Afinal, o que significa cada letra na sigla LGBTQQICAPF2K+? Em sua composição mais conhecida, a sigla LGBT representa a união das minorias sociais discriminadas por questões de gênero e sexualidade. Claro que essa sigla já mudou algumas vezes. GLS, GLBT, LGBTTT, LGBTI+ são apenas algumas das variações que foram utilizadas nas últimas décadas.

Bandeira ‘arco-íris’ é considerada a mais comum no movimento LGBTQIA+ – Foto: Wikimedia
Na 1ª Conferência Nacional de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais, realizada no governo do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silvia (PT), em 2008, com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos, houve uma votação que determinou que a sigla oficial seria LGBT. De lá para cá, apesar de não ter acontecido outro encontro nacional do movimento para discutir a sigla, alguns grupos reenvidaram a mudança dela e outras variações começaram a ser usadas.
Inclusive, em 2018 uma nova sigla surgiu entre os militantes do movimento, principalmente em contextos internacionais. Sendo assim, entenda o que significa cada letra da sigla LGBTQQICAPF2K+.

Nova bandeira LGBTQQICAPF2K+ que inclui as cores símbolo da bandeira intersexo e da representação racial – Foto: Reprodução
L – Lésbica –
Mulher que é atraída afetiva e/ou sexualmente exclusivamente por mulheres.

LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Lésbica – Foto: Reprodução
G – Gay
Homem que é que atraído afetiva e/ou sexualmente exclusivamente por homens.
LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Gay – Foto: Reprodução
B – Bissexual (ou Bi)
Pessoa que é atraída afetiva e/ou sexualmente por outras pessoas de qualquer gênero.

LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Bissexual – Foto: Reprodução
T – Transgênero
Diferentemente das letras anteriores, o T não se refere a uma orientação sexual, mas a identidades de gênero. Também chamadas de “pessoas trans”, elas podem ser trangênero (homem ou mulher), e travesti (identidade feminina).
LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Transgênero – Foto: Reprodução
Q – Queer
Termo abrangente que se refere a pessoas que não são exclusivamente heterossexuais e cisgêneros. O termo Queer também é utilizado para descrever identidades e expressões de gênero que vão além dos binarismos “homem e mulher”, “homossexual e heterossexual”.

LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Queer – Foto: Reprodução
Q – Questionando
É um termo utilizado para descrever pessoas que não têm certeza de algum aspecto de suas orientações, identidades de gênero, corporalidades intersexo e/ou de outras identidades comumente ligadas a estas (como expressão de gênero).

A sigla do movimento LGBTQIA+ mudou bastante com o passar do tempo e muitas letras foram adicionadas – Foto: Getty Images
I – Intersexual
Pessoa que nasce com anatomia reprodutiva ou sexual, ou ainda com um padrão de cromossomos, que não pode ser classificado (a) como sendo de macho ou fêmea.

LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Intersexual – Foto: Reprodução
C – Curioso:
O próprio nome já diz, é uma pessoa curiosa. Pessoas que têm uma sexualidade definida, mas demonstram interesse em experimentar. Em geral, é usada para alguém que se considera heterossexual, mas mostra interesse em experimentar atividade sexual com alguém do mesmo sexo.

LGBTQIA+: descubra o significado do “+” – Foto: Getty Images
A – Assexual
Pessoa que não é atraída sexualmente por ninguém. Pode haver atração romântica/afetiva ou não.

LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Assexual – Foto: Reprodução
P – Pansexual e Polissexual
Pansexual se refere a uma pessoa que sente atração por outra independente do gênero. Porém, diferente do bissexual, é como se o pan saísse da zona entre o feminino e o masculino, podendo se sentir atraído pela variação existente entre os gêneros. Já o poli, é a pessoa que se sente atraída por vários gêneros.

LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Pansexual – Foto: Reprodução

LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Polisexual – Foto: Reprodução
F – Friends
Pessoas que não são necessariamente LGBT, mas apoiam o movimento e estão juntos nessa luta.

o sinal de “+” já se tornou unânime para representar as outras variações de gênero e sexualidade – Foto: Getty Images
2 – (Two-Spirit)
Se refere a uma identidade indígena americana antiga, que não entra no padrão de masculino e feminino. Na verdade, eles acreditam ter nascido com espíritos masculinos e feminino.

LGBTQQICAPF2K+: Bandeira Two Spirit – Foto: Reprodução
K – Kink
Essa palavra significa fetiche, ou seja, pessoas que possuem fetiche.

A sigla do movimento LGBTQIA+ mudou bastante com o passar do tempo e muitas letras foram adicionadas © Getty Images
+
O símbolo de “mais” ao fim da sigla aparece para incluir outras identidades de gênero e orientações sexuais que não se encaixam no padrão cis heteronormativo. Mas que não aparecem em destaque antes do símbolo.
Confira a seguir: Chega ao fim casamento de Deborah Secco e Hugo Moura após nove anos; confira.
Você gostou de descobrir o que significa cada letra da sigla LGBTQQICAPF2K+?