Na manhã de quinta-feira (24), uma operação policial no Complexo de Israel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, trouxe tensão para a região e para motoristas que trafegavam pela Avenida Brasil. Um tiroteio envolvendo policiais e traficantes resultou em cinco civis baleados, além de um suspeito atingido e sob custódia. Os detalhes sobre as vítimas e os desdobramentos da operação foram compartilhados na web.

vitimas - saiba quem eram os mortos no tiroteio que parou a Avenida Brasil

Foto: Reprodução

As Vítimas do Confronto

  • Paulo Roberto de Souza, de 60 anos, motorista de aplicativo, foi atingido na cabeça. Ele foi levado ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, mas já chegou sem vida.
  • Renato Oliveira, 48 anos, funcionário de um frigorífico, também foi atingido na cabeça. Ele estava em um ônibus da linha 493B (Ponto Chic-Central) quando uma bala perdida atravessou a janela e o atingiu. Renato foi socorrido e levado ao Hospital Federal de Bonsucesso (HFB).

Veja a foto da vítima abaixo:

Renato morreu baleado no Rio de Janeiro — Foto: Redes sociais

Renato morreu baleado no Rio de Janeiro — Foto: Redes sociais

Leia também: [VÍDEO] Vazam áudios picantes que Matheus Gonçalves, atacante do Flamengo, mandava para outra amante; ouça

  • Geneilson Eustáquio Ribeiro, de 49 anos, motorista de caminhão da Secretaria Municipal de Educação, foi baleado na cabeça e chegou ao Hospital Moacyr do Carmo em estado grave, onde foi entubado. Transferido para o Hospital Adão Pereira Nunes, Geneilson passou por uma cirurgia, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos.
Geneilson Eustáquio Ribeiro, 49 anos, motorista de caminhão morto na Avenida Brasil — Foto: Reprodução

Geneilson Eustáquio Ribeiro, 49 anos, motorista de caminhão morto na Avenida Brasil — Foto: Reprodução

Pessoas Feridas

  • Alayde dos Santos Mendes, de 24 anos, sofreu um ferimento na coxa direita e foi atendida no Hospital Moacyr do Carmo. Ela recebeu alta após os primeiros socorros.
  • Um jovem de 27 anos, foi baleado no braço e levado ao HFB.
  • Outro homem de 27 anos, atingido no quadril, foi atendido no HFB e está sob escolta policial.

Impacto nas Vias e Serviços da Cidade

  • Centro de Operações: a cidade do Rio de Janeiro entrou em estágio 2 de alerta.
  • Trânsito: a Avenida Brasil foi fechada várias vezes ao longo da manhã, provocando congestionamentos intensos. Reflexos foram sentidos em vias importantes, como a Washington Luís (BR-040), Dutra (BR-116) e Ponte Rio-Niterói.
  • Ônibus: o fechamento da Avenida Brasil impactou 35 linhas de ônibus, que tiveram seus trajetos desviados ou interrompidos.
  • BRT: todos os serviços do corredor Transbrasil foram temporariamente suspensos, sendo retomados gradualmente às 9h.
  • Supervia: a circulação de trens no ramal Saracuruna foi interrompida entre as estações Penha e Caxias.
  • Saúde e Educação: o Centro Municipal de Saúde (CMS) Iraci Lopes e a Clínica da Família Heitor dos Prazeres suspenderam as atividades, enquanto 1 escola estadual e 16 escolas municipais precisaram fechar por segurança.

A Operação Policial

No início da manhã, o 16º BPM (Olaria) iniciou uma operação nas comunidades Cinco Bocas, Pica-Pau e Cidade Alta, integrantes do Complexo de Israel, com o objetivo de prender suspeitos de envolvimento com o roubo de veículos e cargas.

Durante a operação, criminosos atearam fogo a veículos e barricadas para impedir o avanço das viaturas. Uma delas foi alvo de tiros: “As tropas enfrentaram forte resistência dos criminosos e dificuldade de avanço no terreno por causa das valas que eles cavam. Há relatos de que criminosos, na tentativa de fugir, saíram atirando e, por isso, houve a necessidade de interrupção do fluxo da Avenida Brasil e dos ramais da Supervia”, afirmou a tenente-coronel Cláudia Moraes, porta-voz da PM.

Carro da PM foi metralhado na Avenida Brasil — Foto: Reprodução

Carro da PM foi metralhado na Avenida Brasil — Foto: Reprodução

Momentos de Tensão para Motoristas e Passageiros

Motoristas e passageiros buscaram abrigo nas muretas da Avenida Brasil para se proteger dos tiros. Embora a via tenha sido liberada às 8h30, muitos motoristas decidiram permanecer nos seus locais de abrigo por precaução.

Filho de vítima de tiroteio na Avenida Brasil fala sobre perda trágica

Em uma entrevista para a Globo, o filho de uma das vítimas atingido fatalmente na cabeça durante o tiroteio na Avenida Brasil, falou sobre o impacto da perda do pai. Emocionado, ele expressou sua indignação com a violência e o desamparo enfrentado.

Assista:

O que você achou dessa notícia? Comente.