Nessa quarta-feira (5), um homem cadeirante foi visto subindo as escadarias da estação de metrô em Samambaia, no Distrito Federal, de joelhos. A cena chocou quem estava no local, pela falta de acessibilidade e pelo esforço do passageiro.

Cadeirante sobe escada de joelhos – Foto: Reprodução
Pelas imagens, é possível ver que a escada rolante, que fica ao lado, fazia o sentido inverso. Assim, estava apenas descendo. No entanto, o homem precisava subir para o outro pavimento, e não teve outra saída. É possível ver um outro homem indo ajudar, tirando baterias da cadeira de rodas e as carregando até o andar de cima.
🚨VEJA: Um cadeirante foi registrado subindo de joelhos a escadaria da estação de metrô de Samambaia Sul, após o elevador do metrô apresentar defeito no Distrito Federal. pic.twitter.com/ima5MRnbjf
— CHOQUEI (@choquei) June 7, 2024
Em nota, o Metrô-DF disse que a equipe de segurança acionou os funcionários da estação para reverter a escada e possibilitar a subida do passageiro. No entanto, segundo o local, o homem “resolveu não aguardar”.
À TV Globo, a passageira do Metrô que enviou as imagens disse que raramente as escadas estão programadas para subirem ao pavimento superior. Segundo ela, os funcionários que trabalham na estação não costumam atender aos pedidos de mudança na direção da escada. “Muitas vezes a gente vê idosos, cadeirantes, pessoas com muletas passando por essa humilhação”, contou a mulher.
O Metrô-DF também admitiu que o elevador da estação Samambaia Sul não estava funcionando por causa da “porta desalinhada e roldanas quebradas”. Entretanto, afirmaram que os reparos foram feitos.
Reação da web
Ninguém ajuda que ódio
— Pastora Priscilla Brat (@bellacreu) June 7, 2024
qual a lógica da escada rolante DESCER, porra
— Marcio (@sagiotarian) June 7, 2024
Absurdo
— Juliana Mara (@Juliana_Mara) June 7, 2024
Covardia.
— Laurinda (@LauraOr63064213) June 7, 2024
Confira a seguir: Após polêmicas, festival cancela participação de Oruam e rapper se revolta: “Mexeram com a pessoa errada”.
O que você achou dessa situação?