O BBB 24 está batendo na porta, e na maioria edições do programa famoso tiveram diversos momentos marcantes. Com um início antecipado e novidades em sua famosa dinâmica, o reality show estreia dia 8 de Janeiro. Contando com os grupos: Camarote, Pipoca e a nova edição: o grupo Puxadinho. Confira alguns dos momentos mais icônicos do Big Brother Brasil.

RoBBB - Foto: Globo

RoBBB – Foto: Globo

Bambam e Maria Eugênia (BBB 1)

O primeiro momento da lista não poderia deixar de ser da primeira edição do BBB, protagonizado pelo primeiro campeão do reality. Kleber Bambam acabou sofrendo demais com o isolamento dos amigos e familiares, com isso, o participante criou uma parceira. Feita diretamente de utensílios da casa, Maria Eugênia se tornou a parceira de confinamento de Bambam.

Bambam e Maria Eugênia, BBB 1 - Foto: Reprodução/Globo/Instagram

Bambam e Maria Eugênia, BBB 1 – Foto: Reprodução/Globo/Instagram

Apesar de um momento cômico por si só, a boneca só foi notada pelo público quando a produção a retirou da casa. Arrasado com sua perda, Bambam foi até o confessionário pedir o retorno de sua companheira, sendo um dos momentos mais icônicos da edição, e de todo o programa. A última aparição de Maria Eugênia na Internet foi em 2018, quando o campeão declarou sua torcida para um participante da edição daquele ano.

Panelaço (BBB 2)

Assim como a primeira, a segunda edição do BBB também tem seu lugar na lista. A protagonista dessa vez foi a futebolista Vanessa Cristina, mais conhecida como Tina. Apelidada como a barraqueira do elenco, a participante foi a segunda eliminada. Mesmo com sua saída, ela deixou marcado sua pequena trajetória na casa.

Tina deixou sua participação marcada por um panelaço na madrugada. Com o intuito de perturbar a casa, ela bateu panela e jogou as roupas dos colegas no chão, por ter sido indicada ao paredão com 8 votos. Tamanho estresse causado por Tina que enquanto batia panela cantava  “Ai, ai, ai, ai, em cima, embaixo, puxa e vai” alguns participantes chegaram ao ponto de jogarem as malas e as roupas dela na piscina.

Primeira desistência (BBB 3)

Já na terceira edição houve a primeira desistência da história do programa. Até aquele momento, os participantes só tinham deixado a casa por perderem a batalha do famoso paredão, quando são eliminados. Porém, o empresário Dilson pediu para sair depois de 10 dias confinado. Na época, as suposições eram de que teria sido por causa de um romance que teve com a miss Joseane, e que teria se arrependido.

O participante do Big Brother Brasil Dilsinho Mad Max olha sério no confessionário no BBB 3 - Foto: Reprodução/Globo

O participante do Big Brother Brasil Dilsinho Mad Max olha sério no confessionário no BBB 3 – Foto: Reprodução/Globo

No entanto, 20 anos depois em uma entrevista ao EXTRA, Dilsinho Mad Max revelou o verdadeiro motivo. “Saí para proteger a minha mãe”, declarou. “Nunca foi por causa de Jose, que é uma pessoa incrível. Eu nunca falei sobre isso, mas saí para proteger a minha mãe, que vivia uma crise no casamento com meu pai, que, infelizmente, a maltratava demais”, confessou o ex-brother.

We Are The World – Iarnuou (BBB 4)

Na quarta edição tivemos um meme, protagonizado pela participante Solange, que cantou um hit composto pelo Rei do Pop e Lionel Ritchie. Durante uma prova de resistência, a frentista resolveu cantar a música We Are The World, que foi gravado por diversos artistas internacionais. Porém, não foi da mesma forma que a canção foi escrita.

Sol criou seu jeito próprio de cantar, e acabou virando meme quando esse termo nem existia.“Iarnuou, iar nistilve, iarnuou ce simarake so lesta silve”, cantava ela enquanto estava na resistência. “We are the world. We are the children. We are the ones who make a brighter day, so let’s start giving”, era a verdadeira letra da música.

Índice de rejeição (BBB 5)

Na quinta edição tivemos um dos maiores índices de rejeição do programa. Ao participar de um paredão junto da modelo Grazi Massafera, que teve sua ascensão depois de sua participação no programa, Aline deixou a casa com 95% de dos votos, sendo na época, o maior índice de rejeição de todas as edições. Aline deixou o programa com a fama de fofoqueira e o apelido de “X9”.

'X-9' do 'BBB5', Aline se mudou para São Paulo e se arrepende de ter participado do programa - Foto: Reprodução/Globo

‘X-9’ do ‘BBB5’, Aline se mudou para São Paulo e se arrepende de ter participado do programa – Foto: Reprodução/Globo

Depois da estudante do BBB 5, tivemos índices maiores nas últimas edições do programa.

  1. Karol Conká (BBB 21): 99,17%
  2. Nego Di (BBB 21): 98,76% 
  3. Viih Tube (BBB 21): 96,69% 
  4. Patrícia (BBB 18): 94,26% 
  5. Aline dos Santos (BBB 5): 95% 

Dilúvio ( BBB 6)

BBB 6 teve como campeã a baiana Mara, sendo a segunda mulher a ganhar o BBB após Cida ganhar a quarta edição do programa. Esta foi a primeira edição em que os poderes do anjo e do Líder poderiam ser obtidos por mais de uma pessoa ao mesmo tempo. Somente onze anos depois (no BBB 17), seria possível mais de um participante obter o poder do anjo simultaneamente.

O momento marcante da edição foi um dilúvio que aconteceu durante uma prova de dança, realizada pelos participantes. A disputa ocorria entre Rafael e Lea e Inês e Iran, quando começou a chover muito. O local da prova contava com uma estrutura que começou a acumular água. Em um certo momento, o toldo não resistiu, estourou e a água se espalhou pelo confinamento, chegando até a sala e aos quartos.

Repescagem (BBB 7)

A sétima edição do programa contou com um triângulo amoroso, paredão no terceiro dia, e pacto de sangue.no primeiro sábado, os participantes Alberto Cowboy, Daniel e Felipe Cobra fizeram um pacto de sangue para se proteger até o final.

Alberto no BBB 7 - Foto: TV Globo

Alberto no BBB 7 – Foto: TV Globo

No começo do jogo, Diego Alemão ficou com a musa de Nova Iguaçu, Fani. Mas pouco depois foi Íris quem deixou ele com os quatro pneus arriados. Íris não cedeu aos encantos de Alemão pelo fato de que ele já havia ficado com a outra loira na frente dela. Tinham tudo para virar inimigas, mas a amizade falou mais alto e eles formaram um trio como o BBB nunca havia visto.

Iris, Alemão e Fani, no BBB 7 - Foto: Reprodução/Globo

Iris, Alemão e Fani, no BBB 7 – Foto: Reprodução/Globo

Airton e Juliana foram eliminados juntos no terceiro dia de confinamento ao enfrentarem a dupla Alan Pierre e Flávia no Paredão formado através de uma prova surpresa no primeiro dia. Depois da eliminação da dupla, foi aberta uma votação de repescagem para um dos dois terem a chance de voltar ao confinamento. Airton recebeu 68% dos votos do público e retornou ao programa na segunda semana.

Airton e Juliana BBB 7 - Fotos: Reprodução/Globo

Airton e Juliana BBB 7 – Fotos: Reprodução/Globo

Traição de amizade, briga da sunga branca e prova da gaiola (BBB 7)

Provando que o BBB 7 foi icônico apesar de seu início com pouca audiência, temos aqui mais momentos marcantes da casa. Enquanto Alemão tentava conquistar Íris, seus aliados não estavam felizes com isso. Para Felipe Cobra, “ela fingia ser uma garota ingênua do interior e era um perigo”. Com tanto interesse em Íris, o líder Alemão surpreendeu a todos ao indicar Cobra para o paredão, gerando um racha no grupo dos homens.

Felipe Cobra foi eliminado com 93% no BBB 7 - Foto: Gshow

Felipe Cobra foi eliminado com 93% no BBB 7 – Foto: Gshow

Depois disso, Airton marcou a casa com um barraco com Alemão. Essa indicação no próprio amigo, foi jogado na cara de Diego. Em uma noite, arrancaram a cueca dele durante uma festa. Durante uma discussão na área externa, Airton se revoltou, dando a entender que ele estava exagerando. Airton gritou: “Pula de sunga branca na piscina! Fala que é irmão e depois bota os outros no pau”.

Mais um dos incríveis momentos da edição foi a famosa Prova da Gaiola. Disputada entre os inimigos mortais: Diego Alemão e Alberto Cowboy. Em uma prova de resistência, eles chegaram a ficar presos em uma gaiola durante 21 horas enfrentando a fome o sol. Diego passou mal ao beber um isotônico e Alberto ficou com a vitória.

BigFone (BBB 8)

Apesar de não ter sido tão icônica quanto as outras, a oitava edição do BBB trouxe uma novidade: o BigFone. Quando o telefone da casa tocava, o participante que atendesse poderia ser colocado no Paredão, indicar um participante ao mesmo, ganhar prêmios ou até prendas para serem cumpridas.

Elenco do BBB 8 - Foto: Reprodução

Elenco do BBB 8 – Foto: Reprodução

A oitava temporada do Big Brother Brasil é considerada a que a produção mais interferiu, com visitas frequentes. Também teve a liberação do consumo de bebidas alcoólicas nas festas.

Também tiveram mudanças no formato original da atração em que, originalmente, dois participantes eram votados e um eliminado por semana. Esta edição inaugurou os paredões triplos, onde três pessoas eram possíveis de eliminação no Paredão.

Quarto Branco (BBB 9)

A nona edição do BBB foi a primeira a ter uma divisão na casa. Os participantes eram separados por um muro, com lado A e lado B. Mas essa não foi a única novidade. Na terceira semana do jogo, o Big fone anunciou o claustrofóbico Quarto branco. Só haviam dois jeitos de sair: pedindo para sair e sendo automaticamente eliminado do jogo, ou com a saída da pessoa que eles indicassem ao paredão. Leo não aguentou, e saiu do programa.

Leo aperta o botão e é eliminado do programa - Foto: Reprodução / Gshow

Leo aperta o botão e é eliminado do programa – Foto: Reprodução / Gshow

Depois nessa mesma edição tiveram mais participantes no Quarto Branco, e na edição seguinte também. Tivemos também o quarto no BBB 20 com Manu, Gizelly e Prior, sendo considerado o mais icônico entre os 5. E depois teve na última edição, do BBB 23 com Ricardo Alface e Domitilla.

Barraco, ex-participantes e prova da esponja (BBB 10)

A décima edição do programa contou com duas casas e ex-participantes. Os participantes se acomodaram em duas casas. Assim a primeira casa tinha 2 quartos, o quarto “Tattoo” e o quarto do Líder, que não está mais montado em estrutura separada da casa. A casa 2 foi construída na área que antes era ocupada pelo quarto do Líder. É, na verdade, um grande loft, com sala, quarto, cozinha e banheiro.

Inicialmente os participantes foram divididos em cinco tribos de quatro integrantes: “Sarados”, “Cabeças”, “Belos”, “Ligados” e “Coloridos”, apadrinhados por 5 ex-participantes. Essa edição também foi marcada por barracos.

Sendo o barraco mais marcante protagonizado por Eliéser e Elenita, que foi iniciado por Anamara. Os bolinhos de soja sugeridos pela participantes não foram aceitos por nenhum dos companheiros. Elenita saiu em defesa da colega, mas acabou tendo que ouvir de Eliéser a frase que se tornou meme: “você é feia dos dois lados”.

Essa edição também teve provas marcantes. Uma delas foi a que os brothers tiveram que se fantasiar de esponjas e lavar pratos gigantes sempre que uma música tocava. Durando 9 horas, a prova garantiu a vitória de Eliéser.

Prova da esponja - Foto: Globo

Prova da esponja – Foto: Globo

Eliminação falsa (BBB 13)

O primeiro paredão falso foi na 13ª edição do programa com Anamara, também chamada de Maroca. Essa foi a segunda participação dela no Big Brother Brasil, pois ela já havia feito uma participação marcante no BBB 10.

Anamara - Foto: Globo

Anamara – Foto: Globo

A ex-sister teve o direito de assistir tudo o que ocorria dentro da casa e ainda voltou como líder. No seu retorno, ela cantou: “Eu voltei, voltei para ficar ficar”. Maroca era favorita para vencer o reality show, mas acabou perdendo o favoritismo – inclusive, Pedro Bial reforçou isso em seu discurso de eliminação da nona eliminada.

Paredão falso Ana Paula Renault (BBB 16)

O BBB 16 ficou marcado pelo icônico paredão falso da influenciadora digital Ana Paula Renault. Na ocasião, ela foi uma das primeiras participantes da edição a ser indicada para o paredão falso e, ao retornar para a casa, soltou a frase que se tornaria seu bordão: “olha ela!”.

Apesar de ter retornado com toda a animação, o jogo mudou completamente para Ana Paula pouco tempo depois. Ela acabou sendo eliminada do programa após dar um tapa em Renan, um dos colegas de confinamento.

Ana Paula em paredão falso - Foto: Globo

Ana Paula em paredão falso – Foto: Globo

O ocorrido gerou grande polêmica na mídia e nas redes sociais, dividindo opiniões entre os fãs do programa. Mesmo assim, a participação de Ana Paula no BBB16 ficou marcada como uma das mais memoráveis e icônicas do reality show.

Prova de resistência mais longa do programa (BBB 18)

No BBB 18 ocorreu a prova de resistência de maior duração do programa. A prova se iniciou na noite da quinta-feira (15) e se encerrou só na manhã do sábado (17). Ana Clara e Kaysar ficaram simplesmente 42 horas e 58 minutos em uma disputa por um carro e pela imunidade.

Ana Clara e Kaysar na prova de resistência do BBB - Foto: Globo

Ana Clara e Kaysar na prova de resistência do BBB – Foto: Globo

A dinâmica consistia em ficar de pé em uma plataforma giratória, podendo descansar no interior de um carro por cinco minutos de vez em três oportunidades. Durou tanto que a direção do programa teve que encerrar a disputa, pela saúde dos participantes. Terminou empatada com os dois tendo a vitória.

Paredão Manu Gavassi e Felipe Prior (BBB 20)

O BBB20 foi marcado por um dos paredões mais icônicos da história do programa. A disputa entre Manu Gavassi e Felipe Prior, que eram rivais declarados no jogo, teve recorde mundial de votação, com mais de 1,5 bilhão de votos.

Paredão de Manu e Prior - Foto: Gshow

Paredão de Manu e Prior – Foto: Gshow

Prior foi indicado pela líder Gizelly e, em um movimento estratégico, puxou Manu Gavassi no contra-golpe. No fim, o brother acabou eliminado com 56,73% dos votos, deixando Manu como uma das favoritas para vencer o programa.

O paredão entre Manu e Prior gerou grande repercussão nas redes sociais e entre os fãs do programa, que se dividiram entre apoiar a cantora ou o arquiteto. Foi um momento emocionante e marcante para a edição do BBB20, e com certeza será lembrado pelos fãs do programa por muito tempo.

A volta de Carla Diaz (BBB 21)

Sendo considerado o melhor Big Brother Brasil, o BBB21 fez história com os camarotes e os pipocas. Um dos momentos mais esperados pelo público do Big Brother Brasil ocorreu quando a atriz Carla Diaz retornou à casa após ter sido eliminada em um paredão falso.

Durante sua estadia no quarto branco, Carla teve acesso às imagens e aos áudios da casa em alguns momentos específicos, o que lhe permitiu ouvir conversas que não deveria.

Carla Diaz volta para a casa usando roupa de Dummy - Fotos: Globo

Carla Diaz volta para a casa usando roupa de Dummy – Fotos: Globo

Entre as conversas que ouviu, Carla pôde escutar pessoas lamentando sua saída e amigos próximos falando mal dela pelas costas, incluindo a influenciadora digital Viih Tube.

Quando voltou para a casa, disfarçada de dummy, Carla prometeu fazer uma revolução na casa, mas, infelizmente, suas palavras não se concretizaram em ações. Mesmo assim, a volta de Carla foi um dos momentos mais emocionantes da temporada e gerou muita expectativa entre os fãs do programa.

Gil do Vigor (BBB 21)

Provando que não estava para brincadeira, o economista Gil do Vigor marcou o BBB 21. Já no primeiro dia Gil foi icônico, já que o pernambucano foi o primeiro a entrar na casa. Além disso, Gil já virou meme no primeiro dia, pois ele foi recepcionar todos os outros participantes na porta com aquela alegria contagiante.

BBB 21 Gil do Vigor - Metrópoles

BBB 21 Gil do Vigor – Metrópoles

A trajetória da carreira do icônico também foi motivo de emoção, quando ele contou sua história de superação quando duvidavam que ele passaria no vestibular. “Bicha, o Brasil tá lascado” foi apenas uma das frases marcantes que Gil soltou, quando o perguntaram sobre a economia do país.

Karol Conká – O maior índice de rejeição (BBB 21)

Provando mais uma vez que o BBB 21 não estava para brincadeira, a participação da rapper foi extremamente polêmica.  A cantora entrou na casa mais vigiada do Brasil com grande expectativa do público, mas logo suas falas e comportamentos começaram a desagradar à audiência.

Karol se envolveu em várias polêmicas, como a briga com a participante Carla Diaz e o desentendimento com o brother Lucas Penteado, que acabou saindo do programa após ser vítima de uma série de ataques por parte da cantora e de outros participantes.

Karol Conká teve recorde de rejeição na história do reality show. (Globoplay/Reprodução)

Karol Conká teve recorde de rejeição na história do reality show. (Globoplay/Reprodução)

Quando foi para o paredão, Karol Conká acabou sendo eliminada com um recorde histórico de rejeição: 99% dos votos, marca nunca atingida por nenhum participante em todas as edições do programa.

Sua eliminação gerou grande comoção nas redes sociais e na mídia em geral, e Karol acabou se tornando um dos personagens mais polêmicos e controversos de toda a história do Big Brother Brasil.

Desistência, paredão polêmico e expulsão (BBB 22)

Enquanto uns dormiam e outros curtiam o almoço do anjo, Tiago Abravanel fez suas malas e se despediu da casa. “Obrigado”, disse ele. Depois, o brother foi até a sala de estar e apertou o botão da desistência, que soou um alarme e acordou os brothers que dormiam.

Sem dizer nada, ele rapidamente entrou no confessionário. Minutos depois, sua desistência foi oficialmente anunciada no alto-falante da casa, deixando os participantes abalados.

Tiago Abravanel desistindo do BBB 22 - Foto: Globo

Tiago Abravanel desistindo do BBB 22 – Foto: Globo

Arthur Aguiar e Jade Picon tiveram a maior rivalidade da edição. Quando a ex-sister atendeu ao big fone e precisou escolher alguém para disputar a berlinda com ela, Jade desafiou Arthur: “Bora? Eu e você no paredão”. O episódio que revelou o resultado da berlinda bateu recorde de audiência do “BBB 22”. Jade foi eliminada com 84,93% dos votos.

BBB22: Arthur Aguiar e Jade Picon falam sobre amizade fora da casa - Foto: Gshow

BBB22: Arthur Aguiar e Jade Picon falam sobre amizade fora da casa – Foto: Gshow

A cantora Maria foi expulsa após agredir Natália em dinâmica do jogo da discórdia. Ela atingiu a cabeça da sister com um balde. A produção chamou Maria ao confessionário, pouco antes das 13h do dia seguinte. Minutos depois, fez um comunicado a todos confirmando que a conduta da atriz foi considerada agressão.




Você lembrava de todos esses momentos icônicos? Faltou algum?