O pão de ló é uma espécie de bolo muito popular em Portugal, e tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. Ele é feito tradicionalmente com ovos, açúcar e farinha de trigo. Tendo uma consistência mais leve e úmida do que a de outros tipos de bolo. Também é geralmente mais macio e esponjoso.
Essa delícia pode ser servida como um bolo simples ou usado como base para muitas outras receitas, como tortas e bolos recheados. Ele também é muito versátil e pode ser temperado com vários sabores, como limão, laranja, coco e baunilha. Esclarecida a parte de que esse “pão” na verdade é bolo, surge outra questão: por que “de ló”? Quem é ló? Por que é dele? Bom, existem algumas teorias que ajudam a explicar.
Teorias e influências culturais
A primeira explicação para o pão de ló ser chamado assim vem da cultura portuguesa. Eles decidiram nomear essa massa que, devido a sua fragilidade e delicadeza, lembrava a de um tecido bastante usado em Portugal no século XVI, chamado de ló.
Os portugueses se tornaram famosos por trazerem um pão de ló com maestria, chegando até a criar algumas variedades interessantes. Porém, a receita propriamente dita pode não ter sido ideia deles. Isso porque, supostamente, eles só tiveram a base do conceito depois de conhecerem o Japão. Mais especificamente um bolo japonês chamado kasutera.
O kasutera é conhecido como o “pão de ló japonês”, por ser muito parecido com a receita que se popularizou depois. A única diferença entre os dois, é que o japonês conta com xarope de milho em sua composição.
Mais teorias
Mais uma possível explicação é a que sugere o 6º volume de O Grande Dicionário Etimológico Prosódico da Língua Portuguesa de Silveira Bueno. Em sua edição de 1966, referente ao pão de ló, temos o seguinte: “Doce, bolo feito de trigo muito fino, ovos, açúcar, tudo muito bem batido, muito fofo e muito saboroso. O inventor foi um confeiteiro alemão que se chamava Lot“. Se formos observar o nome de mais um dos possíveis criadores da receita fica fácil de entender o “ló”.
Por outro lado, ainda temos os registros que indicam o italiano Giobatta Carbona como sendo o responsável pela criação do bolo que leva nome de pão. Carbona desenvolveu sua receita sob encomenda de um marquês italiano. A novidade era destinada a Fernando IV, rei da Espanha.
Como o bolo apresentava uma consistência aerada e leve, Carbona o batizou de Pan di Spagna. Com as trocas culturais, adaptações e popularização da receita, o termo Pan di Spagna também teria passado por modificações, chegando ao famoso pão de ló.
Bem, mesmo que ninguém consiga saber exatamente a origem do nome ou por qual motivo acrescentaram o termo “ló”, de uma coisa podemos ter certeza: o pão de ló é um bolo extremamente gostoso, e agrada diversos paladares. Além de ser apreciado em muitos países, ele ainda tem o atrativo de ser prático, já que leva pouquíssimos ingredientes.
Confira a seguir: Conheça a história de Frank Fiegel, o verdadeiro Popeye.
Dentre essas teorias, qual você acha que é a origem do pão de ló?