Um áudio contendo os últimos sons registrados do submersível Titan, que sofreu uma implosão fatal durante uma expedição aos destroços do Titanic em junho de 2023, foi divulgado pela primeira vez em um documentário britânico. Os sons, que parecem ser batidas vindo de dentro do submersível, foram inicialmente descartados como não sendo originados do Titan.

Foto da traseira da embarcação Titan (Reprodução / AP)

De acordo com o documentário intitulado “Minute By Minute: The Titan Sub Disaster”, as batidas foram detectadas pela força aérea canadense a partir do segundo dia de busca e se repetiam a cada 30 minutos, embora com menor intensidade. No ano anterior, a Marinha dos Estados Unidos havia sugerido que os sons não eram provenientes dos passageiros, mas sim de ruídos oceânicos ou de outros navios de busca.

Esses sons continuaram durante os cinco dias de busca, e a hipótese mais provável era de que o submersível tivesse implodido a aproximadamente 3.800 metros de profundidade, resultando na morte instantânea de todos os ocupantes, que incluíam os pilotos. Ouça o áudio:

O documentário, lançado em 7 de março deste ano, explora os eventos anteriores à tragédia e discute, com a contribuição de especialistas, se esses ruídos podem ser considerados evidências de que havia vida após a perda de contato dos tripulantes com a superfície. Até o momento, “Minute By Minute: The Titan Sub Disaster” não tem previsão de estreia no Brasil.

Relembre o caso

Em 18 de junho, o submarino Titan, pertencente à OceanGate Expeditions, desapareceu nas águas do Oceano Atlântico, próximo à costa de Terra Nova, no Canadá. Quatro dias mais tarde, na quinta-feira (22/6), o contra-almirante da Guarda Costeira dos Estados Unidos, John Mauger, anunciou o trágico falecimento dos cinco tripulantes a bordo, resultado de uma implosão catastrófica.

Com isso, encerrou-se uma operação internacional de busca e resgate pelos desaparecidos, que capturou a atenção global. Além do bilionário aventureiro Hamish Harding, as vítimas incluíam Stockton Rush, CEO e fundador da OceanGate; o bilionário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Suleman Dawood; e o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic.

Veja a seguir: Virginia Fonseca presenteia Zé Felipe com colar caríssimo; saiba quanto custou

Qual sua opinião sobre esse caso?

Categorias:

Notícia,