O apresentador Ratinho está sendo acusado de racismo nas redes sociais por ridicularizar o cabelo black power de uma bailarina negra no palco de seu programa na noite dessa terça-feira (2). A bailarina é Cíntia Melo, que também é empresária e professora de samba. Cíntia afirmou por meio de suas redes sociais que está “triste” com a situação.
No trecho do programa divulgado nas redes, Ratinho vai até a bailarina e questiona, primeiramente, se o cabelo da moça era peruca. Sorrindo e aparentemente constrangida com a indagação do apresentador, Cíntia respondeu: “Não é peruca, é o meu cabelo. Hoje é o meu”.
Ratinho continuou afirmando que aquele não era o cabelo da dançarina e chegou a pedir para Milene Uehara, outra apresentadora do programa, puxar o cabelo de Cíntia para confirmar que realmente não se tratava de uma peruca. Durante o diálogo, o apresentador também afirmou que o cabelo da mulher tinha piolho.
RACISMO É CRIME!
Cenas de racismo explícito no “Programa do Ratinho”. Esta violência é inaceitável! Isso é crime e o apresentador precisa ser responsabilizado! A emissora também deve se posicionar o mais rapidamente sobre estas cenas nojentas. REVOLTANTE! pic.twitter.com/RGR73kXku8— Jandira Feghali 🇧🇷🚩 (@jandira_feghali) April 3, 2024
Racismo
Poucas horas depois da exibição na TV, o trecho repercutiu nas redes sociais. Diversos internautas acusaram Ratinho de racismo. A jornalista e ex- deputada federal, Manuela D’Ávila, considerou a atitude do apresentador violenta.
“Você acha graça desse vídeo ou percebe a violência do racismo ao qual é submetida essa mulher? Conseguem ver o número de vezes em que ela é submetida a isso em apenas 28 segundos? Ele chama de peruca, diz que tem piolho (ou seja, é mal cuidado), chama uma pessoa para puxar o cabelo dela. A televisão não pode ser instrumento disso! O humor não pode servir de proteção para crimes! Quando o Brasil vai entender que só há futuro de desenvolvimento enfrentando o imenso racismo que nos atravessa enquanto povo e nação?” questionou ela no Instagram.
O jornalista Guga Noblat, em seu X, questionou: “Esse cara é Ratinho ou rato de esgoto? Humilhou uma bailarina do seu programa chamando o cabelo black power dela de peruca, e ainda afirmou ter visto um piolho. Não é só grosseria, não é só covardia por ser o patrão, isso aí é crime.”.
É Ratinho ou é rato de esgoto esse cara aí? Humilhou uma bailarina do seu programa chamando o cabelo black power dela de peruca, e ainda afirmou ter visto um piolho. Não é só grosseria, não é só covardia por ser o patrão, isso aí é crime. pic.twitter.com/l7E9wEsJpD
— GugaNoblat (@GugaNoblat) April 3, 2024
Outros internautas também criticaram o apresentador e disseram que a situação foi “criminosa” e “inadmissível”: “Ratinho é um racista! A atitude dele é uma expressão do racismo recreativo, o que é crime no Brasil desde janeiro de 2023. Nossos corpos não são piada! Não somos mercadorias para sermos expostos dessa forma!”, escreveu um internauta no X. “Não dá mais pra deixar essas ‘brincadeiras’ racistas passarem impunes na TV aberta!”, disse outro.
Bailarina comenta sobre o caso
A vítima da situação, Cíntia Melo falou brevemente sobre o assunto em seu Instagram, nessa manhã. “Eu vim aqui agradecer as pessoas que estão preocupadas comigo e não vim aqui justificar meu silêncio….Não dormi a noite direito com todas as mensagens, com tudo que está acontecendo. Estou triste com alguns fatos”, a bailarina também afirmou que evitou falar sobre o assunto porque está cuidando da filha que está doente. O apresentador Ratinho e o SBT ainda não se manifestaram sobre o assunto.
Ver essa foto no Instagram
Confira a seguir: [VÍDEO] Terremoto mais forte em 25 anos em Taiwan causa mortes e destruição; confira.
O que você achou dessa atitude de Ratinho?