Muitas pessoas têm hábitos errados dentro de um carro que podem até parecer inofensivos, porém, na verdade, representam perigo ao volante. Além de riscos graves de ferimentos até mesmo fatais aos ocupantes. Sabendo desses possíveis perigos, as montadoras informam no manual do veículo sobre práticas que não devem ser adotadas dentro da cabine enquanto o veículo estiver se movendo.

 Manual do Proprietário - Foto: Reprodução

Manual do Proprietário – Foto: Reprodução

Infelizmente, nem todo mundo têm o hábito de ler manuais. Porém, vale a pena investir um tempo para orientações que tratam de aspectos fundamentais como equipamentos de segurança enquanto estiver a bordo. A seguir, conheça quatro hábitos perigosos que você deve evitar em um veículo, tanto ao dirigir como no banco do passageiro:

  • Colocar os pés sobre o painel

Esse é um costume bem comum, porém, pode causar perigo ao volante e graves lesões em caso de colisão. Se o carro for equipado com airbags frontais, itens obrigatórios em carros novos desde 2014, o risco é multiplicado, pois a força e a rapidez com as quais a bolsa é inflada, podem provocar fratura severa nas pernas.

Pé no painel do carro - Foto: Reprodução

Pé no painel do carro – Foto: Reprodução

Por esse motivo, todo o manual do proprietário salienta que locais de deflagração de airbags nunca podem estar obstruídos pelo próprio corpo, ou por qualquer objeto. Essas áreas são demarcadas pela palavra “airbag”.

“Manter sempre os pés na área para os pés durante a condução. Nunca colocar os pés, por exemplo, sobre o assento ou sobre o painel de instrumentos e nunca mantê-los para fora do veículo. Do contrário, o airbag e o cinto de segurança podem não proteger, aumentando o risco de ferimentos em um acidente”, informa o manual do Volkswagen Nivus.

  • Reclinar demais o encosto com o cinto afivelado

Em 1994, o jogador de futebol Dener, contratado pelo Vasco, faleceu no Rio de Janeiro quando seu Mitsubishi Eclipse bateu em uma árvore a cerca de 60 km/h. Apesar da velocidade baixa, o atleta morreu de forma instantânea. Ele dormia no banco dianteiro do passageiro, com o encosto totalmente reclinado.

Reclinar demais o encosto com o cinto afivelado - Foto: UOL

Reclinar demais o encosto com o cinto afivelado – Foto: UOL

A força da batida foi transferida para o pescoço de Dener que estava coberto pelo cinto. Os manuais como o do Nivus alertam que “nunca se deve inclinar o encosto do banco muito para trás”.

“Nunca viaje com um encosto reclinado quando o veículo estiver em movimento”, diz o livreto que acompanha o Hyundai HB20. A bolsa nunca deve atingir o corpo enquanto é inflada: o esperado é que ela amorteça o impacto apenas no momento em que já está esvaziando.

  • Cadeirinha no banco da frente com airbag ativo

Segundo as leis de trânsito, é proibido o transporte de crianças com idade inferior a 10 anos no banco da frente. Isso porque, apresenta perigo ao volante e ao motorista que consequentemente precisa dividir a atenção. A exceção é aberta em caso de veículos equipados com apenas dois assentos, com o uso do dispositivo de retenção adequado ao seu peso e altura.

Airbag - Foto: Reprodução

Airbag – Foto: Reprodução

Assim, as montadoras orientam usar o assento frontal do passageiro apenas se houver a possibilidade de desativar temporariamente o airbag para não representar o perigo ao volante.

“Não coloque um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco equipado com airbag. Se for inevitável a instalação de um sistema de proteção infantil voltado para trás no banco do passageiro dianteiro, você deve desativar manualmente o sistema de airbag do passageiro dianteiro, usando a chave”, informa o manual do Honda Fit.

  • Tirar o pé do freio ao acionar o ABS

Mais um perigo ao volante de outro item obrigatório desde 2014 em carros novos. O freio ABS previne o travamento total das rodas em caso de frenagem brusca, o que ajuda a evitar o deslizamento do carro. Quando o ABS é ativado, sente-se uma vibração no pedal do freio. Quem não está acostumado, associa o efeito a algum problema e tende a aliviar o pé ou pisar no freio.

Freio ABS - Foto: Reprodução

Freio ABS – Foto: Reprodução

Esse hábito representa perigo ao volante e é errado, pois torna o recurso de segurança ineficaz. De acordo com o manual do Fit: “Você nunca deverá bombear o pedal do freio. Deixe o ABS trabalhar por você, mantendo uma pressão firme e constante no pedal”.

“O sistema ABS quando ativado provoca vibrações. Essas vibrações são normais e ao senti-las, prossiga normalmente com o procedimento de frenagem. Não alivie a pressão no pedal caso sinta vibração a menos que tenha a intenção de reduzir ou mesmo abortar a frenagem”, complementa o livreto.

Você sabia desses perigos? Tem algum desses hábitos?