A cadeira de rodas nunca foi um obstáculo para os adeptos dos esportes radicais. A modalidade esportiva para cadeirantes está ganhando cada vez mais destaque, transformando o que poderia ser um impedimento em um instrumento para superar desafios audaciosos. Hoje, vamos falar sobre um desses casos que está impressionando internautas ao redor do mundo.
As mega rampas utilizadas em campeonatos de skate vertical, com manobras extremamente arriscadas, são conhecidas por sua adaptação à modalidade para cadeirantes, chamada “Wheelchair Motocross”, ou WCMX. No mundo dos esportes, quedas são comuns, algumas delas brutais, mas para os cadeirantes, essa dinâmica assume uma gravidade e intensidade maiores. No entanto, desistir não é uma opção.
Um dos grandes expoentes e praticamente o criador do WCMX é Aaron Wheelz Fotheringham. Cadeirante desde a infância, Wheelz sempre teve paixão pelo skate, mas, devido a um agravamento de um problema na coluna, nunca pôde praticar o esporte. A distância entre o desejo e a prática foi superada pelo jovem, que aos 22 anos, em 2016, deixou o Maracanã perplexo ao saltar uma mega rampa na abertura das Olimpíadas.
Apesar de algumas reações positivas do público, que acham inspirador e incrível o que ele faz, muitos ainda se chocam ao ver uma pessoa com deficiência motora se arriscando a manobrar enquanto voa a mais de 20 metros de altura. O resultado impressiona alguns internautas, como um que escreveu: “Isso é tão inspirador… e lindo… e incrível!” Porém, também há quem se assuste com a cena, como expressado por outro usuário em postagens sobre o esporte nas redes sociais: “Não consigo nem olhar!”
#1
#2
Veja a seguir: Velório de Ayrton Senna inspirou cena de ‘Homem de Ferro 3’; saiba mais
O que achou desse esporte?