Dubai, a capital e maior cidade dos Emirados Árabes Unidos, é um dos principais centros comerciais e financeiros do mundo. Para muitos, o emirado é sinônimo de arranha-céus impressionantes e carros luxuosos, criando a impressão de que é comum encontrar xeiques ou milionários em cada esquina. No entanto, essa visão glamorosa não capta toda a realidade da cidade, que é muito mais diversa e complexa do que aparenta. Por trás do brilho e da riqueza, Dubai é uma metrópole que abriga pessoas de diferentes origens, culturas e estilos de vida.
1. Apesar do sol intenso, 78% dos moradores sofrem de deficiência de vitamina D. Para combater isso, as autoridades começaram a produzir água potável enriquecida com a vitamina, com cada garrafa contendo 50 U.I. da dose diária recomendada.
2. Muitos dos arranha-céus da cidade estão semivazios. O desenvolvimento imobiliário acelerado saturou o mercado, resultando em edifícios que, apesar de sua altura e grandiosidade, têm uma baixa taxa de ocupação. Muitos apartamentos comprados por pessoas ricas ficam desocupados durante a maior parte do ano.
3. Dubai já abrigou 25% de todos os guindastes do mundo devido à sua constante expansão urbana, um reflexo do ritmo acelerado das construções na cidade.
4. O metrô de Dubai, inaugurado em 2009, opera sem condutores. Até 2016, ele era a rede de metrô sem maquinistas mais longa do mundo, um feito registrado pelo Guinness World Records em 2012.
5. Nos meses mais quentes, as temperaturas em Dubai podem chegar a 45 °C ou mais. Para amenizar o calor, muitas paradas de ônibus são fechadas e equipadas com ar-condicionado.
6. Pavões passeiam livremente pela cidade, sem se preocupar com a presença humana. Existem até placas de trânsito alertam os motoristas sobre a possibilidade de pavões atravessando as estradas.
7. Postos de gasolina móveis estão disponíveis, permitindo que os moradores reabasteçam seus carros em qualquer lugar e a qualquer momento. O serviço pode ser realizado sem a presença do proprietário do veículo, desde que o tanque esteja previamente aberto.
8. Dubai é conhecida por sua paixão por quebrar recordes mundiais, com o “mais alto”, “maior” e “mais caro” sendo descrições comuns na cidade. Um exemplo é o arranha-céu Maze Tower, que entrou para o Guinness como o maior labirinto vertical do mundo.
9. A polícia de Dubai patrulha as zonas turísticas em carros esportivos de luxo, como Bugatti, Ferrari, Rolls-Royce e Lamborghini.
Veja também: A cidade submersa de Thonis-Heracleion, uma das mais importantes do Egito Antigo
10. Placas de carros exclusivas são leiloadas por valores altíssimos, demonstrando o apreço local por personalizações extravagantes.
11. O Dubai Mall, o maior shopping do mundo, é tão vasto que táxis circulam em seu interior para facilitar o deslocamento dos visitantes.
12. Em Dubai, até as liquidações de calçados de verão são feitas com muito estilo e grandiosidade.
13. Máquinas de venda automática em Dubai oferecem barras de ouro, destacando o status da cidade como um importante mercado de ouro, conhecido como a “Cidade do Ouro”.
14. Parquinhos infantis são instalados sob viadutos para proteger as crianças do sol escaldante.
15. Em diversas épocas do ano, uma névoa densa cobre a cidade, criando uma atmosfera única.
16. Carros de luxo abandonados podem ser encontrados por toda a cidade, muitos deles deixados por proprietários que fugiram do país devido a dívidas ou multas.
17. A classe econômica da companhia aérea Emirates oferece refeições que impressionam pela qualidade, refletindo o alto padrão de serviço associado à cidade.
18. Em alguns casamentos, as noivas usam adornos tradicionais de prata na cabeça, mantendo vivas as tradições culturais locais.
Dubai, portanto, é uma cidade que vai muito além do luxo e riqueza, revelando um lado intrigante e cheio de contrastes.
Veja a seguir: Conheça 23 cidades brasileiras com nomes muito engraçados
O que achou dessas curiosidades sobre Dubai?
Comentários