Até mesmo a morte de Silvio Santos foi utilizada por golpistas como um pretexto para aplicar o conhecido “golpe do WhatsApp”. No sábado (17), criminosos usaram o nome de Patrícia Abravanel, filha do apresentador, para tentar enganar pessoas. Em mensagens enviadas pelo aplicativo, os golpistas se faziam passar por Patrícia e pediam ajuda financeira para cobrir os custos do velório e enterro do apresentador.
“Oi, boa tarde. Aqui é Patrícia Abravanel. Meu pai faleceu, e ainda não tivemos acesso à herança dele. Precisamos de dinheiro para o velório e enterro. Se puder ajudar, vou mandar minha chave Pix”, dizia a mensagem enviada pelos golpistas. Confira abaixo:
Sepultamento de Silvio Santos em São Paulo
Familiares e amigos próximos se despediram de Silvio Santos na manhã de domingo (18). O corpo do apresentador, que faleceu aos 93 anos, foi sepultado no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo, às 8h50. Além dos parentes e amigos, fãs do comunicador se reuniram na porta do cemitério para prestar suas últimas homenagens. A família Abravanel e o SBT esclareceram que a cerimônia privada era um desejo do próprio Silvio.
“Ele pediu que, após sua partida, fosse levado diretamente ao cemitério e que realizássemos uma cerimônia judaica. Ele não queria que sua morte fosse explorada. Preferia ser celebrado em vida e desejava ser lembrado com a alegria que viveu”, afirmaram em comunicado.
O sepultamento de Silvio Santos seguiu as tradições judaicas, que preveem uma cerimônia simples e sem ostentação. Segundo a Congregação Israelita Paulista (CIP), o objetivo é enfatizar a igualdade de todos diante da morte, sem enfeites ou flores. Pela tradição, não é comum exibir o corpo em caixão aberto, prática considerada um “desrespeito ao falecido” no judaísmo. Por isso, o corpo é coberto por um lençol.
Ainda de acordo com a CIP, os judeus não cultuam os mortos. Para evitar a idolatria, o local do sepultamento de Moisés, o autor da Torá (livro sagrado judaico), é desconhecido, por exemplo.
Veja a seguir: [VÍDEO] Celso Portiolli surge aos prantos após morte de Silvio Santos, mas empresário o considerou o pior apresentador do SBT; entenda
Qual sua opinião sobre a atitude dos golpistas?