Você provavelmente já acabou tendo contato com os famosos Copos Stanley por aí, seja o seu, ou de algum amigo, ou até mesmo um influenciador famoso utilizando esse produto que é realmente muito prático. Porém, você sabia que contém chumbo na composição do copo?

 Copo Térmico Quencher 2.0 da Stanley chega ao Brasil - Foto: Stanley

Copo Térmico Quencher 2.0 da Stanley chega ao Brasil – Foto: Stanley

Depois de alguns internautas testarem a composição química do produto para a presença de chumbo, foi descoberto que a substância está presente no fundo do produto. A própria empresa Stanley confirmou a informação, em uma nota à CNN. Em nota, confirmaram que os copos contêm sim o chumbo, porém, o metal não entra em contato com o líquido.

Stanley se pronuncia

“A Stanley esclarece que não há chumbo em parte alguma da superfície de seus produtos que entre em contato com o consumidor, ou com líquidos e alimentos que estejam sendo consumidos. A marca utiliza um processo de fabricação que segue o padrão global da indústria para realizar o selamento na parede externa e garantir o isolamento a vácuo. Este material de vedação inclui uma parcela de chumbo em sua composição. No entanto, uma vez selada, esta área é coberta por uma camada não removível de aço inoxidável, tornando-a inacessível aos consumidores”.

A empresa ainda afirmou que “na rara ocorrência desta tampa de inox se soltar, devido a algum caso extremo, possivelmente expondo o selante, este continuará sem contato com o conteúdo, sendo o produto devidamente coberto pela Garantia Vitalícia oferecida a todos os itens Stanley“.

“A marca garante que seus produtos atendem a todas as exigências regulatórias dos EUA e Europa, incluindo a Prop65, e esclarece ainda que testa e valida a conformidade de todos os itens por meio de laboratórios terceirizados credenciados pela FDA, que verificam se os produtos seguem diretrizes rigorosas, incluindo, entre outros, os requisitos regulatórios de BPA/BPS, PFOS e ftalatos”, finalizou a empresa.

Internauta faz teste

Os testes foram feitos especialmente por consumidores norte-americanos. No exemplo abaixo uma usuária fez o teste para chumbo em três marcas de copos: Stanley, Yeti e Rtic. Apenas no Copo Stanley, o teste detectou chumbo.

“Eu vi os posts nas redes sociais sobre o copo da Stanley conter chumbo. Então, pedi um teste rápido na Amazon e aqui estão os resultados. O Yeti e Rtic permaneceram amarelo, indicando que o resultado deu negativo para chumbo. Todos os meus copos Stanley deram positivo para chumbo”, comentou a cliente da marca.

Compradora de Stanley faz teste positivo para chumbo - Foto: Reprodução

Compradora de Stanley faz teste positivo para chumbo – Foto: Reprodução

Exposição ao chumbo

O Chumbo é um metal extremamente tóxico, e não há níveis seguros para a exposição desse metal. Conforme o Ministério da Saúde, o chumbo “produz efeitos deletérios no sistema nervoso central e periférico, gerando alterações neuro-comportamentais relacionadas”. 

Após o contato, ele poderá causar: alterações de memória, hiperexcitabilidade, depressão, apatia, insônia, dificuldade de concentração, irritabilidade, hostilidade, fadiga, perda da libido, déficits de inteligência.

De acordo com a OMS, intoxicação por chumbo no mundo é a causa da morte de cerca de 1 milhão de pessoas por dia. - (crédito: Heinrich Pniok via Wiki Commons)

De acordo com a OMS, intoxicação por chumbo no mundo é a causa da morte de cerca de 1 milhão de pessoas por dia. – (crédito: Heinrich Pniok via Wiki Commons)

A exposição também poderá atingir o sistema renal, e os danos variam de disfunção a insuficiência renal. Também poderá causar cólicas, diarreia, constipação intestinal, anorexia, náusea e vômito.

O metal no ser humano também pode causar impotência sexual, diminuição do número dos espermatozoides, perda auditiva, gosto metálico na boca, palpitações, vertigens e alucinações. Também pode causar aborto, parto prematuros e danos irreversíveis ao feto, e ao recém-nascido.

Envenenamento por chumbo - Foto: Saude e Segurança no Trabalho

Envenenamento por chumbo – Foto: Saude e Segurança no Trabalho

Mais riscos do chumbo

Caso haja contato com o corpo humano, pode causar câncer, a doenças pulmonares e até a derrames cerebrais. Em 2022 foi detectado que a gasolina com chumbo foi responsável pela queda do QI de crianças nos EUA. Pessoas nascidas entre 1966 e 1970 perderam, em média, 5,9 pontos.

Antigamente, a gasolina usada em carros usava o chumbo tetraetila como elemento antidetonante. Isso é necessário pois a gasolina em seu estado puro é muito volátil. A gasolina com chumbo para uso automotivo foi abandonada no Brasil em 1992. O elemento antidetonante passou a ser o etanol.

Sintomas de Intoxicação por Chumbo - Foto: Saude e Segurança no Trabalho

Sintomas de Intoxicação por Chumbo – Foto: Saude e Segurança no Trabalho

Até 2021 existia gasolina com chumbo para o uso aeronáutico. Atualmente não é mais possível comprar esse combustível. O chumbo também vem sendo eliminado em áreas da indústria, devido aos ricos de saúde. Em fábricas é feito um controle estrito do nível desse metal no ar.

No Brasil, o Inmetro fez um pente-fino para encontrar chumbo em diversos produtos na última década. E constatou que a maior parte dos setores já avançou nas práticas de eliminação desse material pesado na indústria.

Você têm um Copo Stanley?