Durante uma longa viagem de avião, poucas coisas são tão incômodas quanto usar um tênis apertado e sentir os dedos implorando por alívio. Então, pode parecer que a solução ideal seria simplesmente tirar os sapatos e relaxar, certo? Na verdade, essa não é a melhor opção. Além de causar desconforto aos outros passageiros, especialmente se você tiver mau cheiro nos pés, ficar descalço no avião não é aconselhável por vários motivos.
A limpeza no avião
Algo importante que todos deveriam saber é que as cabines dos aviões não são os locais mais limpos. Embora as aeronaves passem por processos de higienização entre voos, garantindo um mínimo de limpeza, em intervalos de apenas 15 a 20 minutos, essa limpeza pode ser superficial.
Mesmo após a pandemia de COVID-19, quando a conscientização sobre higiene aumentou, não é garantido que as companhias aéreas façam limpezas profundas antes de cada voo. É mais provável que o avião tenha sido apenas desinfetado com spray, deixando resíduos de sujeira de voos anteriores, como manchas e derramamentos.
Proteja seus pés
Com todas essas informações, fica claro que andar descalço no avião pode não ser uma boa ideia, pois você expõe seus pés a fungos, bactérias e vírus que podem afetar sua saúde. Ninguém quer lidar com problemas como frieiras depois de uma viagem. Portanto, é melhor manter os sapatos nos pés, mesmo que estejam um pouco desconfortáveis. Afinal, nenhum voo é tão longo que não se possa suportar, e usar calçados confortáveis desde o início é uma boa escolha.
Além disso, se você é muito preocupado com limpeza, talvez seja interessante usar luvas, considerando que as mãos são as que mais entram em contato com superfícies contaminadas. Mas, brincadeiras à parte, levar álcool em gel é uma maneira prática de se proteger contra agentes infecciosos e garantir uma viagem mais tranquila.
Veja a seguir: Por que os aviões não possuem um sistema de paraquedas?
Costuma tirar os sapatos no avião?