Normalmente, concebemos as estruturas que construímos, como pontes, estradas, canais, portos e cidades inteiras, como elementos permanentes destinados a perdurar. O que não antecipamos é que, logo após os seres humanos desaparecerem, a mãe natureza retoma para si o que outrora lhe pertencia. O ainda mais surpreendente é que esses edifícios abandonados estão presentes em todos os lugares, escondidos em recantos do mundo que foram omitidos dos mapas e esquecidos por quase todos, até agora. Explore esta lista de lugares abandonados, misteriosos e surreais, e imagine a sensação de redescobri-los.

1 – Árvore que cresceu dentro de chaminé

Com possíveis mais de 100 anos, esta árvore, ao crescer, decidiu entrelaçar-se com esta chaminé abandonada. A natureza não hesita em assumir o controle do que quer que encontre em seu caminho. Necessitando de luz solar, a árvore adaptou-se ao ambiente. Situada em Berhampur, na Índia, esta antiga chaminé evoca a atmosfera de um cenário pós-apocalíptico.

(Vijaykulange)

O MS World Discoverer, um navio de cruzeiro de expedição alemão, encalhou em um recife inexplorado em Sandfly Passage, nas Ilhas Salomão. O navio nunca foi removido e, ao longo dos últimos 24 anos, foi gradualmente incorporado pelo ambiente natural. Atualmente, está em processo de transformação em um novo habitat para a vida selvagem, alertando outros navios para evitar a área, a fim de evitar o mesmo destino. Essa localidade pode ser uma atração fascinante para mergulhadores explorarem os destroços.

(sv_manjana)

A vila de pescadores nas Ilhas Shengsi permanece deserta há muitos anos, mas sua condição está longe de ser deteriorada. Após ser abandonada, transformou-se em uma das vilas mais exuberantemente verdes, completamente envolta por hera e outras plantas luxuriantes. Localizada a aproximadamente 64 quilômetros de Xangai, a vila já abrigou cerca de 2.000 pescadores. No entanto, no início dos anos 2000, a comunidade não conseguiu mais atender à demanda do continente. Gradualmente, todos se mudaram, deixando apenas alguns residentes para trás.

(Green Jane)

De maneira intrigante, todo um esforço foi dedicado à construção deste castelo em uma pequena ilha, apenas para ser abandonado alguns anos depois. Inicialmente acessível por uma estrada ou ponte, o castelo McDermott viu seus proprietários perderem a capacidade de alcançá-lo sem um barco devido ao aumento do nível do lago.

Originalmente concebido como uma residência de verão, o castelo foi parcialmente consumido pelo fogo durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, ele é considerado um local histórico, apresentando uma aparência reminiscente de um cenário dos filmes da Disney. Os visitantes têm a oportunidade de explorá-lo de barco e testemunhar como a vegetação tomou conta das estruturas do castelo.

(malteheitmueller)

5 – O carro se uniu a natureza

Em vez de uma casa na árvore, transformaram a árvore em um carro, proporcionando diversão para todas as crianças da vizinhança. É notável que, mesmo após tanto tempo, os pneus permaneçam em excelente estado. Talvez, daqui a mais 20 anos, a árvore sequer seja visível.

(Reddit)

Na Nova Zelândia, os locais se referem a ela como “A Ponte Para Lugar Nenhum” e a alcunha não é infundada. Localizada distante da civilização, esta ponte foi habitada por uma comunidade apenas por um breve período. Durante a Primeira Guerra Mundial, a Nova Zelândia optou por tentar estabelecer assentamentos em áreas mais amplas do que as cidades populosas, devido à escassez de recursos. No entanto, essa ponte acabou sendo abandonada, permitindo que a natureza desempenhasse seu papel primoroso ao longo do tempo.

(sacrecoeur1206)

7 – Casa abandonada

Se os seres humanos deixassem de existir, seria assim que o mundo começaria a se transformar? Frequentemente, tentamos visualizar o esplendor passado desta casa, quando as pessoas viviam felizes dentro dela e as árvores cresciam ao redor da residência. É um tanto melancólico observar esta casa abandonada por seus proprietários. Qual poderia ter sido a razão suficientemente significativa para eles abandonarem tudo e permitirem que a habitação se deteriorasse e fosse gradualmente absorvida pela floresta circundante?

(Darksider2)

Há bastante tempo que nenhum trem percorre essa parte da floresta, permitindo que a natureza recupere os trilhos. Ela finalmente retoma o território que fora usurpado pelos seres humanos. Quem tem a ousadia de explorar o túnel abandonado? Talvez seja assim que o trem fantasma circula, pois este é o único percurso disponível para ele, garantindo que permaneça invisível aos outros trens.

(Reddit)

9 – Lápide vs. Árvore

Mais uma vez, a natureza triunfa na batalha contra um elemento, e desta vez foi uma lápide. De alguma maneira, uma árvore conseguiu fragmentar a pedra, destacando a notável força das plantas. Talvez deveriam criar um filme de terror sobre árvores que adquirem vida e dominam o planeta.

Você já se deparou com uma lápide com uma data tão específica? A pessoa a que ela homenageia tinha exatos cinquenta e dois anos, nove meses e nove dias de idade quando faleceu, algo que não é comum de se ver em túmulos.

(MacNCheese22)

A árvore provavelmente começou a crescer quando o portão foi erguido, mas parece que o amplo espaço entre as paredes não era considerado seguro, levando à necessidade de preenchê-lo. Agora, as paredes são impenetráveis, impedindo qualquer intrusão na propriedade do castelo de Putzar.

É surpreendente observar como uma árvore pode se desenvolver ao redor ou até mesmo através de paredes de tijolos construídas há centenas de anos. Essas estruturas naturais são verdadeiramente robustas, demonstrando a incrível resiliência da natureza ao criar um habitat para si e firmar raízes onde for necessário.

(www.reddit.com)

Veja a seguir: 7 lugares do planeta onde nunca anoitece

11 – O barco tornou-se seu próprio ecossistema

Já ouvimos falar em estar em harmonia com a natureza, mas nunca testemunhamos alguém permitir que sua casa se transformasse na própria natureza. Essas pessoas devem ter almejado que sua residência se integrasse perfeitamente ao entorno, proporcionando-lhes uma tranquila harmonia e isolamento, e eles acertaram em cheio.

Atualmente, a casa se assemelha a um jardim flutuante, criando a ilusão de que a floresta ao redor está navegando rio abaixo. O processo de crescimento exuberante e como o barco passou a gerar plantas permanecem desconhecidos, mas é fascinante observar o que pode ocorrer ao deixar um barco em um local por tempo suficiente.

(Zombiebreadfist)

12 – Estufa abandonada

As estufas são concebidas para oferecer o ambiente perfeito às plantas; portanto, quando abandonadas, não é surpreendente que árvores e arbustos floresçam nesses espaços. Conta-se que, nas noites de lua cheia, os fantasmas dos antigos proprietários surgem para dançar na estufa, iluminada pela lua. Com uma limpeza cuidadosa e a adição de algumas flores encantadoras, este local se tornaria um cenário encantador para realizar um casamento na primavera. Já consegue imaginar a noiva e o noivo diante dessa vista deslumbrante? Certamente seria uma fotografia memorável.

(glory.of.disrepair)

Certamente não foi uma decisão sensata erguer uma casa no meio do deserto, mas alguém o fez, e a areia tomou sua vingança. Fica a dúvida se a estrutura desmoronou ou foi encoberta por uma tempestade de areia. Seja qual for o desfecho, os proprietários certamente absorveram uma lição valiosa. Pode parecer um local interessante para visitar, mas para viver, optaríamos por outro lugar por razões evidentes.

(DrFetusRN)

14 – O musgo cresceu dentro das letras de uma lápide

A inscrição ilegível na lápide viu musgo se proliferar sobre ela após ter caído no chão. É surpreendente que alguém tenha levado tanto tempo para gravar manualmente um texto tão extenso na pedra. Ao longo do tempo, a superfície da pedra será completamente encoberta pelo musgo, tornando todas as letras ilegíveis. Contudo, talvez seja o momento adequado para utilizar uma lavadora de alta pressão, permitindo que as pessoas possam ler o que está escrito e apreciar a obra de arte.

(Larvsesh)

15 – Plantas no piano

Surge a curiosidade se este piano ainda seria capaz de produzir som, mesmo diante de seu estado atual. No mínimo, ele está agora em harmonia com a natureza, pois plantas crescem em seu interior. A decisão de deixar um piano aparentemente funcional ao ar livre para se deteriorar permanece intrigante. Este cenário apresenta-se como algo que poderia figurar em uma galeria de arte, sendo uma justaposição entre a obra humana e a mãe natureza. Podemos até imaginar alguém acrescentando um poema a esta imagem, envolvendo a temática de um coração partido.

(DrFetusRN)

16 – Carro sendo engolido pela natureza

Você se recorda do “Blob”? Esta trepadeira engolindo o carro nos faz lembrar daquele clássico filme de terror de 1958. Em vez de receber uma simples multa de estacionamento, o veículo desta pessoa foi completamente absorvido pela natureza, e não podemos decidir qual situação é mais desafiadora.

(Reddit)

17 – Costumava ser um restaurante

Este restaurante esplêndido já acolheu inúmeras pessoas, repleto de animadas conversas, o tilintar de copos e a criação de memórias. No entanto, a falência do estabelecimento resultou em sua entrega à natureza. Tratava-se de um local encantador para jantar, e agora transformou-se em um espaço para cultivar ingredientes destinados a esses pratos.

(matthias_haker)

18 – Tanque abandonado e camuflado

Parece que este tanque foi deixado para trás pela tripulação e teve que adotar uma camuflagem para evitar ser destruído pelo inimigo. Ele se assemelha a um espectro esquecido de um passado sombrio. Pode-se imaginar as façanhas que aquele tanque vivenciou. Quantos anos se passarão até que as vegetações cubram-no por completo? Esse processo pode demandar algum tempo, mas chegará o dia em que as pessoas sequer conseguirão identificar sua presença, podendo até mesmo tropeçar nele sem perceber o que é.

(Константин Антипин)

19 – Agave cresceu muito e invadiu estufa

Realmente, alguém teria material de sobra para produzir muita tequila com esse imenso agave crescendo em uma estufa abandonada. A aparência da planta sugere que ela poderia até mesmo devorar quem ousasse cortá-la e, depois, buscar vingança. Mesmo sem cuidados, a estufa abandonada serviu como o ambiente ideal para o desenvolvimento dessa planta robusta.

(liesje-73)

20 – Montanha-Russa de Jurassic Park

A Universal deveria considerar esta sugestão, pois seria uma excelente ideia de design para um novo passeio temático do Jurassic Park. Embora esta montanha-russa abandonada possa não ter dinossauros espreitando entre os arbustos, a adição de alguns poderia torná-la ainda mais emocionante.

(___krampus___)

Veja a seguir: 30 fenômenos naturais mais famosos do mundo e suas explicações

Já viu algum lugar abandonado assim?