Nessa quinta- feira (1), a Associação Internacional de Surfe (ISA) anunciou a suspensão do juiz Ben Lowe, que não vai mais julgar o desempenho dos surfistas nas Olimpíadas de Paris 2024. A decisão da entidade se deu após uma foto que virou polêmica em que o árbitro aparece ao lado de um dos surfistas que disputam medalha em Teahupo’o, na Polinésia Francesa. Uma grande influência dessa decisão foi, possivelmente, Pedro Scooby, que fez uma denúncia recente em seus stories do Instagram.

A foto em questão foi publicada na segunda-feira passada. De folga por causa das condições ruins do mar de Teahupoo, no Taiti, o surfista australiano Ethan Ewing, que pode cruzar o caminho de Gabriel Medina ou João Chianca até a final, apareceu ao lado do técnico Bede Durbidge e de Ben Lowe, também australiano e um dos árbitros olímpicos que estão julgando as ondas na Polinésia Francesa.

Foto publicada em que aparecem, juntos, Ethan Ewing (surfista australiano) e Ben Lowe (árbitro australiano) — Foto: Reprodução / Instagram

Foto publicada em que aparecem, juntos, Ethan Ewing (surfista australiano) e Ben Lowe (árbitro australiano) — Foto: Reprodução / Instagram

“Inapropriado”

Em sua decisão, a ISA afirmou que é “inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta” e que removê-lo do quadro de julgamento das Olimpíadas “para proteger a integridade e a justiça da competição”.

O juiz Ben Lowe já havia sido alvo de protesto da CBSurf (Confederação Brasileira de Surfe), que enviou em abril uma carta para a ISA, demonstrando preocupação com a integridade do julgamento nas Olimpíadas.

Na carta enviada em abril à ISA, a CBSurf reclamou que, nos últimos anos, alguns julgamentos causaram insatisfação entre os brasileiros. Um deles foi justamente nas Olimpíadas de Tóquio, que foram disputadas em 2021.

Na ocasião, Gabriel Medina foi eliminado pelo japonês Kanoa Igarashi. O brasileiro vencia sua bateria de semifinal com um somatório de 16.77 (8.33 + 8.44), até seu adversário pegar uma onda e aumentar seu somatório para 17.00. O julgamento causou polêmica, e Ben Lowe estava no centro dela.

Denúncia de Scooby

Na quarta-feira, o surfista de ondas gigantes Pedro Scooby, que está no Taiti acompanhando a etapa de surfe das Olimpíadas, levantou suspeita sobre o juiz. Em suas redes sociais, Scooby lembrou que, em Tóquio-2020, Lowe deu as notas mais baixas para Gabriel Medina e as notas mais altas para os adversários do surfista brasileiro.

O alerta de Scooby era para uma possível semifinal entre Gabriel Medina (caso passe por João Chianca) contra um dos australianos, Ethan Ewing e Jack Robinson, que se enfrentam na outra bateria de quartas de final da chave. O surfe volta a ser disputado nesta quinta-feira (1), no Taiti.

Categorias:

Esportes, Notícia,