O criador do mangá “Dragon Ball”, Akira Toriyama, morreu aos 68 anos. A informação foi relevada pela conta oficial no perfil X, o antigo Twitter, da animação “Dragon Ball”, nesta sexta-feira (08). A causa da morte foi um hematoma subdural, quando ocorre um acúmulo de sangue entre o crânio e o cérebro. Ele deixa um filho e a esposa, Nachi Mikami. Toriyama é reconhecido como a mente por trás da renomada franquia de animações de artes marciais, protagonizada por Son Goku, um jovem do espaço com força sobre-humana e uma cauda de macaco, que se embarca em uma jornada em busca das sete esferas do dragão.
Information ; Dear Friends and Partnershttps://t.co/85dXseckzJ pic.twitter.com/aHlx8CGA2M
— DRAGON BALL OFFICIAL (@DB_official_en) March 8, 2024
Desde sua estreia na década de 1980, o universo Dragon Ball manteve-se como um dos maiores sucessos globais do Japão, conquistando os corações de inúmeros fãs de mangá ao redor do mundo. O anúncio do falecimento de Toriyama foi feito na sexta-feira pelo site oficial de Dragon Ball, através de um comunicado compartilhado pela Bird Studio e Capsule Corporation Tokyo.
História
Nascido em 5 de abril de 1955 em Nagoya, Japão, Akira Toriyama iniciou sua carreira artística em 1978 ao publicar suas primeiras tiras na revista de quadrinhos mais proeminente do Japão, a Weekly Shonen Jump. O reconhecimento veio rapidamente quando ele lançou “Dr. Slump”. Publicado de 1980 a 1984 em 18 volumes, o mangá conquistou o público tanto no Japão quanto nos Estados Unidos. Além disso, a obra foi adaptada para um anime, que foi transmitido de 1981 a 1986.
Após a conclusão de “Dr. Slump”, Toriyama lançou, alguns meses depois, o trabalho que o tornaria mundialmente famoso: “Dragon Ball”. Os quadrinhos, publicados semanalmente de 1984 a 1995, foram compilados em 42 volumes. A adaptação para animação não demorou a chegar, começando já em 1986 e persistindo em diversas fases até 1997.
O legado de Toriyama não se limita ao mundo dos mangás e animes; ele também deixou sua marca ao contribuir para o design de personagens em jogos de videogame como “Dragon Quest” e “Chrono Trigger”. Após o sucesso notável nas décadas de 80 e 90, o artista passou a se dedicar a projetos menores e colaborações em sua carreira posterior.
Akira Toriyama e Ayrton Senna
Um dos maiores ídolos de Akira Toriyama era o piloto brasileiro Ayrton Senna. No auge de seu sucesso, ele foi convidado para desenhar um desenho da equipe McLaren de Fórmula 1 com personagens de “Dragon Ball”. O protagonista da animação e do mangá, Goku, foi colocado como Senna. Após esse desenho, o artista conheceu Senna pessoalmente, momento pelo qual ele sempre falou em vida com carinho.
Veja a seguir: Florinda Meza move ação contra nova série de ‘Chaves’; saiba o motivo
Conhecia o criador de Dragon Ball?