A história de Joseph Malinowski, um homem morador de Tampa, Flórida, viralizou nas redes sociais após ele se recusar a deixar seu barco ancorado na Baía de Tampa, mesmo com a aproximação do furacão Milton, previsto para atingir a região na quarta-feira (09). Joseph, que perdeu parte da perna e é conhecido localmente como “Tenente Dan”, nome de um personagem do filme Forrest Gump, desafiou os avisos de evacuação emitidos pelo Centro Nacional de Furacões (NHC), que descreveu Milton como potencialmente o “pior furacão do século”.
Malinowski já havia passado por situação semelhante com a passagem do furacão Helene, duas semanas antes, quando também se recusou a abandonar sua embarcação. Ele acredita que foi chamado por Deus para estar ali e que não corre grandes riscos: “Eu não estou preocupado. Minha vida… Isso não é nada comparado ao que eu já passei. Então, isso não me assusta. Não é nem um pequeno incômodo”, disse ele em uma das gravações.
O morador local Terrence Concannon, que tem documentado a saga de Joseph no TikTok, tentou diversas vezes convencê-lo a deixar o barco e procurar abrigo em segurança, mas sem sucesso. Em um dos vídeos, Joseph aparece tranquilamente em seu barco de 20 pés, explicando sua decisão: “O lugar mais seguro para estar no mundo é no meu barco e eu tenho lugar para mais um, uma mulher”, brincou ele.
Apesar das tentativas de familiares, amigos e até da polícia de fazê-lo mudar de ideia, Joseph manteve-se firme. Concannon chegou a oferecer um quarto de hotel perto do aeroporto para que Joseph pudesse se abrigar, mas, até a última atualização, ele continuava hesitante: “Ele ainda está hesitante em ir. Houve muitas tentativas da polícia de tirá-lo de lá, então espero que ele tome a decisão certa e vá embora”, relatou Terrence.
Assista um dos vídeos abaixo:
@terrenceconcannonHe will be evacuated tomorrow 🙏♬ original sound – Tampa Terrence
Leia também: [VÍDEO] Furacão Milton chega à Flórida destruindo casas e provocando inundações; veja os danos causados
Na tarde de quarta-feira, poucas horas antes da chegada prevista do furacão, Joseph fez uma atualização em seu próprio perfil na rede social, onde se apresenta como “Joe Sea”. Ele explicou que estava bem, mas poderia perder o sinal de internet à medida que as condições meteorológicas se agravassem: “Daqui a pouco deve ser difícil conseguir pegar sinal de internet aqui, mas eu vou continuar dando notícias por aqui e você me verá novamente, a menos que eu seja preso. Se você não me vir postando nada por alguns dias, faça uma busca no Condado de Hillsborough, Flórida, pelo meu nome”, brincou ele, demonstrando seu espírito resistente.
Além de sua postura desafiadora, Joseph também recebeu apoio financeiro dos internautas, arrecadando doações através da plataforma GoFundMe para a compra de um novo barco. Até o momento, a campanha já conseguiu levantar US$ 22 mil dos US$ 25 mil necessários.
Confira:
Enquanto os moradores da região aguardam ansiosamente o desenrolar da história e a chegada do furacão Milton, a persistência de Joseph em não abandonar seu barco trouxe uma mistura de preocupação e fascínio ao público, que acompanha de perto seus passos nas redes sociais.