Malibu, localizada no estado americano da Califórnia, é famosa mundialmente por ser um dos principais polos residenciais de celebridades de Hollywood que preferem morar à beira-mar. Recentemente, a região voltou a ganhar destaque graças a uma casa pré-fabricada e sustentável, capaz de reduzir o consumo de energia em mais de 87%, com design inflável e bioclimático. A propriedade pertence ao ator Robert Downey Jr., o eterno Tony Stark de “Homem de Ferro” e vencedor do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por “Oppenheimer”.

(Reprodução/ Revista COSAS)

A construção da casa demandou um investimento de mais de US$ 14 milhões (cerca de R$ 76 milhões na cotação atual). Trata-se de uma residência digna de um super-herói da Marvel, com 370 metros quadrados e comodidades “extremamente ecológicas”. Desde o início da construção, o ator insistiu que o projeto estivesse alinhado ao cuidado com o meio ambiente. Por isso, a casa conta com turbinas eólicas, painéis solares e sistemas de água movidos por energia solar, entre outras tecnologias sustentáveis.

Para alguns arquitetos, esta construção, assinada por Nicoló Bini, é não apenas sustentável, mas também uma verdadeira obra de arte. Segundo Bini, o projeto não seguiu procedimentos inteiramente convencionais. O primeiro passo de Bini foi inflar a estrutura até atingir o formato e tamanho desejados. Em seguida, ele colocou uma malha metálica sobre a estrutura inflável para reforçá-la. Depois, aplicou uma camada de concreto feita a partir de material proveniente da queima de carvão pulverizado e resíduos industriais de baixo carbono.

Quando o material secou, os construtores removeram a membrana inflável. Com a estrutura pronta, a próxima etapa foi a realização do projeto interior e exterior da casa, que teve como referência a harmoniosa linha curva. A forma arredondada do imóvel parece se integrar de maneira harmoniosa e natural com o ambiente ao redor. O tempo de construção foi apenas um terço do necessário para edifícios convencionais feitos com materiais tradicionais e poluentes. Confira imagens da construção:

#1

#2

(Reprodução/ Binishells inc.)

#3

(Reprodução/ Revista COSAS)

#4

(Reprodução/ Revista COSAS )

#5

(Reprodução/ Revista COSAS )

#6

(Reprodução/ Revista COSAS)

Veja a seguir: Apesar de vista estonteante, “a casa mais triste do mundo” não consegue ser vendida mesmo com desconto de 53%; conheça a história

O que achou da casa de Robert Downey Jr.?