Nessa segunda-feira (15), jogadores da Argentina cantaram uma música racista e transfóbica em comemoração ao título da Copa América. No ônibus da seleção argentina, o volante Enzo Fernández filmava o momento de festa em uma live no Instagram, mas encerrou a transmissão no momento em que percebeu que começavam a ecoar os gritos polêmicos.

Argentina comemora a conquista da Copa América - Foto: Getty Images

Argentina comemora a conquista da Copa América – Foto: Getty Images

“Eles jogam pela França
mas são de Angola
que bom que eles vão correr
comem transexuais
como o p… do Mbappé
a mãe deles é nigeriana
o pai deles cambojano
mas no passaporte: francês”

Música feita para a Copa de 2022

A música foi feita por torcedores em tom de provocação à França e Mbappé, adversários da Argentina na decisão da Copa do Mundo de 2022, no Catar. Os trechos racistas estão contidos nas frases sobre as nacionalidades dos pais dos jogadores franceses, visto que muitos são filhos de imigrantes e há um boato de que Kylian Mbappé já se relacionou amorosamente com uma mulher trans, a modelo Inès Rau.

Ao perceber o que estava sendo cantado, o jogador do Chelsea alertou os colegas de que estava ao vivo e fechou a live na rede social. A transmissão não ficou salva no perfil do atleta, mas foi capturada por seguidores. O vídeo do momento em que a música é cantada foi publicada nas redes sociais e acabou viralizando.

A Argentina se consagrou bicampeã da Copa América após vencer a Colômbia por 1 a 0, no último domingo, e conquistou o 16° gol título da competição continental. O gol do jogo foi marcado por Lautaro Martínez, na prorrogação. A Associação do Futebol Argentino (AFA) não se manifestou sobre o ocorrido.

Federação Francesa aciona Fifa sobre o ocorrido

Segundo a AFP, nesta terça-feira (16), a Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que irá acionar à Fifa a respeito da música com teores racistas entoadas por jogadores da seleção argentina. De acordo com a imprensa francesa, a instituição irá cobrar explicações da entidade vencedora da competição, além de tomar outras previdências após o contato com a Fifa.

Reação no Brasil

Em uma publicações feitas por perfis brasileiros, os comentários foram, majoritariamente, de indignação. “Que raça amaldiçoada”, detonou um. “Inacreditável”, comentou outro. “Lamentável isso , sinceramente!”, disse um terceiro.

Reação na Argentina

Já em uma publicação compartilhada por um perfil argentino, as reações foram diferentes. “A verdade não ofende”, escreveu um. “E deixe os malditos progressistas chorarem por ela. O bicampeão da América e do mundo canta o que quer”, disse outro HAHAHAHAHA a música é boa, ela fala a verdade”, comentou um terceiro.

Veja também: Cupom de frete grátis Shopee aqui

O que você acha desse canto polêmico?