Um minuto pode passar em um piscar de olhos ou parecer uma eternidade, dependendo da circunstância. Para os tripulantes do avião ATR-72, esse curto período foi marcado por uma agonia crescente até que o piloto percebeu a perda de altitude e o avião começou a despencar. Conforme analisado no áudio da caixa-preta, exibido pelo Jornal Nacional, da TV Globo, o último som captado foi o dos gritos dos passageiros.

Os áudios e a transcrição foram disponibilizados pelo Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Confira abaixo:

O acidente ocorreu na última sexta-feira (09), resultando na morte de 62 pessoas. Além dos gritos, o copiloto Humberto de Campos Alencar e Silva questionou o que estava acontecendo ao perceber a perda de altitude. Segundo o Cenipa, a tripulação tentou reagir, mas a gravação foi encerrada com os gritos que antecederam a queda do avião.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Cenipa, negou que os áudios das caixas-pretas tenham sido divulgados. “Nenhum veículo de imprensa teve acesso aos áudios, transcrições, tampouco aos dados dos gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas (Cockpit Voice Recorder e Flight Data Recorder) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09)”, diz trecho da nota.

Veja a seguir: MC Ryan SP ostenta novo helicóptero e choca web; saiba quanto o funkeiro ganha e quanto ele cobra por show

O que achou das novas informações?

Categorias:

Notícia,