Certamente explorar o universo cômico do New Face Reality pode ser comparado a adentrar em uma profunda camada da deep web dos reality shows. A produção de baixa renda foi exibida pelo canal TV The Papo, com a intenção de parecer com um BBB, ou um A Fazenda. Porém, produzida com bem menos de um terço do orçamento, e personalidades ainda mais insanas escolhidas no elenco.

New Face Reality - Foto: Reprodução

New Face Reality – Foto: Reprodução

Sua estreia foi no dia 10 de maio, em 2021, mas você provavelmente nem imaginava isso. Ao invés de uma casa luxuosa com diversas atrações como dos realitys famosos, os confinados ficavam dentro de um galpão de eventos, no interior do Paraná. O elenco foi inicialmente formado por 21 participantes, anônimos e famosos.

Hulk Magrelo era o participante mais famoso, por ser assistente de palco do Legendários. Além disso, teve a participação do icônico Dicesar, participante do BBB 10, que teve um forte embate com Marcelo Dourado, campeão daquela edição. Quem ganhasse a competição levaria para casa o título de ex-New Face, além de uma moto de R$ 6 mil, um pacote de viagem para Cancún e outro no valor de R$ 5 mil para qualquer destino no Brasil.

Hulk Magrelo no New Face Reality - Foto: Reprodução

Hulk Magrelo no New Face Reality – Foto: Reprodução

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Dinâmica

As regras do reality até que eram simples, porém, com muito caos. Teve muita discussão, um chororô sem fim, além de ter participantes entrando e saindo o tempo todo. Durante todas as semanas eram eliminadas de três a cinco pessoas, como o costume, as mais votadas pelos espectadores. O criador do New Face, Rogério Rocha, disse que se inspirou nas regras do xadrez para criar o programa.

Ele criou as figuras de Rei e Rainha da casa para quem vence a prova de resistência e o Cavalo de Troia, que pode imunizar ou indicar alguém para a eliminação, chamada de Xeque-Mate.

Rogério Rocha é o criador e apresentador do New Face — Foto: Chico Felitti

Rogério Rocha é o criador e apresentador do New Face — Foto: Chico Felitti

“O reality show é baseado no tabuleiro de xadrez. O jogo sendo o xadrez, as peças principais do jogo, do xadrez, estão aqui no nosso reality show. Que é o rei ou a rainha, o cavalo, que aí a gente traz a questão da mitologia grega, o cavalo de troia, que pode ser para o bem como pode ser para o mal. Então a gente traz esse poder do cavalo de troia. E eliminação, a formação do xeque, e depois consequentemente o xeque-mate”, explicou Rogério Rocha.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

Com zero patrocínio de marcas conhecidas, baixíssimo orçamento, sem uma edição cinematográfica, personagens bem construídos ou pessoas muito engajadas no reality, esse é o terreno perfeito para os momentos mais malucos e honestos da televisão brasileira.

Romance

Podia faltar comida, água, lugar para dormir, segurança e saneamento básico, mas, o que não faltava era romance! Sem muita coisa para fazer na casa além de discutir, o pessoal gostava de se conhecer fisicamente. Inclusive, rolava até trisal na casa.

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui
r/brasil - Muita Pegação

r/brasil – Muita Pegação

Com tamanha diversidade na casa, também tivemos diversos beijos gays. Enquanto o BBB 21 contou com um único beijo entre homens na edição, no New Face isso já aconteceu nos primeiros dias.

Dicesar e Mineirinho no New Face Reality - Foto: Reprodução

Dicesar e Mineirinho no New Face Reality – Foto: Reprodução

Brigas

Mais uma das poucas coisas que não faltavam na casa eram brigas! Já na primeira festa, dois participantes arremessaram garrafas um no outro. E para quem acha que o New Face Reality é um lugar sem lei, não é bem assim. Os participantes foram expulsos no dia seguinte, por violarem as regras de agressão do programa.

“Rola muita briguinha lá dentro, sabe? Por pouca coisa a gente já discutia. Também rola muita fofoca e paquera também, né?”, relatou Déborah Furacão ao TAB, dançarina e tequileira que passou 16 dias na casa. Furacão contou que sua boa forma veio como uma maneira de superar um quadro de depressão profunda, causado por um relacionamento abusivo. “Quase morri, mas dei a volta por cima e hoje sou a Déborah Furacão”, contou, orgulhosa.

Deboráh Furacão no New Face Reality - Foto: Reprodução

Deboráh Furacão no New Face Reality – Foto: Reprodução

Foram dias intensos em Ubiratã, afirmou a tequileira. No decorrer das duas semanas, Déborah formou um casal com o modelo Leonardo Batista e foi acusada de manipuladora pela participante Rayanne Costa, também eliminada. “A cobra da Rayanne”, disse ela. Em dado momento da transmissão ao vivo, um participante perguntou a um companheiro de isolamento, na lata: “Você toma Gardenal?”.

Apesar de não parecer, Rogério garantiu que seu reality não é bagunça, e que no contrato deixa claro a expulsão por agressões e comentários preconceituosos. Apesar disso, ex-participantes já disseram que não era bem assim.

Produção

Fã de carteirinha de reality shows, o idealizador, diretor, contador e apresentador do New Face, Rogério Rocha começou a colocar no papel o sonho de criar um reality com sua cara em 2020. Nascido em Ubiratã, decidiu, com a cara e a coragem, criar do zero um programa. Seria transmitido pelo canal online TV The Papo, onde ele vinha trabalhando como apresentador nos últimos três anos.




Formado em administração de empresas, Rocha armou uma equipe de cinco pessoas para transformar o reality em realidade no início de 2021. Não demorou para o idealizador receber que o projeto era mais difícil do que o previsto.

Rogério disse ter investido mais de 60 mil reais no programa. “Ao longo da transmissão, algumas marcas começaram a querer nos patrocinar”, comentou. Nos intervalos do New Face, os espectadores assistiam a propagandas de comércios locais do interior do Paraná, como concessionárias, hotéis-fazenda, sorveterias e até empresas que vendem extintores de incêndio. Apesar disso, os participantes se queixavam de passavam fome, e frio.

Covid-19

Como se já não fosse difícil carregar um reality show de quase 50 dias nas costas, a cidade de Ubiratã foi impactada pela covid-19. Na época do programa, o município com pouco mais de 20 mil habitantes tinha registrado mais de mil casos do vírus, e 43 óbitos.

No abre e fecha da cidade, Rocha teve que correr para emitir alvarás de funcionamento e garantir que todos os participantes ficassem isolados e testados duas vezes antes de entrar na casa. “Sou responsável por todos os participantes, essa é a parte mais difícil. Mas foi tudo bem tranquilo até agora. Todos estão segurados. Seguro de vida, dentário e funerário”, explicou.

É o reality do povão

A estreia do programa já foi marcada por diversos problemas técnicos. Sem um bom aparelho para captar o áudio de conversas, ou até mesmo uma equipe dedicada apenas a isso, todos os sons e conversas emitidos no reality se embolaram, dificultando a compreensão do que estava acontecendo. O áudio foi uma das maiores reclamações do minúsculo público nas primeiras transmissões.

Para ajudar, além dos microfones espalhados pelos ambientes, um microfone de mão foi cedido aos participantes. Durante uma das discussões, uma das participantes monopolizou um microfone para explicar seu lado da briga. Depois disso, foi possível entender, mais ou menos, os diálogos entre os participantes.

Para manter quem assistia atualizado, era feita uma incrível edição dos melhores momentos da semana (brigas, em grande parte), com a ajuda de sonoplastias do Programa do Ratinho. Apesar de todos os problemas de produção, o apresentador garantia para os confinados que estavam tendo uma ótima audiência, de mais de 30 mil pessoas.

O que na verdade era tudo mentira. Depois do fim do programa o Youtuber Orochinho expôs o reality, e foi até Ubiratã com a intenção de encontrar algum morador que tivesse visto o programa. Porém, ninguém nunca tinha ouvido falar no New Face reality. Além disso, as transmissões no Youtube e no Facebook pegavam pouquíssimas visualizações.

Corajoso

Uma das preocupações de Rogério, foi a reação dos habitantes de Ubiratã, com relação ao programa. Isso porque, em sua seletiva, ele convocou homens gays e mulheres trans. Ele teve um certo receio de que sua ideia vanguardista de fazer a cidade hospedar o primeiro reality show independente do Paraná, não fosse bem recebida.

Dicesar confirmou que o reality teve uma recepção calorosa (só não se sabe onde):“No início teve uma certa resistência, mas agora todo mundo assiste”. O ex-BBB 10, maquiador e drag queen foi contratado para dar uma movimentada na dinâmica do programa. Ele passou uma semana na casa, discutindo com seus companheiros de confinamento.

Dicesar Ferreira ganhou fama participando do BBB em 2010 - Reprodução/Globoplay

Dicesar Ferreira ganhou fama participando do BBB em 2010 – Reprodução/Globoplay

De acordo com ele, sua passagem como participante fake foi rápida, mas com uma grande comoção. Segundo ele, Ubiratã inteira foi até o hotel para recepcioná-lo, e posteriormente para se despedir também. “Cidade pequena não costuma ter uma comunidade GLS muito grande, né? Então era um pessoal bem família mesmo vindo conversar comigo”.

Ao TAB da UOL, Dicesar disse que o dono do reality é corajoso e inovador. Também garantiu que já tinham outras pessoas interessadas no programa.  “Não vou citar nomes, mas tem ex-BBB querendo participar”, confidenciou. Apesar disso, nas outras duas edições do programa não tiveram pessoas realmente famosas, ou ex-BBB’s.

Preconceito

Apesar de parecer um reality inofensivo, não era bem assim. Depois que o reality teve uma certa repercussão quando o Youtuber Orochinho fez um vídeo sobre o programa, o próprio campeão e outros participantes comentaram sobre a péssima experiência.

Sophia Barclay participou do "pior reality" - Foto: Instagram

Sophia Barclay participou do “pior reality” – Foto: Instagram

A influenciadora Sophia Barclay foi uma das celebridades convidadas para participar do programa. E afirmou ter desistido do programa no sexto dia por causa dos comentários preconceituosos, e o descaso da produção.

Ela foi uma das pessoas que protagonizou a briga da garrafa durante a primeira festa do reality, e pediu para sair no mesmo dia. Ao decorrer do programa, Barclay relatou ter ouvido comentários transfóbicos de outros participantes e ter sido ameaçada por um produtor da casa — que estaria passando informações externas sobre ela estar “queimada” na internet. Em todas essas situações, Sophia afirmou ter procurado Rogério para denunciar os comportamentos, mas, nada foi feito.

Pagar para entrar no reality

Alguns outros participantes afirmaram que pagaram de R$ 500 até mil reais para entrar no programa, do próprio bolso. A cabelereira Rayanne Costa disse ter vendido um secador e levado um patrocínio de R$ 500 de uma empresa chamada Clebersons Corporation para arcar com os custos do hotel. 

New Face Reality - Foto: Reprodução

New Face Reality – Foto: Reprodução

A questão dos custos do deslocamento foi bastante levantada pelos participantes não-famosos. “Não teve custeio nenhum”, afirmou Otávio Costa, 26, ator e professor. Ele também afirmou ter trazido patrocinadores por conta própria para participar do New Face.

Após sua eliminação, Costa contou que a produção do programa mal pagou a volta dos eliminados para casa. Além disso, ele revelou que o envelope em que deixou seus itens pessoais estava violado e cheio de notas fiscais de compras de cestas básicas e pilhas.

Manipulação na edição

Além das denúncias, os ex-new faces afirmaram que há também manipulação na edição, na votação e em outros aspectos do programa para beneficiar participantes mais famosos. Também disseram que o saldo geral da participação do reality show de Ubiratã foi negativo: mais atrapalhou a imagem deles do que ajudou.

New Face Reality - Foto: Reprodução

New Face Reality – Foto: Reprodução

“Dentro da casa, a gente acreditava que estávamos estourados no Brasil”, contou Jhonathan Michael Souza Silva, 29, confeiteiro. “Estourado nada. (…) A própria moça que atendia na Chiquinho Sorvetes, sorveteria da cidade que eu fui depois do programa, nem sabia que tava tendo reality show”.

Campeão sem prêmio

O Campeão do Reality foi o bodypiercer Júnior Consolini, mais conhecido com Chuchu. Por meio dos stories do Instagram, Chuchu revelou que seu prêmio de 26 mil reais nunca foi totalmente pago. Dos 26 mil, foram pagos apenas 4 mil reais.

“Eu quero expor a sacanagem do New Face Reality. O meu prêmio de 26 mil até hoje só foram pagos 4 mil e quinhentos desses 26 mil, que é meu, né. Que eu lutei, eu passei fome, passei frio, peguei pneumonia, saí com crise de ansiedade. Um ano se passou e nada foi feito então hoje eu vou expor sim, cansei!”, começou.




Júnior contou que tentou até mesmo com que Rogério pagasse seu prêmio em parcelas. Mesmo assim, nunca recebeu seu valor total pelo prêmio. Na época do exposed, o reality começaria sua segunda edição, sem nem mesmo ter pago o campeão da primeira. Chuchu continuou, contando que foi para o programa apenas por precisar do dinheiro, para fazer sua cirurgia nos olhos.

Além disso, ele comentou sobre o período sensível que estava passando, por ter perdido familiares em decorrência do covid-19. O bodypiercer comentou sobre a manipulação de Rogério com relação às visualizações do reality. “A gente estava lá dentro achando que estava arrebentando, na verdade a gente estava passando vergonha”.

Processo

Consolini afirmou que mesmo depois de ter deixado Rogério pagar o prêmio em parcelas de R$ 5 mil, não recebeu o prêmio. Então, decidiu abrir um processo judicial. “Vou dar entrada no processo, já que não recebeu por bem, irei receber legalmente. Vou entrar com danos morais, patrimoniais, enfim, o que eu puder entrar eu vou entrar. Porque eu fui muito prejudicado mesmo”.

Rogério Rocha dono do New Face Reality - Foto: Reprodução

Rogério Rocha dono do New Face Reality – Foto: Reprodução

“Tudo se acaba, tudo se esgota e pra mim deu! Amanhã mesmo eu já estou me reunindo com meu advogado, e vou barrar sim a segunda edição. Então quem me segue e vai entrar na segunda edição e me pede conselho, gente, cai fora. Cai fora porque vocês vão ter muita dor de cabeça”.

Cirurgia negada

Além de não receber o prêmio em dinheiro, Júnior ressaltou que não recebeu sua cirurgia, que foi prometida pelo programa. “Eu tinha ganhado uma cirurgia, e um tratamento completo nas vistas. Para quem não sabe, eu tenho uma doença, chamada ceratocone”, começou.

Ele comentou que durante o reality, Rocha disse que ele recebeu um tratamento completo para as vistas. Então, o seu prêmio passaria a chegar em 100 mil reais, contando a premiação e o tratamento. Chuchu disse que a produção confirmou que ele iria até Curitiba para passar pelo tratamento de sua doença nos olhos.

Porém, o baque veio quando seu amigo Wesley pegou toda a documentação para levar até o hospital oftalmológico em Curitiba. O médico não existia, e nem mesmo o hospital tinha ciência de que Júnior tinha ganhado aquela cirurgia. E ainda afirmaram que o jovem tomou um golpe, e eles não poderiam fazer nada sobre isso.

Viagem falsa

Como se já não fosse fraude o suficiente, Júnior tomou mais um golpe. “Quando eu liguei para a agência em São Paulo para tirar minhas férias para minha viagem para Cancún. O cara falou pra mim assim: ‘Olha, não foi feito o depósito pra mim da sua viagem. Então sinto muito te dizer, minha agência não tem mais nada a ver com o programa'”.

Chuchu também comentou sobre um suposto cartão de R$ 5 mil da CVC, que nunca existiu. “Eu ganhei a viagem para Cancún, um cartão de 5 mil da CVC, uma moto 0 km, a minha cirurgia, e eu não recebi nada”, revelou ele.

No fim do relato, Consolini comentou que já era um homem magro que pesava 66 quilos. Porém, quando saiu do programa, estava com 52 quilos, por ter passado fome. Além de frio. Ainda comentou que foi um período terrível, onde não tinha muito o que comer, e a única coisa para fazer era ficar na piscina. Que nunca foi vista sendo limpa, em 50 dias de programa.

Situação complicada

Em uma espécie de entrevista com o Youtuber Orochinho, Júnior contou um pouco mais sobre sua estadia no reality. Ele comentou que o galpão era assombrado, e que inclusive o próprio Rogério encheu um galão de água benta e saiu distribuindo pela casa.

Chuchu também comentou sobre a falta de papel higiênico no local, e que os confinados pegavam restos de sacola de pão para se limpar. Com isso, os participantes iam para a frente da câmera implorar por doações, de comida e mantimentos como papel higiênico.

New Face Reality - Foto: Reprodução

New Face Reality – Foto: Reprodução

Ele expôs que Hulk Magrelo tinha um contrato diferenciado dos outros. Já que ele saía do confinamento e passava metade do dia fora, além de poder usar um celular com informações de fora. Assim, ele repassava informações falsas de que o reality estava super famoso aqui fora. Não apenas Hulk Magrelo, mas até o próprio pessoal da produção entregava informações de fora da casa menos vigiada do Brasil.

Júnior comentou que as festas do programa eram usadas por ele e por outros participantes como uma forma de deixar de passar fome. “Eu, o Gabriel e o Léo, que ficou em segundo lugar, aproveitávamos as festas para comer. Porque nós comíamos o resto de comida que os outros deixavam no prato. Com a entrada do Paulo Pupin que nós conseguimos dois saquinhos de pé de galinha para comer”, confidenciou.

Invasão na casa menos vigiada do Brasil

Como se não pudesse piorar, Júnior comentou que a casa sofreu uma invasão, onde eles foram apedrejados. “Como era um muro pequeno do galpão que ficava em um bairro tinha muita gente olhando. Durante a noite, começaram a jogar pedra lá dentro. Daí o Fernando saiu com os meninos mais fortes assim e eles resolveram. Aí depois que teve isso colocaram segurança”.

Chegada ao New Face Reality - Foto: Reprodução

Chegada ao New Face Reality – Foto: Reprodução

Mas essa não foi a primeira vez. Chuchu revelou que Hulk Magrelo costumava fazer algumas brincadeiras desse tipo. Em uma das vezes, ele mentiu dizendo que o marido de uma participante teria ido até a casa para bater em todos.

Em outa ocasião, a produção em conjunto de Hulk colocou uma máscara do filme Pânico na casa, para assustar os participantes. Além disso, apagaram as luzes, fazendo com que uma das confinadas pedisse para ir embora do reality.

Consolini comentou que sua saúde mental ficou completamente destruída pelo reality, e pelos embates com outros participantes. “Depois de um tempo a produção começou a me dar calmante. Tanto que na final tava um frio de seis graus e eu com um macacão curtíssimo. Porque eu tinha tomado seis calmantes, de tão nervoso que eu tava”.

Falta de mantimentos

Por fim, Júnior comentou que o próprio Rogério Rocha pediu dinheiro para os participantes e familiares, com a intenção de comprar mantimentos. Já que, segundo Chuchu, mesmo sem realmente passar fome, ele comia três colheres de arroz e meio ovo por dia.

Além do dinheiro que foi pago ao longo do programa pelos familiares, para entrar no programa era necessário pagar mil reais para Rogério. Como tiveram 45 participantes ao longo do reality, pelo menos uma certa quantia de dinheiro foi movimentada ali.

Segundo o campeão, no fim do programa, Rogério quase foi preso. Isso porque, sua própria ex-esposa o denunciou, por ter tentando agredir a jovem. Inclusive, isso foi uma motivação do diretor para não pagar a premiação do reality. Por fim, Júnior continuou sem receber seus prêmios, e Rogério Rocha renovou o reality por mais duas edições.

Você já tinha ouvido falar sobre o Big Brother de baixa renda?