A estreia do BBB 24 ocorreu nessa segunda-feira (8) e já teve sua primeira polêmica. Gerada por uma prova do Líder, a Globo recebeu diversas críticas por não promover a acessibilidade necessária para que Vinícius disputasse a prova igualmente. O público se revoltou nas redes sociais, e até mesmo alguns influenciadores comentaram sobre o caso.
Na prova que salva um participante do primeiro Paredão, o medalhista foi o primeiro a se posicionar no cenário da prova. Ele chegou a tirar a prótese para poder mergulhar em uma piscina de gosma e se equilibrou na outra perna, a direita.
Um tempo depois, a equipe do reality perguntou ao atleta se ele gostaria de trocar sua prótese. “Você combinou com a produção que viria para as provas com uma perna que pode molhar. Se não for essa, podemos fazer a troca”, e ele aceitou. Minutos depois, um Dummy entregou a nova prótese. Porém, nesse momento a revolta já tinha se instalado no X.
Repercussão
Ivan Baron, o influenciador e ativista da causa das Pessoas com Deficiência (PcD) mandou um recado para a Globo. “Não adianta botar um participante atleta paralímpico e não fornecer a acessibilidade necessária para que a competição tenha equidade. É óbvio que ele vai se prejudicar nesse prova”, pontuou.
Depois, em outro tweet ele reforçou: “Eu avisei! Na 1ª prova do líder não pensaram em acessibilidade e o Vinicius já foi prejudicado. Não queremos privilégios para ele, mas é preciso ter EQUIDADE na competição para que sua deficiência não seja algo que atrapalhe seu jogo!”.
EU AVISEI!
Na 1ª prova do líder não pensaram em acessibilidade e o Vinicius já foi prejudicado. Não queremos privilégios para ele, mas é preciso ter EQUIDADE na competição para que sua deficiência não seja algo que atrapalhe seu jogo! pic.twitter.com/u4xvbiRc1i
— Ivan Baron 🦯 (@ivanbaron) January 9, 2024
Vini não abaixa a cabeça para desafio
Ela também aproveitou e rebateu os comentários de “pena” do atleta. “Pessoal, pera, vamos ser sinceros ? Se vcs estão sentindo DÓ /PENA do Vini por ele ter entrado na prova, tá errado, isso é capacitismo. O Vini ODEIA isso. Se o Merenda tivesse chamado qualquer outro, vcs estariam com raiva assim? O Vini fez o que todos fizeram: se jogou na prova”, comentou.
Hipólito comenta capacitismo – Foto: X“A prova foi igual para todos ? NÃO. mas ele ( ou nós ) esperávamos isso? NÃO. isso é na nossa vida. Mas o Vini tem capacidade para fazer o que quiser, ele é recordista mundial, acham mesmo que iria abaixar a cabeça para isso ??”, encerrou Verônica.
Acessibilidade e inclusão são dois conceitos intimamente ligados
Com a repercussão do caso, o influenciador Fernando Campos lamentou a falta de acessibilidade. “Não adianta dar oportunidade a uma pessoa com deficiência sem pensar nos desafios que ela vai ter nas provas. Acessibilidade e inclusão são dois conceitos intimamente ligados: sem um, o outro não acontece”, refletiu. “Que nas demais provas a produção traga soluções para que todos possam competir com equidade”, comentou.
Ver essa foto no Instagram
O que você achou dessa falta de acessibilidade na prova do Líder?