O adorável Ursinho Pooh marcou a infância de muitas gerações com suas histórias, tendo surgido pela primeira vez nos livros em 1921. Mas o que esses personagens podem ter a ver com Psicologia e Psiquiatria? Um estudo publicado na revista científica da Associação Médica Canadense analisou os personagens da famosa animação da Disney e concluiu que cada um deles representa um transtorno mental.

Ursinho Pooh

O protagonista, Ursinho Pooh, foi associado ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Conforme o Ministério da Saúde, o TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, marcado por desatenção, impulsividade, inquietação e desorganização. Ele geralmente aparece na infância e pode persistir ao longo da vida.

O Ursinho Pooh tem Déficit de atenção e Hiperatividade – Foto: Reprodução/Disney/ND

Guru

Guru, por sua vez, foi associado ao espectro autista. No estudo, o personagem se isola do que ocorre ao seu redor, buscando refúgio na bolsa da mãe. O Hospital Israelita Albert Einstein explica que o autismo afeta a interação social, a fala e o comportamento em diferentes graus.

O personagem Guru tem autismo – Foto: Reprodução/Disney/ND

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Can

Can, a mãe de Guru, foi interpretada como tendo Transtorno de Ansiedade Social, caracterizado pelo medo ou ansiedade em situações sociais. Ela demonstra grande preocupação com seu filho, o que foi visto como um indício desse transtorno.

Can tem Transtorno de ansiedade social – Foto: Reprodução/Disney/ND

Abel

O coelho Abel apresenta comportamentos obsessivos, precisando manter tudo sob controle e ficando aflito quando as coisas não saem conforme o planejado. Isso levou os especialistas a considerarem que ele apresenta Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC).

Abel tem Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) – Foto: Reprodução/Disney/ND

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

Veja também: 9 Contos de Fadas extremamente assustadores

Bisonho

Bisonho, sempre triste e desanimado, apresenta sintomas de depressão, como falta de interesse ou prazer em atividades, o que é típico desse transtorno mental.

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

O personagem Bisonho tem depressão – Foto: Reprodução/Disney/ND

Tigrão

Tigrão foi associado à hiperatividade, por sua incapacidade de ficar parado, impulsividade e constante agitação. A hiperatividade se manifesta como um excesso de energia física ou mental.

O personagem Tigrão tem hiperatividade – Foto: Reprodução/Disney/ND

Leitão

Leitão demonstra ansiedade, especialmente por seu medo constante de barulhos e a tendência de se isolar. A ansiedade, embora comum, quando exacerbada pode causar prejuízos à saúde mental.

Leitão tem ansiedade – Foto: Reprodução/Disney/ND

Christopher (Cristóvão)

Por fim, os especialistas sugerem que o mundo do Bosque dos Cem Acres é fruto da imaginação de Cristóvão, que seria diagnosticado com esquizofrenia, um transtorno que envolve alucinações, perda de contato com a realidade e comportamentos anômalos.

Cristóvão tem esquizofrenia – Foto: Reprodução/Disney/ND

Veja a seguir: As 20 piores músicas da história

O que achou da representação de cada personagem?