Wanessa Camargo surpreendeu os internautas ao revelar nessa terça-feira (16) que passou por um processo de “afrobetização” para se manter atualizada nas pautas raciais após ser expulsa do BBB 24 por agredir Davi Brito, Campeão da edição. Após passar por um cancelamento massivo, a cantora voltou a ser criticada ao lançar a música “Caça Like”.

Na publicação, a artista explicou: “Ao sair do BBB, fui bombardeada de informações e cobranças. Precisei de um tempo para me organizar e entender a dimensão de tudo que tinha acontecido. Busquei profissionais que pudessem me auxiliar nesse processo e tenho refletido muito sobre diferentes aspectos da minha vida”, disparou.

No entanto, algumas pessoas criticaram o termo “afrobetização” usado pela cantora. Após essa repercussão, a professora de história e especialista em diversidade Caroline Sodré explicou como funciona o projeto.

Wanessa Camargo passeia pela zona sul do Rio de Janeiro com professores de 'afrobetização' — Foto: Brazil News

Wanessa Camargo passeia pela zona sul do Rio de Janeiro com professores de ‘afrobetização’ — Foto: Brazil News

Professora explica termo “afrobetização”

“A equipe dela veio me procurar pedindo orientação, principalmente um letramento racial. De cara, já entendi que não era um desafio simples, longe de ser, até porque estamos falando de um cancelamento ligado à pauta racial em escala nacional, mas não sou de negar desafios. Sempre que uma pessoa quer buscar conhecimento, pode ter certeza que esse é o lugar certo, nunca vou negar conhecimento para ninguém”, contou a educadora.

Carol ainda revelou que começou a trabalhar com Wanessa Camargo quando ela já havia dado a entrevista para o Fantástico sobre a expulsão do BBB 24. E comentou sobre a cantora ter apagado o vídeo onde pedia desculpas à Davi.

“A gente teve que pensar em como consolidar uma informação com ela em um tempo que não está a nosso favor, porque ela precisava, naquele momento, ir para as mídias e se posicionar, mas se posicionar de forma mais assertiva, responsável e alinhada com a pauta [racial], sabendo que, uma vez que você é atrelada a comportamentos que te tragam para a pauta, você vai carregar isso para o resto da sua vida se não fizer algo responsável com relação a isso”, explicou ela. “A gente enxergou como uma oportunidade de democratizar essas pautas, levar de forma responsável para o público e para as massas”, finalizou a professora.

Famosos detonam Wanessa Camargo por ‘Afrobetização’

A decisão de se “afrobetizar” dividiu opiniões. Muitos famosos, inclusive, vieram a público debochar da expressão usada pela cantora e detonaram o discurso dela. É o caso de Fred NicácioGominho, e Jude Paulla.

“Aulas de afrobetização. Eu já li de tudo, mas essa é nova”, ironizou o ex-BBB Fred Nicácio, que foi vítima de “racismo religioso” quando participou do BBB 22. Ex-peão de A Fazenda, Gominho também debochou de Wanessa Camargo: “Tia Xanda, eu quero me afrobetizar”.

Jude Paulla  também se pronunciou: “Veio a Wanessa Camargo, que conseguiu tirar minha paz de lá da put* que pariu de onde ela está. Nem terminei de ler [o pronunciamento de Wanessa], porque chegou nessa parte de afrobetização queria que minha internet tivesse caído, queria que tivesse acontecido qualquer coisa, menos ter lido isso. Afrobetização, mona?”.

Confira a reação da web

Música nova de Wanessa Camargo

Nessa terça-feira (16), Wanessa Camargo lançou  a música “Caça like”, a primeira após sua participação no BBB 24. Na canção, a filha de Zezé di Camargo dá uma resposta aos haters, após ser cancelada por sua participação no reality.

“Senhores perfeitos, eu peço licença para poder errar. Sei que é difícil, mas quero falar sem ninguém me cortar’’, diz um trecho da canção. Ela também anunciou seu primeiro show após o reality, no dia 10 de maio em São Paulo.

Confira a seguir: ‘BBB 24’: Davi reage a VAR sobre Camarotes, se surpreende com número de seguidores e revela o que fará com o prêmio; confira.

Você conhecia o termo “afrobetização”?