Ao contrário de muitos personagens famosos, como os super-heróis do universo Marvel, Popeye foi inspirado por uma pessoa real. O famoso marinheiro das histórias em quadrinhos e desenhos animados, criado por Elzie Crisler Segar, tem suas raízes em um indivíduo verdadeiro. A história do carismático Popeye, sempre empenhado em proteger sua namorada Olívia Palito das garras de seu inimigo Brutus, é mais fascinante do que parece.

O ator Robin Williams no papel de Popeye, em filme de 1980. Foto: Reprodução

Curiosidades sobre o homem que inspirou Popeye

Frank “Rocky” Fiegel, o verdadeiro Popeye, era um americano de origem polonesa que Segar conheceu em sua cidade natal, Chester, Illinois. Nascido em 1868, Fiegel foi marinheiro de verdade. Após se aposentar, ele trabalhou como segurança na taverna Wiebusch’s, onde ganhou fama de brigão. Por causa das brigas, ele tinha um dos olhos deformados, daí o apelido “Popeye”, que vem da junção das palavras “pop” (estourar) e “eye” (olho).

Assim como o personagem, Fiegel estava sempre com um cachimbo na boca, falando apenas por um dos cantos. Ele era conhecido por contar aventuras imaginárias, vangloriando-se de sua força e afirmando nunca ter perdido uma briga. Além disso, Fiegel tinha o hábito de comer espinafre, que era seu lanche durante o trabalho. Todas essas características foram incorporadas por Segar ao criar Popeye em 1929.

Reprodução/The Southern Illinoisian – Frank “Rocky” Fiegel inspirou o marinheiro Popeye

Ironicamente, Popeye foi inicialmente pensado como um personagem secundário nas tirinhas do New York Journal, mas acabou conquistando os leitores e se tornou o protagonista. A semelhança entre a ficção e a realidade vai além de Popeye. Olívia Palito também foi inspirada por uma pessoa real: Dora Paskel, nascida em 1872, dona de um armazém em Chester. Alta, magra e com os cabelos enrolados em um coque, ela serviu de modelo para a personagem.

(Reprodução)

Frank Fiegel faleceu em 1947, 18 anos após a criação de Popeye. Seu túmulo, no cemitério Saint Marys Chester, traz um desenho do personagem, homenageando o homem que inspirou o marinheiro icônico.

#1

Túmulo de Frank “Rocky” Fiegel (Reprodução)

#2

Túmulo de Dora Paskel (Reprodução)

Veja a seguir: Conheça a história do chef que inspirou “Ratatouille”

Gostava de assistir Popeye?