Com todo cuidado e carinho, nessa semana viralizou na Internet o vídeo de uma nora zelando por sua sogra que sofre de Alzheimer. Durante o vídeo, a empresária pernambucana Viviane Rolemberg, está em um passeio de carro com a idosa.
Dona Onilda repetiu 13 vezes a mesma frase: “O céu está lindo hoje”. Viviane lidou com a sogra de uma forma que encantou os internautas. Na legenda da publicação, ela compartilhou os desafios que a família têm para lidar com a doença da senhora.
“Nem sempre é tranquilo, nem sempre é leve. Nem sempre é com a paciência que você acompanha no vídeo. Minha sogra, Dona Onilda, tem Alzheimer. Aos 83 anos, seus diálogos se resumem aos mesmos assuntos. O dia e o céu, a hora do banho, a dor de barriga. Ela fala sobre algo e, logo em seguida, esquece. Então retoma o mesmo comentário”, começou.
“Resolvi gravar esta conversa porque sei que neste momento existem muitos de nós convivendo com idosos. É preciso dizer: eles não têm culpa. Compreender que a condição da minha sogra está fora do alcance dela me trouxe o centramento necessário para enxergar além da superfície. Ela me ensina todas as vezes em que está lá em casa a como desenvolver a minha humanidade diante dos desafios que a velhice e suas limitações apresentam”, escreveu.
Ver essa foto no Instagram
Dia a dia
Mesmo com o amor e bom humor aparente no vídeo, Viviane não deixou de comentar sobre as dificuldades. Ela conta que os tópicos da idosa são sempre os mesmos e brinca que a vovó chega a consumir 24 rolos de papel higiênico por semana.
Um dos trechos bem engraçados do vídeo, Vivi perguntou se a vovó não está com suvaqueira e cheira em baixo do braço da idosa. Então, elas caem na gargalhada porque a nora dá a entender que o cheiro não está nada agradável e a idosa se diverte com aquilo.
Entre brincadeiras e realidade, a nora contou como foi difícil lidar com a doença da sogra. “No início, para toda a família, lidar com esta nova Onilda foi desafiador e angustiante”, disse Vivi. Ela deu uma lição de vida para ensinar a lidar com pessoas com Alzheimer.
“Compreender que a condição da minha sogra está fora do alcance dela me trouxe o centramento necessário para enxergar além da superfície. Ela me ensina todas as vezes em que está lá em casa a como desenvolver a minha humanidade diante dos desafios que a velhice e suas limitações apresentam.”
Alzheimer
Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa é desconhecida, mas acredita-se que seja geneticamente determinada. É um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal. Que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais.
De acordo com a OMS, cerca de 50 milhões de pessoas no mundo têm Alzheimer. Sendo que 60% delas vivem em países de baixa e média renda. A doença não tem cura, mas pode ser tratada com medicamentos e terapias. Esses métodos ajudam a retardar o seu avanço e melhorar a qualidade de vida dos pacientes e seus familiares.
O que você achou dessa emocionante história?