A casa de Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiü França foi incendiada nesse domingo (17), em Rio do Sul, Santa Catarina. O incêndio foi provocado pela ex-esposa do homem-bomba, que sofreu queimaduras de 1⁰, 2⁰ e 3⁰ graus em 100% do corpo, e precisou ser socorrida pelos bombeiros que foram acionados para conter o fogo. A vítima foi retirada do interior da residência pelos vizinhos.

Casa foi destruída — Foto: CBMSC/Divulgação

Casa foi destruída — Foto: CBMSC/Divulgação

O incêndio na residência, localizada na Rua Barão do Rio Branco, Bairro Budag, ocorreu por volta das 7h deste domingo poucos dias após a morte de França, que havia anunciado o ataque nas redes sociais. Daiane teria ateado fogo primeiro na casa do ex-marido, depois na própria residência, ambas no mesmo lote. As autoridades investigam o caso, enquanto os bombeiros permanecem no local realizando os últimos trabalhos.

Tiü França faleceu na última quarta-feira (13) em explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília, após lançar explosivos contra a Estátua da Justiça, em frente ao Supremo Tribunal Federal. Ex-candidato a vereador pelo PL em 2020, ele não conseguiu se eleger, recebendo 98 votos. Em declaração ao TSE, relatou possuir bens avaliados em R$ 263 mil, incluindo veículos e um imóvel.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Relatos de vizinhos

Vizinhos que ajudaram Daiane Dias, de 41 anos, ex-mulher do homem-bomba Tiü França, a sair da residência incendiada, relataram cenas de desespero durante o resgate da mulher. Segundo a recicladora Maria Lúcia, vizinha da mulher, Daiane pedia socorro e clamava pelo nome de Francisco. O tempo todo a ex-mulher dizia que queria morrer com ele.

Casa foi destruída — Foto: CBMSC/Divulgação

Casa foi destruída — Foto: CBMSC/Divulgação

Ainda de acordo com a vizinha, a pele de Daiane estava “muito queimada, com a pele caindo”. “Foram cenas fortes”, contou ao Metrópoles. Uma outra vizinha relatou à CNN que a mulher fazia parte do plano encabeçado por Francisco, de atacar o STF. “Ela berrava muito pelo marido dela, que ele não podia ter ido sozinho, que o plano era dos dois”, disse.

“Eu tentei puxar ela, peguei um cobertor e joguei em cima. Ela estava com a carne viva. Eu consegui arrastar ela para fora e coloquei ela no canto lá da farmácia, mas ela estava pegando fogo. Chamei os bombeiros, mas eles não vieram”, relatou Altair, outro vizinho que ajudou no resgate.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui
Casa foi destruída — Foto: CBMSC/Divulgação

Casa foi destruída — Foto: CBMSC/Divulgação

Mais tarde, chegaram os bombeiros e fizeram o resgate, levando a mulher para o Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul. De acordo com profissionais da corporação, Daiane estava molhada com uma espécie de líquido inflamável por todo o corpo. Também foram encontrados vestígios do líquido pela propriedade.

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui
Casa foi destruída — Foto: CBMSC/Divulgação

Casa foi destruída — Foto: CBMSC/Divulgação

Sabia do plano de Francisco

A ex-mulher ainda mencionou que Luiz teria se suicidado caso tivesse conseguido cumprir seu plano - Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

A ex-mulher ainda mencionou que Luiz teria se suicidado caso tivesse conseguido cumprir seu plano – Foto: WILTON JUNIOR/ESTADÃO

Daiane revelou à Polícia Federal que o objetivo de Francisco Wanderley Luiz era assassinar o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Segundo o relato da mulher, Moraes era o alvo principal, mas ele planejava atingir outras pessoas que estivessem próximas.  De acordo com ela, Tiü França vinha planejando o ataque desde a derrota do ex-presidente Jair Bolsonaro, e realizava pesquisas na internet para concretizar o atentado.

Em vídeo que circula nas redes sociais, a mulher afirma que Francisco dizia que mataria Moraes e que tiraria a própria vida em seguida. “Ele falou que mataria ele [o ministro] e se mataria”, disse ela. Questionada se o plano teria, então, tinha dado errado, ela respondeu: “Descobriram que ele ia fazer e ele foi obrigado a se matar. Imagina, ele é muito pequeno perto do sistema, é uma única pessoa querendo burlar um sistema todo corrompido”, alegou.

Confira mais informações sobre o ataque ao STF: [VÍDEO] Casa alugada por homem-bomba que morreu em frente ao STF estava destruída e tinha recado curioso.

Você está acompanhando esse caso?