Quase todo mundo ama acompanhar um bom reality show, seja um nacional ou internacional. Claro que, com o amor pelos programas, acabamos tendo algumas dúvidas comuns, e em algumas vezes, até mesmo um pouco macabras. Como por exemplo, será que alguém já acabou morrendo durante um reality show? Bem, a resposta é que sim.

No entanto, o caso consegue ser mais macabro do que a ideia que temos incialmente. Isso porque, a franquia de reality show’s Survivor, esteve envolvido na morte de algumas pessoas, em algumas edições distintas.

Koh-Lanta

O reality Koh-Lanta, era uma versão francesa da série Survivor. No programa, 16 participantes deviam sobreviver em uma ilha desabitada por quarenta dias. Assim, os participantes deviam encontrar água e comida para sua sobrevivência. Em caso das temporadas especiais, esse tempo era menor, em vinte dias.

Reality show Koh-Lanta - Foto: Reprodução

Reality show Koh-Lanta – Foto: Reprodução

Apesar de ter tido diversas edições, o programa foi interrompido na temporada de 2013, depois da morte de um participante. Gerald Babin faleceu durante o primeiro dia de filmagem no Camboja, em 22 de março de 2013. No entanto, esse não foi o único caso de morte em participantes do reality show Survivor.

Morte do participante francês

A emissora francesa TF1 cancelou as filmagens da 16ª temporada da versão local do Koh-Lanta, depois que um dos participantes morreu no primeiro dia de filmagens, no Camboja. Gérald Babin de 25 anos teve uma parada cardíaca, após participar de atividades em grupo.

Gerald Babin - Foto: Reprodução

Gerald Babin – Foto: Reprodução

Na época, a emissora divulgou comunicado informando que os envolvidos na produção estavam “devastados” e que havia tomado a decisão de “interromper as filmagens e levar de volta, assim que possível, toda a equipe a Paris”.

De acordo com a Adventure Line Productions (ALP), produtora do Koh-Lanta, Babin teria sentido dores desde o primeiro dia em que chegou ao local. Um médico responsável pelos participantes lhe prestou os primeiros socorros, mas no trajeto até a emergência do hospital, o francês teve uma série de paradas cardíacas e não resistiu.

Antes de iniciar sua participação, como todos os candidatos, Babin, que era descrito como um homem de porte físico atlético, foi submetido a eletrocardiogramas e a testes físicos. A produção também garantiu que a equipe médica do programa era exigente e fez exames frequentes dos participantes.

Suicídio do médico do programa

Thierry Costa, o médico reality show Koh-Lanta se suicidou no Camboja. O médico de 38 anos, trabalhava na produção do reality show há quatro anos na época e, segundo informou a produtora Adventure Line Productions (ALP) em comunicado, deixou um bilhete manuscrito de despedida de sua família. A empresa divulgou o bilhete à agência France Presse.

Thierry Costa, médico do Survivor Francês - Foto: Reprodução

Thierry Costa, médico do Survivor Francês – Foto: Reprodução

Carta divulgada com mensagem de suicídio de Thierry Costa (Foto: AFP / Adventure Line Productions)

Carta divulgada com mensagem de suicídio de Thierry Costa (Foto: AFP / Adventure Line Productions)

Na carta, o médico disse que se sentia “sujo” após “falsas acusações” sobre sua ação no caso da morte de Gerald Babin. Segundo a versão oficial da produtora diz que, após ser atendido no local, o médico decidiu que o jovem fosse levado em helicóptero a um hospital e que, durante o caminho, o jovem sofreu a parada, por isso os médicos só puderam confirmar seu falecimento.

Um dos depoimentos, divulgados pela revista francesa “Closer”, explicava que, quando Babin acabou de nadar 200 metros requeridos pelo programa, demorou a recuperar o fôlego e, em vez de deixar o participante descansar, a produção fez com que ele se submetesse a tradicional entrevista para saber suas impressões.

De acordo com a emissora RTL, a autópsia praticada no Instituto Médico Legal de Paris não revelou a existência de nenhuma anomalia cardíaca ou vascular no jovem.

Morte do participante no Survivor Búlgaro

Esses não foram os únicos casos de morte em uma franquia do reality show Survivor. Um participante da versão búlgara do programa, morreu após sofrer um ataque cardíaco enquanto filmava em uma ilha nas Filipinas.

Noncho Vodenicharov, de 53 anos, morreu após terminar uma atividade física não-especificada pela polícia das Filipinas. Na época, o programa chegou a exibir a morte do participante durante um episódio.

Noncho Vodenicharov - Foto: Reprodução

Noncho Vodenicharov – Foto: Reprodução

Morte de participante no Survivor paquistanês

Obituário de Saad Khan - Foto: Reprodução

Obituário de Saad Khan – Foto: Reprodução

Um participante da versão do reality show no Paquistão morreu afogado enquanto participava de uma prova. O participante Saad Khan, de 32 anos, estava atravessando a nado um lago enquanto carregava uma mochila pesando 7 quilos, quando começou a pedir ajuda e desapareceu na água, segundo Farehste Aslam, representante da Unilever Paquistão, o patrocinador do programa.
Os outros participantes, assustados com a cena, correram para tentar salvá-lo. Mas não conseguiram encontrar o colega nas águas turvas do lago em Bangkok, capital da Tailândia, onde o programa estava sendo filmado. Mergulhadores depois resgataram o corpo de Khan, disse Aslam.

A morte aconteceu durante as filmagens do décimo episódio do programa, mas não foi divulgada até a chegada do corpo de Khan à sua casa, na cidade de Karachi, no sul do Paquistão. Khan já havia sido eliminado do reality show, mas havia voltado para um desafio que garantiria uma vaga nas finais do programa.

Confira a seguir: ‘BBB 24’: Ana Maria Braga se irrita e detona Beatriz ao vivo; veja quanto ela ganhou no reality.

Você conhecia essas histórias macabras das versões estrangeiras do reality show Survivor?