Recentemente, o autor Aguinaldo Silva concedeu uma entrevista ao colunista Ricky Hiraoka, do Splash UOL, onde comentou sobre diversos trabalhos, e fez uma análise sobre a atual fase das novelas. O roteirista não teve papas na língua, e disse tudo o que pensava a respeito dos novos moldes das produções, e ainda comentou sobre a participação de influencers nas tramas.

Aguinaldo Silva - Foto: X

Aguinaldo Silva – Foto: X

Durante a entrevista, o autor foi perguntado sobre a icônica novela Senhora do Destino, que completou 20 anos nessa sexta-feira (28). A trama obteve uma audiência que não foi superada desde então. Partindo dessa questão, o repórter perguntou se a TV perdeu o jeito de fazer novelas capazes de manter as pessoas conectadas por meses ou se foi o telespectador que perdeu o interesse pelo formato.

Aguinaldo afirmou que eram as duas coisas e ainda acrescentou que as novelas ficaram fakes. Mesmo quando elas tentam ser populares, elas não conseguem e afastam o público. “Os autores mais jovens são de classe média, foram criados em condomínio. Não tem vivência, experiência de mundo. Nós, da antiga geração, não tínhamos rede de proteção. Nós sabíamos o que estávamos escrevendo“, continuou o autor.

“Não dá pra escalar influencer”

O roteirista ainda disse que as novelas não têm mais personalidade e a ideologia do autor. “São todas muito iguais“, afirmou. “Além disso, hoje você tem o TikTok. Todo mundo quer consumir conteúdo rápido e pouca gente tem paciência de acompanhar novela“, completou Aguinaldo. Logo depois, o roteirista foi questionado a respeito da fase atual das novelas. Foi então que Silva afirmou que não tem visto muitas novelas entregues a influenciadores.

De acordo com o autor, eles não são atores. “Não dá para escalar influencer para fazer novela. Essas pessoas não são atores e não funcionam. Numa novela que você precisa construir um personagem e dar credibilidade a ele, se você não for um bom ator, você não consegue. Um erro da TV é querer agradar os públicos das redes sociais“, declarou Aguinaldo Silva. “A preocupação da TV convencional com essa coisa fluida da internet é um erro. O público da TV está em casa e o que eles querem ver é um folhetim com bons atores“, finalizou.

Reação da web

Os internautas na web concordaram com a opinião de Aguinaldo com relação a influencers. “Ele está certo”, disse um. “Disse tudo”, falou outro. “Corretíssimo, além de tirar a oportunidade de quem estudou e se esforçou pra isso, é uma profissão tão válida como qualquer outra, ser artista leva tempo, dedicação e talento, cada um no seu quadrado”, ponderou um terceiro.

Aguinaldo é contra remakes

Na mesma entrevista, Aguinaldo Silva revelou que não está nem um pouco contente com o remake deVale Tudo”, icônica novela dos anos 1980, que ele assinou ao lado de Gilberto Braga e Leonor Basséres.

Eu sou contra remakes. A novela existe naquele momento, depende do autor, do elenco, da disposição do público para que tudo dê certo”, disparou o autor. O novelista criticou os remakes e questionou a escalação do futuro elenco: “Todos os remakes foram sempre menos interessantes que os originais. As pessoas que veem novelas vão ver uma Odete Roitman que não é Odete Roitman. Quem vai fazer Odete?”.

Sem papas na língua, Aguinaldo Silva admitiu o que faria se tivesse a missão de selecionar atores e atriz que farão remake de “Vale Tudo”: “Eu te confesso que se tivesse que escalar o elenco desse remake, pediria demissão. As pessoas vão assistir ao remake de Vale Tudo e vão dizer que gostam mais da original. Eu não me atreveria [a fazer remake de Vale Tudo] por uma questão de respeito”, disse o escritor.

Confira a seguir: [VÍDEO] Após a filha dizer que o cozinheiro tem “celular de pobre”, Arthur Aguiar manda indireta para Maíra Cardi e Thiago Nigro: “Reproduz o que ouviu”; entenda a treta.

O que você achou das declarações de Aguinaldo?