Ana Carolina Vieira, nadadora expulsa dos Jogos Olímpicos de Paris, desabafou nas redes sociais sobre a expulsão e denunciou um caso de assédio na Seleção Brasileira de natação. O Comitê Olímpico do Brasil (COB) puniu tanto a atleta quanto seu namorado, Gabriel Santos, também nadador profissional, após ambos deixarem a Vila Olímpica sem autorização. Diferente de Gabriel, Ana Carolina teria reagido “de forma desrespeitosa e agressiva, contestando a decisão técnica”, o que levou à sua desclassificação da competição.

Reprodução/ Instagram

Com a grande repercussão do ocorrido, a nadadora afirmou que deixou a Vila Olímpica desamparada, sem qualquer tipo de contato, e reafirmou que provará sua inocência quanto às acusações de má conduta. “Quero agradecer pelas mensagens de apoio. Não consegui contato com ninguém desde o momento em que me informaram que estava fora [das Olimpíadas] por más condutas. Vou provar que não agi de maneira inadequada. Assim que saí da sala, minha imagem estava em todos os lugares”, relatou ela.

“Não consegui falar com ninguém, nem ficar sozinha, pois uma mulher me acompanhava o tempo todo. Pedi para falar com um psiquiatra, mas ela não permitiu na hora. Queria uma água e não podia pegar. Saí de lá, deixei meus materiais, sem saber o que fazer”, acrescentou a atleta.

Ana Carolina Vieira também declarou que o COB negligenciou um caso de assédio na Seleção Brasileira de natação. “Ela me disse para entrar em contato com os canais do COB, mas como fazer isso se já denunciei dentro da Seleção e nada foi resolvido? Sei quem sou, meu caráter e minha índole, e isso é o que importa. Só peço um pouco de tempo e paciência”, concluiu a atleta. Assista abaixo:

Veja também: Rayssa Leal faz gesto proibido nas Olimpíadas e pode sofrer punição; entenda

Pronunciamento de Gabriel Santos

Em seu perfil no Instagram, o nadador Gabriel Santos explicou que ele e sua namorada, Ana Carolina Vieira, durante um “período off de treinamento após o almoço”, decidiram se informar sobre a possibilidade de visitar a Torre Eiffel com os aros olímpicos. Segundo ele, optaram pela forma mais rápida e segura apresentada e foram ao ponto turístico. “O objetivo deste texto não é justificar, mas sim explicar o ocorrido. Estamos sofrendo ataques em nossas redes por pessoas mal informadas, por isso decidi fazer esta publicação para esclarecer como tudo aconteceu.”

Leia a íntegra da nota de Gabriel Santos:

“Durante um período off de treinamento após o almoço, decidimos nos informar na central de atendimento do prédio do Time Brasil sobre a possibilidade de visitar a Torre Eiffel com os aros olímpicos, símbolo emblemático desta edição. Diversos atletas também estavam indo para fotografar e registrar o momento. Dentro das possibilidades apresentadas, a forma mais rápida e segura seria através do transporte fornecido pela organização, que sai de dentro da própria Vila dos Atletas e nos leva até a Arena do Vôlei de Praia, localizada aos pés da Torre. Assim, não precisaríamos nos expor ao transporte público e correr qualquer tipo de risco, seria 100% seguro, pois é a mesma logística que utilizamos todos os dias para ir ao estádio da natação.

Portanto, fomos à Torre da maneira mencionada, e até realizamos um post no mesmo dia, sem necessidade de esconder de ninguém.

Erramos ao não comunicar adequadamente conforme manda a Cartilha do Esporte Seguro e, por isso, fomos advertidos. Não comunicamos porque, apesar de ser fora da Vila, toda a logística de deslocamento foi realizada através dos meios fornecidos pela organização, aos quais temos acesso livre pelo credenciamento. Pensamos que essa comunicação só seria necessária se fossemos andar de forma autônoma pela cidade.

O objetivo deste texto não é justificar, mas sim explicar o ocorrido, já que os meios de comunicação não disseminam informações completas, frequentemente publicando textos fragmentados e tendenciosos. Estamos sofrendo ataques em nossas redes por pessoas mal informadas, por isso decidi realizar esta publicação para explicar a maneira como tudo aconteceu.

Moramos juntos há mais de três anos, este é nosso segundo Jogos Olímpicos juntos, somos do mesmo clube e sempre separamos muito bem nosso lado pessoal do profissional. Quem nos conhece e convive com a gente sabe muito bem disso. E não é à toa que conseguimos chegar juntos até aqui.

Seguem as fotos da arena, que mostram a proximidade com a Torre e a foto tirada, na qual é possível perceber a ausência de público, pois era uma área restrita aos credenciados, tudo isso durante o período diurno.”

Reprodução/ Instagram

Leia a íntegra da nota do comitê:

“O Comitê Olímpico do Brasil recebeu neste sábado, 27, um comunicado do Chefe da Equipe Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, com a informação de que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina.

Com isso, de comum acordo com os membros da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Equipe e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, o COB decidiu punir os dois atletas por terem deixado a Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira.

Além desse fato, a atleta Ana Carolina, de forma desrespeitosa e agressiva, contestou decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação.

Assim, o atleta Gabriel Santos foi punido com a pena de advertência e a atleta Ana Carolina Vieira, com a pena de desligamento da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente.”

Veja a seguir: Comentarista da CazéTV comenta com jogadora da seleçao sobre os boatos entre Sheilla e Gabi e chora após ataques nas redes

O que achou do pronunciamento da nadadora?