A tão aguardada minissérie Senna, que dramatiza a vida do piloto brasileiro nas telas chegou à Netflix nessa sexta-feira (29), com Gabriel Leone interpretando o tricampeão da Fórmula 1. Desde seu anúncio, a produção gerou ansiedade e comoção na web, porém, também algumas polêmicas especialmente em relação ao trato que seria dado a Xuxa e Adriane Galisteu, ambas ex-namoradas de Ayrton. As duas aparecem na trama, mas têm tratamentos bem distintos – como já esperado.
Ao longo dos seus seis episódios, Senna procura mostrar os principais momentos da carreira profissional do tricampeão de Fórmula 1, enquanto costura a vida pessoal do piloto e suas angústias e ansiedades para ser um campeão respeitado no meio do automobilismo. Entre os vários nomes de grande importância que aparecem na série, o mais marcante, sem dúvidas, é a apresentadora Xuxa Meneghel, tida por muitos – e destacada na série – como o grande amor da vida de Ayrton Senna.
No entanto, desde que a produção começou a ser exibida para jornalistas e as resenhas começaram a sair, uma das personagens mais esperadas da vida pública de Ayrton – e que aparecia no material promocional – chamou a atenção pelo seu pouco tempo na história: Adriane Galisteu. A apresentadora, modelo e atriz era namorada do piloto quando ele sofreu o trágico acidente que causou sua morte, em maio de 1994. Porém, em Senna, sua participação dura cerca de dois minutos.
A diferença gritante nos retratos de Xuxa e Adriane Galisteu em Senna
Introduzida ao final do terceiro episódio, Xuxa – Pâmela Tomé -, que namorou Senna entre 1988 e 1990, tem um episódio inteiro dedicado a ela, e é retratada como o grande amor da vida de Ayrton. Ele, inclusive, é mostrado se apaixonando à primeira vista pela Rainha dos Baixinhos, quando ambos estavam no auge.
Galisteu – Julia Foti -, por outro lado, tem menos de dois minutos de tela. Então, com 19 anos, a hoje apresentadora namorou Senna por pouco mais de um ano, de 1993 até sua morte, em 1º de maio de 1994. Na trama, ela aparece dançando com o piloto em uma festa; em um telefonema-relâmpago com Ayrton antes do acidente fatal no GP de San Marino; e em uma cena que a mostra atordoada com a morte.
Cortada da série?
Os debates sobre a vida amorosa de Senna e seu relacionamento com a família tomaram as redes sociais com a estreia da série na Netflix. As comparações do tempo de tela entre Xuxa – com um episódio inteiro – e Galisteu, com seus 90 segundos de tela, foram feitas e até pessoas que não assistiram a série já afirmam que Adriane foi “cortada”.
Nas redes sociais, diversos internautas se revoltaram com a situação e comentaram sobre no X. “Podem tentar tirar a Galisteu da série ou diminuir o tempo de tela sobre ela, mas jamais vão conseguir apagar a história dela com ele, ninguém nunca vai apagar o amor desses dois aqui”, comentou uma internauta.
podem tentar tirar a galisteu da série ou diminuir o tempo de tela sobre ela, mas jamais vão conseguir apagar a história dela com ele, ninguém nunca vai apagar o amor desses dois aqui pic.twitter.com/YndRgXn6ZY
— izzy¹⁶ (@leclercgz) November 30, 2024
“É inaceitável o tempo de tela que a Netflix dedicou à Galisteu nessa série”, disse mais uma. “Sacanagem colocar a Adriane Galisteu com pouquíssimo tempo de tela, apagando a história e a importância dela na vida do Ayrton, muito vacilo”, criticou uma terceira.
É inaceitável o tempo de tela que a Netflix dedicou à Galisteu nessa série.
— cris (@axlstan_) December 1, 2024
Sacanagem colocar a Adriane Galisteu com pouquíssimo tempo de tela, apagando a história e a importância dela na vida do Ayrton, muito vacilo pic.twitter.com/xRIOT9093X
— Mila (@yeoncakejun) December 2, 2024
“Besteira essa disputa”
Por outro lado, outros internautas afirmaram que o tempo de tela de cada namorada era desnecessário de ser comentado. “No fim, não achei nada demais a Galisteu ter menos tempo de tela que a Xuxa na minissérie. Não senti q forçaram mais sentimento ali, só que o relacionamento com a Xuxa foi mais midiático mesmo, a mulher era uma lenda por si só, deram mais atenção. Besteira essa disputa”, ponderou uma internauta.
off: no fim, não achei nada demais a galisteu ter menos tempo de tela q a xuxa na minissérie. não senti q forçaram mais sentimento ali, só q o relacionamento com a xuxa foi mais midiático msm, a mulher era uma lenda por si só, deram mais atenção. besteira essa disputa.
— dany (@mytargsricochet) December 1, 2024
ai ninguém aguenta vocês transformando a vida do maior piloto do país em briga de namorada
a única coisa que importa é quanto tempo de tela o prost teve foda-se a xuxa e a galisteu https://t.co/5vo87KeOcy
— bibs (@shigescore) November 29, 2024
As discussões tem sido mais sobre o tempo de tela dedicado a Galisteu que sobre as corridas.
Fã clube bem engajado… https://t.co/Mge130cO0S— Alípio França (@alipiojr) December 2, 2024
pouco me importa a loira que vai ter mais tempo de tela na série do senna. o povo fala como se a galisteu tivesse tido cuidado com o nome e a memória dele, a mulher pousou pelada na playboy com o “viuvinha do senna” em caixa alta, lucrou horrores com a morte dele. foda-se ela tb.
— anne (@annedaantas) November 30, 2024
Dor de cabeça para a produção
O retrato de Galisteu deu dor de cabeça para a Netflix desde o início. Isso porque, a família Senna nutre uma antipatia de longa data pela apresentadora. Irmã do piloto, Viviane chegou a declarar que ela era apenas mais uma namorada do piloto, e acusou a ex-cunhada de se promover às custas da morte de Senna. Por isso, a Adriane é raramente mencionada ou participa de eventos relacionados a ele.
Em maio de 2024, o portal Notícias da TV, afirmou que a família de Ayrton Senna – que aprovou a série – havia exigido que a presença de Adriane Galisteu fosse removida da produção. Ainda segundo o site, a Netflix afirmou ser inviável que o relacionamento dos dois fosse descartado por completo, o que teria causado um conflito entre o streaming e os Senna. A empresa teria até considerado o cancelamento do projeto, mas chegaram ao acordo de representar Galisteu de “forma reduzida”.
Problemas da Família Senna com Adriane Galisteu
Vale lembrar que após a morte do piloto, ainda durante seu funeral, as coisas já se mostraram problemáticas. O carro de Adriane foi um dos últimos na longa fila que acompanhou o comboio de Senna, enquanto o de Xuxa, ex-namorada e mais próxima da família, foi um dos primeiros. Ainda no enterro, o jornal O Globo afirmou que Xuxa deixou o cemitério com a irmã de Ayrton, Viviane Senna, enquanto Galisteu ficou para trás.
A própria Viviane já acusou Galisteu de enriquecimento às custas do irmão e de que ela explorava a memória de Ayrton em benefício próprio, como no livro que a ex-modelo lançou. “Adriane não tem o direito de falar da vida de Ayrton. […] Essa moça sempre utiliza a imagem de meu irmão para se promover. Isso não é novo. Nós só achamos que, se ela está precisando de dinheiro, deveria trabalhar como todo mundo e parar de explorar a imagem de um morto”, disse. Viviane também nega que Senna quisesse casar com Galisteu, afirmando que o próprio já havia dito não ter “encontrado a mulher certa”.
Confira a seguir: RedeTV! estuda possibilidade de demitir apresentadores do TV Fama; saiba mais.
Você assistiu a série Senna? O que achou?