Na noite desta quarta-feira (13), duas explosões foram registradas na Praça dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, centro de Brasília. A primeira ocorreu em frente à estátua da Justiça, no Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto a segunda aconteceu em um carro estacionado próximo a um anexo da Câmara dos Deputados. A Polícia Militar e a segurança do STF isolaram toda a área. Um homem identificado como Francisco Wanderley Luiz, de 59 anos, natural de Santa Catarina e ex-candidato a vereador pelo Partido Liberal (PL), morreu no local.
Testemunhas relataram que Francisco lançou um explosivo contra a estátua da Justiça, mas o artefato retornou, explodindo e o atingindo fatalmente. Vídeos gravados no local mostram fumaça e sons de explosão em uma área normalmente movimentada entre a sede do STF e a Câmara dos Deputados. Equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Civil e da Polícia Militar foram mobilizadas e realizam varreduras para garantir a segurança da área.
#1
Durante a coletiva da deputada Érica Hilton na Câmara é possível ouvir uma das explosões que aconteceram hoje a noite em Brasília, no STF e na própria Câmara.pic.twitter.com/0zDyTcufUR
— William De Lucca (@delucca) November 13, 2024
#2
⚠️🚨🔥 EXPLOSÕES OUVIDAS EM BRASÍLIA ‼️
NAO TENHO INFORMAÇÕES SE É MA FRENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM BRASÍLIA OU NA FRETE DO STF…
QUEM TIVER INFORMAÇÕES COLOCA AQUI NOS COMENTÁRIOS POR FAVOR pic.twitter.com/BJ7Yhn67ae
— 💚Alice no País das barbaridades 💛 (@Alicee_NoPais) November 13, 2024
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva permaneceu no Palácio da Alvorada, acompanhado dos ministros do STF Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin, enquanto as forças de segurança investigavam a presença de outros explosivos. A governadora em exercício, Celina Leão, visitou o local e, em entrevista coletiva, afirmou que, preliminarmente, o caso está sendo tratado como suicídio e não como um atentado.
O presidente da Câmara, Arthur Lira, divulgou uma nota oficial pedindo celeridade na investigação da explosão no estacionamento público perto do Anexo IV da Câmara. “Em nome da segurança, o presidente interino da Mesa, Deputado Sóstenes Cavalcante, determinou a suspensão temporária dos trabalhos no plenário. Reafirmo meu repúdio a qualquer ato de violência”, declarou Lira.
🚨#URGENTE: Homem morre após explosão de bomba na frente do STF, em Brasília.
— Hora da Fofoca (@horadafofocatv) November 13, 2024
Veja também: Influenciador Diego Friggi morre esperando vaga na UTI, mesmo com plano de saúde; saiba mais
Ministros em segurança
O Supremo Tribunal Federal informou que, logo após as explosões, o prédio foi evacuado com segurança. Em nota, o STF relatou que os ministros e todos os servidores foram retirados do edifício como medida de precaução. “Após o término da sessão do STF, dois fortes estrondos foram ouvidos. A segurança da Corte colabora com as autoridades policiais do Distrito Federal para o andamento das investigações”, informou a nota oficial.
Atuação da PCDF
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) declarou que a perícia foi acionada para a Praça dos Três Poderes. “Policiais da 5ª Delegacia de Polícia estão no local onde ocorreu a explosão de um artefato em frente ao STF na noite desta quarta-feira. A PCDF iniciou os primeiros procedimentos investigativos e acionou a perícia”, informou a instituição.
#1
🌩
🇧🇷💥⚖️ —⚠️ Clima caótico em Brasília: Explosões são ouvidas perto do prédio do Supremo Tribunal Federal; equipes de emergência são mobilizadas no local. pic.twitter.com/VvqCIkB6jf
— 🇧🇷Are you Okay?🇧🇷 (@Areyouok8888) November 13, 2024
#2
*Duas explosões foram ouvidas na praça dos Três Poderes, em Brasília, na noite desta quarta-feira (13). Um corpo estendido no chão pode ser visto próximo ao prédio do STF (Supremo Tribunal Federal). O Corpo de Bombeiros confirmou que houve explosão, e uma morte pic.twitter.com/rrfDZWWl1J
— Maísa Sônia Vieira (@maisaprofessora) November 14, 2024
De acordo com o delegado Bruno Dias, da 5ª DP, “há, até o momento, uma única vítima fatal. O Bope está realizando uma varredura e informações adicionais só serão divulgadas após a área estar completamente segura para a perícia e a identificação da vítima”. A Polícia Militar do Distrito Federal também realiza buscas na praça para localizar outros possíveis explosivos.
Confira os prints foram postados há 2 horas pelo dono do carro que explodiu:
VEJA: Esses prints foram postados há 2 horas pelo dono do carro que explodiu próximo à Câmara dos Deputados.
Nas mensagens, ele cita Deus, Donald Trump e que odeia o número 13. pic.twitter.com/A6l6fVPL67
— POPTime (@siteptbr) November 14, 2024
Veja a seguir: [VÍDEO] Homem burla segurança e mostra lápide de Silvio Santos pela primeira vez; veja
Qual sua opinião sobre o caso?