Nessa segunda-feira (4), a vitória do Corinthians por 2 a 0 no clássico contra o Palmeiras ficou marcada por um episódio inusitado. Uma cabeça de porco foi arremessada por um torcedor no gramado da Neo Química Arena.
O caso aconteceu ainda aos 27 minutos do primeiro tempo. Durante um escanteio cobrado por Raphael Veiga, a cabeça do animal foi arremessada no gramado, e rapidamente retirada pelo atacante Yuri Alberto. Assim, a partida seguiu normalmente. “Eu quase quebrei o pé. Pensei que era uma almofada, alguma coisa assim, mas era uma cabeça de porco, quase machuquei o pé”, disse o atacante do Corinthians após o jogo.
uma cabeça de porco em campo
futebol brasileiro meus amigos pic.twitter.com/I1qo7bkwW1
— out of context brasileirão (@oocbrsao) November 4, 2024
🚨VEJA: Yuri Alberto disse que quase quebrou o pé chutando a cabeça do porco que os torcedores do Corinthians jogaram no gramado para provocarem a torcida do Palmeiras. pic.twitter.com/SGYgFtW8wT
— CHOQUEI (@choquei) November 5, 2024
Torcedor corintiano é investigado após assumir ter comprado cabeça de porco atirada durante o jogo
Um torcedor corintiano ligado à torcida organizada Gaviões da Fiel está investigado pela Polícia Civil após assumir, nas redes sociais, ser o comprador da cabeça de porco que foi atirada dentro do gramado do estádio Neo Química Arena durante a partida entre Corinthians e Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro.
Rafael Modilhane Cicatriz é dono de um perfil de torcidas organizadas corintianas com muitos seguidores. Horas antes da partida ele postou o momento em que vai ao Mercadão de SP, no Centro, e compra a cabeça de corpo que foi atirada dentro de campo na noite desta segunda-feira (4), na vitória de 2 a 0 do Corinthians.
“Eu estou saindo do mercadão e hoje tem Coringão e sem os Mundial aqui, ó. Está vendo aqui, né?”, mostra em um vídeo compartilhado nos stories do Instagram. Cicatriz ainda fez outra publicação, avisando aos seus mais de 23 mil seguidores. “Sabe aquela cabeça de porco que eu postei mais cedo? Vocês vão ver ela agora, o que vai acontecer com ela. Segue aí, vai Corinthians. Nós somos loucos mesmo. Fazemos de tudo se for para mexer no psicológico”.
🚨VEJA: Foi identificado o torcedor do Corinthians que jogou a cabeça de um porco no gramado durante a partida contra o Palmeiras na Neo Química Arena.
Rafael Modilhane Cicatriz gravou e publicou os vídeos comemorando o grande feito. A polícia investiga o caso. pic.twitter.com/3vfSV5ubRm
— CHOQUEI (@choquei) November 5, 2024
Corinthians pode ser punido por cabeça de porco?
Mesmo que a cena inusitada não tenha atrapalhado o andamento do Clássico, o Corinthians pode sofrer sanções. O Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), em seu artigo 213, diz que a pena prevista para o arremesso de objetos no campo é do pagamento de multa que varia entre R$ 100 e R$ 100 mil.
No entanto, de acordo com o inciso terceiro, “a comprovação da identificação e detenção dos autores do lançamento de objetos, com apresentação à autoridade policial competente e registro de boletim de ocorrência contemporâneo ao evento, exime a entidade de responsabilidade, sendo também admissíveis outros meios de prova suficientes para demonstrar a inexistência de responsabilidade”.
Resumindo, o Corinthians pode se livrar de uma pena caso identifique os autores que jogaram a cabeça no gramado. O clube ainda não se pronunciou sobre o episódio.
Corinthians perde o mando de campo?
Ainda segundo o artigo 213 da CBJD, o inciso primeiro fala que, caso o “lançamento de objeto for de elevada gravidade ou causar prejuízo ao andamento do evento, a entidade da prática poderá ser punida com a perda do mando de campo de uma a dez partidas, provas ou equivalentes, quando participante da competição oficial”.
Mesmo que exista a chance do Timão perder o mando de campo, a depender do que a arbitragem incluir na súmula, o caso pode não ser relatado com tal gravidade, uma vez que, como dito acima, o jogo seguiu normalmente.
Confira a seguir: Estudante perde prova do Enem após ser roubado por membros de Organizada do Flamengo.
O que você acha dessa situação?