe para comprovar as afirmações. A blogueira também alegou que a ex-funcionária se demitiu após um feedback negativo e supostamente furtou itens do armário, o que teria resultado em um boletim de ocorrência.

Virginia Fonseca e a base polêmica

No dia 4 de março Virginia lançou sua primeira linha de bases da marca WePink. O que mais causou polêmica foi o preço alto do produto, no valor de R$ 200, o que acabou decepcionando os consumidores. Foram tantas as críticas ao valor que a influenciadora precisou se posicionar e reforçou as vantagens da base, com “qualidade de importado”.

Virginia Fonseca base da WePink - Foto: Instagram

Virginia Fonseca base da WePink – Foto: Instagram

As críticas não se limitaram ao preço. Karen Bachini, que também já apareceu nessa lista, fez duras críticas ao lançamento. “Eu achei uma proposta muito ousada ela desmerecer as bases nacionais e falar que a dela era melhor e i’nternacional’, ainda mais desapontada quando eu testei e esse é o resultado dela. […] Duração ela tem. Qualidade gringa? Aqui não, meu bem”, disse Karen.

Karen Bachini testa base da WePink - Foto: Youtube

Karen Bachini testa base da WePink – Foto: Youtube

Na mesma linha de Karen, outros influenciadores se posicionaram contra o preço, a textura, a consistência e dizendo que a WePink não entregou o que prometeu. O que causou um grande meme na Internet, até os dias de hoje.

O youtuber Felca, que tem mais de 2,3 milhões de inscritos no canal dele, publicou um vídeo de um teste da base da linha de maquiagem de Virginia Fonseca e viralizou. Em seguida, o youtuber criticou a base: “Mas eu achei diferente, eu achei que não está natural. Meu rosto não ficou natural. Não está legal. Ele gruda, o olho ele gruda, eu não estou enxergando. Ele está grudando, está muito ruim”.

Youtuber Felca testa base da Virgínia e viraliza na web - Foto: Reprodução/Instagram

Youtuber Felca testa base da Virgínia e viraliza na web – Foto: Reprodução/Instagram

MC Pipokinha e polêmica com professores

Mais um marco de 2023 foi a cantora de funk MC Pipokinha ter debochado de professores. MC Pipokinha debochou do trabalho e dos salários dos professores em resposta a um fã no Instagram, que tinha contado que discutiu com uma professora por causa da funkeira.

MC Pipokinha - Foto: Reprodução/Instagram

MC Pipokinha – Foto: Reprodução/Instagram

“Ser professora tem que amar muito a profissão, porque ouve desaforo dos filhos dos outros, tem nada pra fazer em casa mesmo, tem que ser professora. E ainda receber o que um professor recebe, que é quase nada. Professor é humilhado pra c… só de ser um professor”, afirmou.

E completou: “Meu baile está R$ 70 mil: 30 minutinhos no palco, eu ganho R$ 70 mil. Ela não ganha nem R$ 5 mil sendo professora às vezes. Precisa estudar muito”. Após o deboche, a cantora teve mais de sete shows cancelados.

Beyoncé se torna a artista com maior número de Grammys

Em fevereiro de 2023, Beyoncé se tornou a artista com maior número de Grammys na história, com 32 estatuetas. O prêmio que a colocou no limite foi o de melhor álbum dance/eletrônico, que ela ganhou por seu célebre disco “Renaissance”.

Beyonce se torna a maior vencedora do Grammy - Foto: Emma McIntyre AFP

Beyonce se torna a maior vencedora do Grammy – Foto: Emma McIntyre AFP

Beyoncé acumula 88 indicações ao Grammy ao longo de sua carreira. E já era a artista feminina mais premiada antes do acontecimento. O maestro Georg Solti era quem tinha o recorde de maior número de Grammys conquistados por um único artista.

Anitta perde o Grammy

Anitta acabou perdendo o Grammy de Artista Revelação para Samara Joy. Entre os concorrentes, Anitta era uma das com carreira mais longa. Apesar disso, é natural que ela seja considerada uma artista revelação pela Academia de Gravação dos Estados Unidos, associação responsável pela organização do Grammy.

Acontecimentos de 2023, Anitta perde o Grammy - Foto: Reprodução/Instagram

Acontecimentos de 2023, Anitta perde o Grammy – Foto: Reprodução/Instagram

Grupo Brasileiro Boca Livre ganha o Grammy

Apesar da derrota de Anitta na premiação, o grupo Boca Livre acabou levando o prêmio de Melhor Álbum Pop Latino. O grupo havia anunciado fim da carreira em 2021, após divergências políticas, mas lançou álbum ‘Pasieros’ em 2022. Eles disputavam com artistas como Sebastián Yatra e Christina Aguilera.

Vitória do Boca Livre no Grammy soa como honraria póstuma na trajetória do grupo, inativo desde 2021 Foto: Reprodução / Instagram MPB Produções

Vitória do Boca Livre no Grammy soa como honraria póstuma na trajetória do grupo, inativo desde 2021 Foto: Reprodução / Instagram MPB Produções

Marília Mendonça é homenageada durante o Grammy

A cantora sertaneja Marília Mendonça foi homenageada no Grammy. Sua morte foi causada por um acidente aéreo em 2021. A premiação começou com homenagem póstuma a Taylor Hawkins. Ao som de My Hero, imagens do baterista do Foo Fighters foram exibidas.

Na sequência começou o tradicional momento de celebrar em memória artistas e membros da equipe técnica que morreram no último ano. Charlie Watts, Joe Simon, Young Dolph, Ronnie Spector, Ronnie Wilson e Vicente Fernández foram lembrados junto com a brasileira

Ben Platt canta enquanto tela transmite homenagem à cantora Marília Mendonça, no prêmio Grammy, em 3 de abril de 2022

Ben Platt canta enquanto tela transmite homenagem à cantora Marília Mendonça, no prêmio Grammy, em 3 de abril de 2022

Submarino OceanGate

No dia 18 de Junho de 2023, o submarino Titan da OceanGate desapareceu com cinco pessoas dentro. Isso aconteceu durante uma expedição aos destroços do famoso Titanic. As hipóteses eram de que o submersível poderia estar flutuando, preso em destroços, ou até mesmo sofrido uma implosão.

Foto: Reprodução/OceanGate

Foto: Reprodução/OceanGate

No dia 22, a Guarda Costeira dos EUA informou que encontrou destroços de cinco partes da embarcação, indicando que houve de fato uma “implosão catastrófica. Ainda no mesmo dia, o órgão confirmou a morte dos cinco passageiros a bordo, entre eles o CEO da OceanGate, Stockton Rush.

O caso chamou a atenção do mundo pela sucessão de erros relacionados à viagem, como a falta de segurança do submarino para fazer uma missão tão complexa, e até o fato de um joystick de videogame ter sido usado para controlar a embarcação.

Key Alves faz confusão em formulário e vira meme

A foto publicada pela ex-BBB no dia 16 de maio virou um meme. Na imagem, ela está preenchendo um formulário com algumas informações erradas. Como por exemplo, o campo “Nome social (se houver)”, criado para ser usado por pessoas trans com nome social, ela preencheu com seu apelido, Key.

Em outro campo, que perguntava “Como você gostaria de ser tratado(a)?” — destinado ao preenchimento de pronomes como “Sr.”, “Sra.”, “Srta.” e outros — a atleta respondeu: “Bem, né”. Além disso, Key deixou exposta a maior parte dos números de seu CPF, bem como seu e-mail pessoal e nome completo.

Key Alves vira meme na Internet - Foto: Reprodução/X

Key Alves vira meme na Internet – Foto: Reprodução/X

Morte da Rainha Rita Lee

No dia 8 de maio, a Rainha do Rock Brasileiro, Rita Lee morreu aos 75 anos. Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e vinha fazendo tratamentos contra doença.

A família da cantora divulgou um comunicado nas redes sociais dela: “Comunicamos o falecimento de Rita Lee, em sua residência, em São Paulo, capital, no final da noite do dia 8, cercada de todo o amor de sua família, como sempre desejou”.

Acontecimentos de 2023, morte de Rita Lee - Foto: Reprodução/Instagram

Acontecimentos de 2023, morte de Rita Lee – Foto: Reprodução/Instagram

Rita ajudou a incorporar a revolução do rock à explosão criativa do tropicalismo, formou a banda brasileira de rock mais cultuada no mundo, os Mutantes, e criou canções na carreira solo com enorme apelo popular sem perder a liberdade e a irreverência.

Sempre moderna, Rita foi referência de criatividade e independência feminina durante os quase 60 anos de carreira. O título de “rainha do rock brasileiro” veio quase naturalmente, mas ela achava “cafona” – preferia “padroeira da liberdade”.

Jair Bolsonaro se torna inelegível

No dia 31 de outubro o TSE condenou Jair Bolsonaro e Braga Netto por abuso de poder político, uso indevido dos meios de comunicação e conduta vedada a autoridades nas eleições.

A condenação dos dois políticos é eleitoral, ou seja, a inelegibilidade é registrada nos cadastros dos dois e fica como uma restrição caso sejam apresentados registros de candidaturas.

Maioria do TSE torna Jair Bolsonaro inelegível Foto Adriano Machado/Crusoé

Maioria do TSE torna Jair Bolsonaro inelegível Foto Adriano Machado/Crusoé

Isso significa que a informação fica gravada no banco de dados da Justiça Eleitoral e, se eventualmente houver uma tentativa de candidatura a cargo político, o eventual registro pode ser contestado por outros candidatos, o Ministério Público Eleitoral (MPE) e partidos.

O prazo da inelegibilidade é de 8 anos, contado a partir do primeiro turno das eleições do ano passado, que ocorreu no dia 2 de outubro. Por uma questão de dias, Bolsonaro e Braga Netto, em tese, podem participar das eleições de 2030, previstas para o dia 6 de outubro.

Ano marcado por shows – Um pouco caóticos.

O ano de 2023 foi marcado por diversos shows no Brasil novamente. Passaram por aqui artistas como: The Weeknd Billie Eilish, Demi Lovato, Coldplay, Lil Nas X, Bruno Mars, Taylor Swift e RBD.

Bruno Mars foi a atração principal do The Town em 2023, e sua passagem pelo Brasil foi icônica, até mesmo tirando uma foto com o incrível Seu Jorge. Além de performar seus próprios hits, ele deu um espaço para o hit Evidências, de Chitãozinho e Xororó.

O grupo RBD encerrou a sua passagem pelo Brasil com a “Soy Rebelde Tour” no dia 19 de novembro, após oito shows realizados no país. Em Rio de Janeiro e em São Paulo. Mas, durante a passagem, o grupo mexicano mostrou ser bem brasileiro e até merecedor de CPFs. Vestiram camisas, cantaram o hit de Joelma Eu Vou Tomar um Tacacá, homenagearam Xuxa e dançaram um funk no palco.

E outra passagem muito marcante foi a de Taylor Swift. A cantora literalmente instaurou o caos na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro. Com sua equipe usando carros sem placa, e os fãs enfrentando ondas de calor intenso pela cantora. Infelizmente foi o que causou a morte de uma de suas fãs. Veja tudo sobre a caótica passagem de Taylor Swift pelo Rio de Janeiro.

Fim do relacionamento de Bruna Biancardi e Neymar

No dia 28 de novembro Bruna Biancardi confirmou que seu relacionamento com Neymar finalmente chegou ao fim, depois de incontáveis traições (que só aumentam, mesmo não estando juntos).

O jogador Neymar com a mãe da filha dele, a influencer Bruna Biancardi. — Foto: Reprodução/Instagram

O jogador Neymar com a mãe da filha dele, a influencer Bruna Biancardi. — Foto: Reprodução/Instagram

O casal iniciou o relacionamento em 2021, e em abril de 2022 se tornou oficial, No entanto, durou apenas quatro meses até que anunciassem que o relacionamento tinha acabado. Depois disso, em janeiro de 2023 os dois reataram novamente, e em abril, Bruna anunciou que estava grávida de Mavie.

As incontáveis traições de Neymar

O que não faltou nesse ano foi descobertas de traições de Neymar. Em junho de 2022, o jornal Extra divulgou que Neymar teria ficado com a médica Nathália Castro em uma festa do jogador Vinícius Junior. Na época, ele negou os boatos e postou um story no Instagram dizendo que tudo aquilo não passava de Fake News.

Um ano depois, a jornalista Fábia Oliveira publicou um vídeo da coach Fernanda Campos dizendo que ela teve um affair com o jogador na véspera do Dia dos Namorados.

Depois que a influenciadora Fernanda Campos revelou que teve um affair com Neymar, outra modelo, dessa vez norte-americana, chamada Celeste Bright, mostrou uma suposta interação que o jogador do PSG teve com ela no Instagram.

No print postado por ela, Neymar teria reagido a um story com um emoji, supostamente flertando com a modelo. Ela, além de mostrar a interação, que teria acontecido em julho, um dia após o pedido de desculpas público dele a Bruna assumindo a traição, e ela também deixou um recado para o jogador.

Além de recentemente uma outra influenciadora ter se pronunciado sobre Neymar ter assinado seu OnlyFans, enquanto ainda estava com Bruna Biancardi. E Neymar foi à publico xingar a mulher.

Renan Bolsonaro e relação com ex-assessor

Nesse ano, o ex-assessor de Renan, afirmou que tinha uma relação amorosa com ele. Em outubro, durante uma entrevista ao colunista Leo Dias, ele negou qualquer envolvimento com o ex-assessor e o acusou de armar contra ele por ser filho de Jair Bolsonaro.

“É uma fake news. Ele era meu amigo, começou a andar comigo no final de novembro de 2021. E acabou meio que a amizade, essa parceria que a gente fazia de mídia social, até final de junho de 2022. Era meu amigo, não tenho essa questão de preconceito nem nada. É ser humano. Se você for ou não for [gay], problema seu”, disse.

Diego Pupe e Jair Renan em recente viagem a Gramado (RS) - Foto: Reprodução/Instagram

Diego Pupe e Jair Renan em recente viagem a Gramado (RS) – Foto: Reprodução/Instagram

Ao ser questionado sobre um print em que demonstrava intimidade com Pupe, Renan acusou o ex-assessor de ter enviado a mensagem. “Ele já sabia que a gente não estava se dando mais, estava se bicando, e talvez ele fez essa maldade comigo. Meu telefone não tinha senha, e como ele era meu assessor, meu amigo, às vezes eu deixava o telefone com ele. Nesse dia específico, eu estava bebendo, tomei um porre, me deram um banho. Me deram o banho e em seguida me jogaram na cama, e foi ali que eu dormi. Não sei. Provavelmente pegou o meu telefone, não tinha senha, fez o que fez, mandou a mensagem. No dia seguinte, meu telefone não tinha essas mensagens”, alegou.

Apesar de afirmar que é mentira, existem algumas provas do envolvimento entre os dois, veja o caso completo aqui: Ex-assessor, Diego Pupe, mostra prints de conversas com Jair Renan e dá detalhes sobre a relação.

Sogro e genro de Araraquara

Para encerrar a lista, não poderia faltar o caso que movimentou a Internet no dia 19 de novembro. O caso entre sogro e genro no interior de São Paulo foi divulgado pelo Facebook da mulher traída. O caso que chocou muitos internautas não poderia faltar nessa lista.




Camila acabou descobrindo que o seu pai tinha um caso com seu marido há anos, e viu registros explícitos dos dois. Completamente revoltada com a situação, ela divulgou tudo nas redes sociais. Depois da repercussão na Internet, internautas descobriram que o relacionamento era um pouco diferente do que foi divulgado. Para entender a história completa veja: A real história por trás do caso genro e sogro de Araraquara.

O que você achou desses momentos icônicos do ano de 2023? Você lembrava de todos?