Onze dias depois da final do solo e muita briga nos bastidores, Ana Barbosu, enfim, recebeu a sua medalha de bronze do solo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024. O prêmio foi enviado pelo COI à Romênia e entregue à ginasta em uma pequena cerimônia, na esplanada da Casa Olímpica em Bucareste, nesta sexta-feira (16).
“Obrigado a todos que adicionaram um pouco de bronze a esta medalha. Neste momento não posso deixar de pensar em Sabrina e Jordan também. É uma situação difícil para nós, com tantas incertezas e emoções avassaladoras. Espero que todos entendam que não fizemos nada de errado nas Olimpíadas. E que o espírito olímpico é mais importante do que qualquer mal-entendido entre as autoridades. Quero acreditar que chegará o dia em que nós três receberemos a medalha de bronze”, começou Ana.
“É um momento emocionante para mim. O resultado veio depois de muitos anos de trabalho. Agradeço aos treinadores sem os quais eu não teria conseguido, desde os primeiros até aqueles que me levaram às Olimpíadas A resolução desta situação foi possível graças à Federação e ao escritório de advocacia que não desistiram de nós, desportistas, e que lutaram por nós. E quem queria que nós três recebêssemos uma medalha cada. Espero continuar a representar a Roménia ao mais alto nível”, disse a ginasta na cerimônia.
Veja o momento em que Ana recebe a medalha
Cinco dias após o fim das Olimpíadas de Paris, Barbosu recebeu a medalha pelas mãos do membro do COI, Octavian Morariu, e por Mihai Covaliu, presidente do Comitê Olímpico e Desportivo Romeno, em uma cerimônia simples. A premiação olímpica foi enviada à Romênia pelo Comitê Olímpico Internacional, após a decisão final da Corte Arbitral do Esporte (CAS).
O momento em que Ana Barbosu recebe sua medalha de bronze!
Ela e Sabrina também ganharam, assim como os outros medalhistas romenos, um carro Hyundai Bayon personalizado, além de seguro de vida e plano de saúde pelos próximos 4 anos. pic.twitter.com/DwWoccsUAz
— Sisi • Esportes Olímpicos 🛹 (@sisiesportes) August 16, 2024
A polêmica da medalha
A disputa sobre o terceiro lugar da final do solo em Paris-2024 foi parar na Corte Arbitral do Esporte (CAS), que anulou a revisão da nota da americana Jordan Chiles por considerar que o pedido foi feito fora do prazo. Com isso, a ginasta dos Estados Unidos caiu para o quinto lugar, e Barbosu passou a completar o pódio, que já tinha Rebeca Andrade como campeã e Simone Biles como vice.
A entrega da medalha não representa necessariamente o fim da polêmica. A Federação de Ginástica dos EUA ainda não desistiu de tentar manter o bronze com Chiles. Embora tenha sido notificada pelo CAS a respeito da impossibilidade de reconsiderar o veredicto, a entidade afirmou, na última terça-feira (13), que “estão trabalhando para buscar justiça para Jordan”.
USA Gymnastics has submitted additional evidence to the Court of Arbitration for Sport. pic.twitter.com/GOKymbAtcq
— USA Gymnastics (@USAGym) August 11, 2024
Em meio ao impasse, a Federação de Ginástica da Romênia chegou a sugerir a divisão do bronze entre Barbosu, Chiles e a também romena Sabrina Voinea, que terminou em quarto com a mesma pontuação que sua conterrânea. Porém, o pedido não foi aceito pela Federação Internacional de Ginástica (FIG).
Por que Barbosu ganhou a medalha?
A americana Jordan Chiles, com a nota 13.666, havia ficado em quinto lugar geral. A romena Ana Barbosu, que havia tirado 13.700, comemorou o bronze, com a bandeira da Romênia nos ombros. No entanto, Jordan pediu a revisão da nota, para a reavaliação de um movimento inicialmente considerado incompleto pelos árbitros, e recebeu mais 0.100 na pontuação, ultrapassando Barbosu.
O que diz Jordan Chiles sobre a perda da medalha
Jordan Chiles resolveu se manifestar sobre a decisão da (CAS). No Instagram, na quinta-feira (15), a jovem fez um longo desabafo e classificou a derrota como “injusta”. “Estou emocionada com o amor que recebi nos últimos dias. Também sou incrivelmente grata a minha família, colegas de equipe, treinadores, fãs, USAG e ao USOPC [Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos] pelo apoio inabalável durante este período difícil”, começou ela.