O banco digital Girabank recebe frequentemente relatos de diversos clientes que não estão conseguindo mais sacar e nem mesmo movimentar o dinheiro depositado. O influenciador Carlinhos Maia, que se apresentava como sócio-fundador da empresa e aparecia como garoto-propaganda do banco digital, no entanto, alega ter se desligado do Girabank há mais de um ano.

Girabank, banco de Carlinhos Maia - Foto: Instagram

Girabank, banco de Carlinhos Maia – Foto: Instagram

Anúncio

O Girabank foi anunciado em abril de 2022, e lançado em junho do mesmo ano. O anúncio do lançamento foi feito pelo influenciador digital Carlinhos Maia na sua conta do Instagram.

Logo em suas primeiras horas de existência, o aplicativo teve cerca de 2 milhões de acessos. Assim, ele acabou sendo um dos destaques entre os aplicativos da Google Play e App Store, como o aplicativo grátis mais baixado na categoria de Finanças.

Na época, Carlinhos anunciou um investimento de R$ 172 milhões no Girabank, que foi fundado por ele. O nome, inclusive, é uma referência direta com a forma em que chama seus fãs: Girassóis. A proposta inicial do banco, era atender principalmente às classes C e D.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Proprietário, rosto e investidor

Em diversas declarações públicas, Carlinhos Maia se posicionou como principal rosto e investidor. Inclusive, há um vídeo em que o influenciador afirma proprietário do banco Girabank. Claro que, com sua enorme visibilidade, a imagem pública do influencer no banco gerou grande expectativa e atraiu muitos clientes.

Já em dezembro de 2022, o banco abriu uma oportunidade de investimento para novos sócios. Naquele caso, o valor mínimo para investir era de 10 reais. Em troca, o benefício seria que os novos sócios receberiam 2,55% dos lucros gerados por seus investimentos.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui
Investimento no banco de Carlinhos Maia - Foto: X

Investimento no banco de Carlinhos Maia – Foto: X

Dificuldades para realizar transações

No final de 2023, clientes do Girabank enfrentaram dificuldades para realizar transações financeiras. A instabilidade do sistema bancário gerou grande repercussão nas redes sociais, com diversas pessoas comentando sobre o problema. Algumas denúncias foram feitas nas redes sociais de Carlinhos Maia e do próprio banco Girabank.

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui
Relatos de clientes do banco de Carlinhos Maia - Foto: X

Relatos de clientes do banco de Carlinhos Maia – Foto: X

Em 23 de dezembro de 2023, às vésperas do Natal, milhares de clientes ficaram impossibilitados de realizar transações financeiras. Gerando, assim, um caos generalizado. A situação ganhou ainda mais repercussão nas redes sociais, com um ‘exposed’ feito no X (antigo Twitter), e uma ameaça de processo judicial por parte de Carlinhos Maia.

No relato feito por um internauta, ele acusou o influenciador de “roubar R$ 10 mil da irmã e continuar dando golpe em outros seguidores através do banco digital”.

Carlinhos se pronuncia

Após uma enorme pressão do público, Carlinhos Maia veio a público esclarecer que não fazia mais parte do Girabank há cerca de um ano. Na ocasião, ele afirmou que “muita gente sabia, só que nunca houve um pronunciamento oficial sobre o desligamento do banco”.

Mesmo com os dados da Receita Federal indicando que o influenciador não possui mais vínculo com o Girabank, Carlinhos segue sendo garoto-propaganda nas redes oficiais da empresa. Sendo assim, essa discrepância entre as informações oficiais e a forma como o banco se apresenta segue gerando questionamentos e confusão entre os clientes.

Processos e reclamações

Atualmente, existem mais de 200 processos em aberto contra o banco Girabank e mais de 2700 reclamações de pessoas lesadas no Reclame Aqui.

JusBrasil do Girabank - Foto: Reprodução

Jusbrasil do Girabank – Foto: Reprodução

Reclame Aqui do Girabank - Foto: Reprodução

Reclame Aqui do Girabank – Foto: Reprodução

Nas publicações mais recentes do perfil oficial do banco é possível ver nos comentários diversos clientes insatisfeitos, que até hoje não conseguiram reaver seu dinheiro perdido. 

Clientes seguem fazendo relatos - Foto: Instagram

Clientes seguem fazendo relatos – Foto: Instagram

Apenas garoto-propaganda

Após a repercussão de toda a polêmica envolvendo o banco Girabank, Carlinhos Maia concedeu uma entrevista a Leo Dias, onde negou qualquer responsabilidade pelos problemas ocorridos na empresa. Ele ainda afirmou não ter conhecimento sobre as operações bancárias, e que sua função era apenas a de garoto-propaganda, confiando nas decisões da equipe responsável.

“O Girabank emitiu hoje uma nota a todos os correntistas, tá, gente? O Girabank, até onde eu sei, que outros sócios me falaram, foi vendido para um outro grupo americano e todas as pessoas… Estou falando isso aqui com carinho às pessoas, porque fui eu que indiquei: não se preocupe, não tem dinheiro de ninguém sendo roubado”, contou Carlinhos em entrevista a Leo Dias em 25 de dezembro de 2023.

“As transações, não sei o que de bancário… Que eu não entendo, tá bom? Então, olhem no e-mail de vocês, que eles mandaram aqui para mim. Olhem no e-mail de vocês, eles estão respondendo a todo mundo”, completou.

O marido de Lucas Guimarães reforçou que o problema já estava sendo resolvido: “Está tendo uma troca de donos e de maneira nenhuma o dinheiro de ninguém será roubado. Até porque não pode, envolve o Banco Central e tudo mais. Fiquem tranquilos, olhem o e-mail de vocês, tá bom? Eles estão resolvendo tudo”.

Continua operando mesmo sem regulamentação

Os clientes do Girabank ficam em uma situação vulnerável, pois o banco não possui regulamentação do Banco Central. Isso é, o banco fundado por Carlinhos Maia não possui um órgão regulador para garantir seus direitos, e intervir em casos de problemas. Assim, gerando incertezas sobre o futuro do banco e, principalmente, sobre os investimentos feitos pelos clientes.

Mesmo com todos esses problemas, o Girabank segue operando e atraindo novos clientes. Muitas pessoas estão abrindo novas contas e investindo seu dinheiro sem ter ciência dos desafios enfrentados pela empresa.

Girabank segue na ativa - Foto: Reprodução

Girabank segue na ativa – Foto: Reprodução

CNPJ segue ativo - Foto: Reprodução

CNPJ segue ativo – Foto: Reprodução

Nenhuma atividade de banco

Acontece que, na verdade, o Girabank não é um banco. Segundo o site da Receita Federal, as atividades relacionadas ao CNPJ da empresa envolvem: desenvolvimento de softwares, consultoria de tecnologia, operadora de cartão de crédito e atividade de teleatendimento.

Ou seja, não envolve nenhuma atividade que seja relacionada a banco múltiplo ou banco comercial. O registro do Girabank não existe nem no site do Banco Central. Não consta como uma instituição regulada, assim como outras instituições que existem no Banco Central.

Sem receber salários

Em agosto de 2023, funcionários do Girabank deram uma entrevista para o portal EM OFF, onde denunciaram que não recebiam seus salários desde abril de 2023. Os ex-colaboradores acusaram o banco e a empresa Prudentte, sócia do Girabank, de não pagar salários.

A Prudentte Gestão de Pagamentos Ltda. é uma fintech que oferece serviços de banco digital para o mercado, além de ser responsável pelo funcionamento do aplicativo do banco de Carlinhos.

De acordo com ex-funcionários da empresa de tecnologia, os atrasos nos pagamentos começaram ainda no ano de 2022. Em abril de 2023, porém, a empresa simplesmente deixou de pagar os salários.

“Parece que o dinheiro acabou”

“Muitas pessoas trabalharam por meses e os diretores não pagaram no dia do pagamento. Fomos cobrar e eles disseram que eram problemas e que a gente receberia em breve”, disse um ex-funcionário da sócia do Girabank. “No mês seguinte, a gente não recebeu de novo. Questionamos e disseram que eram problemas de caixa. Foram vários meses assim, desde novembro do ano passado (2022)”.

“Eles pararam de pagar, parece que o dinheiro acabou”, disse. Parte da equipe, no entanto, continuou trabalhando, com a promessa de que tudo seria regularizado. “Me senti manipulado pela gestão”, disse o ex-colaborador. “Ninguém nunca perguntou se a gente tinha família, aluguel, nada. A gente continuou trabalhando porque a gente gostava do time, da equipe, e os gestores sempre falavam que os problemas iam ser resolvidos”, ressaltou.

Confira a seguir: Anitta recebeu quantia milionária para ser madrinha de casamento de Carlinhos Maia; saiba mais.

Você já usou o banco divulgado por Carlinhos Maia?