Nem todos os telespectadores perceberam, mas ao longo dos capítulos de Avenida Brasil (2012), Tufão (Murilo Benício) demonstrou um inesperado interesse por livros. O ex-jogador de futebol leu grandes clássicos da literatura brasileira e internacional, e, curiosamente, essas obras traziam mensagens sutis relacionadas aos acontecimentos da trama – incluindo pistas sobre a traição e os enganos de Carminha (Adriana Esteves).

Tufão devora ‘A metamorfose’ –  Foto: reprodução site TV Globo

A paixão de Tufão pela leitura surgiu com a chegada de Nina/Rita (Débora Falabella) à mansão da família. A personagem incentivava o hábito e sugeria livros que, de forma indireta, abriam os olhos do ex-jogador. Em uma cena emblemática, enquanto lia “O Primo Basílio” de Eça de Queirós, Tufão comenta com Carminha que o livro é sobre “uma mulher que traía o marido”. Coincidência? Nem tanto.

Na época da exibição da novela, o autor João Emanuel Carneiro revelou ao jornal “Extra” que os livros escolhidos para a trama tinham relação direta com os momentos vividos pelo personagem e os planos de Nina. “É uma forma de ela dar ‘toques’ sobre a vida dele e a infidelidade de Carminha”, explicou. Carneiro também destacou como Nina trouxe “frescor” à mansão: “Ela instiga curiosidade e mexe com Tufão, que quer se tornar uma pessoa mais interessante, tentando se conectar com ela intelectualmente.”

Os 10 livros lidos por Tufão em Avenida Brasil

1. O Primo Basílio, de Eça de Queirós: narra o caso extraconjugal de uma mulher que é chantageada pela empregada. Uma história que reflete a própria situação de Tufão.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

2. Madame Bovary, de Gustave Flaubert: uma mulher insatisfeita busca felicidade em casos amorosos, mas nunca se sente realizada.

3. O Alienista, de Machado de Assis: um psiquiatra se perde em seus próprios estudos sobre a mente humana, num paralelo com os dilemas de Tufão.

Foto: reprodução site TV Globo

4. Dom Casmurro, de Machado de Assis: aborda o ciúme e a suspeita de traição – algo que Tufão não imaginava viver com Carminha.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

5. O Idiota, de Fiódor Dostoiévski: um príncipe ingênuo retorna à sociedade e enfrenta valores corruptos, espelhando a ingenuidade de Tufão.

6. Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis: ao questionar por que o autor dedicou o livro aos vermes, Tufão faz alusão aos “vermes” ao seu redor.

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

7. A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud: explora os desejos ocultos por trás dos sonhos, um tema relacionado aos conflitos internos de Tufão.

Foto: reprodução site TV Globo

8. A Metamorfose, de Franz Kafka: a história de um homem transformado em uma barata reflete o temor de Tufão ao perceber seu papel na trama de Carminha e Max.

9. O Banquete, de Platão: ao citar essa obra, Tufão tenta expressar a pureza de seu amor por Nina/Rita.

10. Dom Quixote, de Miguel de Cervantes: inspirado pelo protagonista, Tufão resolve tomar um novo rumo na vida, desafiando as críticas alheias.

Relembre a história de Avenida Brasil

Rita (Mel Maia) era filha do viúvo Genésio (Tony Ramos), que se casou com Carminha (Adriana Esteves), sem saber de seu caso com Max (Marcello Novaes). Após um golpe que culmina na morte de Genésio, Carminha abandona Rita em um lixão e dá início a uma nova vida ao lado de Tufão. Anos depois, Rita, agora Nina (Débora Falabella), retorna para se vingar de Carminha e Max, colocando em prática um elaborado plano de justiça e revelações. A novela marcou época com sua trama intensa e reviravoltas, mostrando que até mesmo as escolhas literárias podem ser peças-chave na narrativa.

Veja a seguir: Cena quente de ‘Mania de Você’ com Mariana Ximenes e David Junior é marcada por “gafe inusitada”

Já leu algum desses livros?

Categorized in:

Novelas,