Os resultados dos exames de DNA do comerciante que se dizia filho de Gugu Liberato (1959-2019) foram finalmente revelados. Segundo informações divulgadas nessa segunda-feira (9) pela colunista Mônica Bergamo, do Folha de S. Paulo, os exames realizados em dois laboratórios diferentes apontam que o apresentador não é o pai de Ricardo Rocha, de 50 anos.

Gugu Liberato e Ricardo Rocha - Foto: Reprodução

Gugu Liberato e Ricardo Rocha – Foto: Reprodução

Em 2023, o comerciante entrou com uma ação da Justiça na qual alegou ser filho do comunicador. “As amostras foram analisadas por duas equipes diferentes em provas e contraprova e confirmaram os resultados obtidos. Concluiu-se que Antonio Augusto Moraes Liberato não é o pai biológico de Ricardo Rocha, afirmou o laudo técnico pericial.

Ricardo chegou a ser procurado pela colunista, mas não tinha conhecimento do resultado. “Não tenho essa informação. O juiz não se manifestou”, declarou ele. O advogado Nelson Wilians, representante das filhas gêmeas de Gugu, Marina e Sofia Liberato, disse ao g1 que “deu nota 10 para o exame e disse que foi aprovado com louvor”.

Os exames usaram material genético da mãe de Gugu, Maria do Céu, e dos irmãos do apresentador, Armandio e Aparecida Liberto. Também usaram o de Ricardo, e da mãe dele, Otacília Gomes da Silva.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Como teria acontecido

Na ação, o comerciante alegou que a mãe dele conheceu Gugu no segundo semestre de 1973, em uma padaria em Perdizes, São Paulo. A genitora supostamente trabalhava como babá e empregada doméstica “na residência de uma família nipônica” que morava ao lado da panificadora.

Ricardo Rocha - Foto: Reprodução

Ricardo Rocha – Foto: Reprodução

A petição ainda trouxe o motivo para ela ir diariamente ao local: “Oportunidade em que se encontrava com Antonio Augusto que, muito comunicativo, a flertava e, com o passar do tempo houve a evolução da amizade, alguns passeios, culminando em relacionamento íntimo entre eles”.

No ano seguinte, ela voltou para casa e “constatou a gravidez” após passar férias no litoral paulista com a família para a qual trabalhava. Segundo o documento, a mãe do comerciante procurou Gugu para “lhe informar a novidade”, mas “este não mais foi encontrado naquele comércio”. Ela, então, teria perdido “totalmente o contato” com aquele que seria o pai de seu filho.

Veja as ofertas do dia na Shopee aqui

Fertilização in vitro

Na época em que Ricardo nasceu, em outubro de 1974, Gugu tinha 15 anos. Inicialmente, o comerciante queria que o corpo do apresentador fosse exumado ou que o teste fosse feito com a mãe do apresentador, Maria do Céu Moraes. Ele apresentou uma justificativa na qual declarou que os três filhos do comunicador – João, Marina e Sofia – foram concebidos via fertilização in vitro.

Gugu, Rose Miriam e os três filhos - Foto: Reprodução

Gugu, Rose Miriam e os três filhos – Foto: Reprodução

Localizamos um item do seu carrinho em promoção na Shopee, veja aqui

Assim, existia uma possibilidade deles não serem filhos biológicos do apresentador. Em setembro deste ano, após uma audiência de conciliação, foi determinado que o exame seria feito com material genético da mãe e dos irmãos de Gugu.

A partilha dos nove herdeiros

Gugu morreu em 21 de novembro de 2019, em Orlando, nos Estados Unidos, depois de sofrer uma queda em casa e bater a cabeça. Em testamento, ele se identificava como estado civil solteiro e deixou parentes e os três filhos como herdeiros, um total de nove pessoas.

A partilha do espólio entre os herdeiros foi lavrada em 16 de agosto deste ano e registrou que os três filhos receberiam cada um 25%, os herdeiros testamentários (sobrinhos), 5%, e à mãe do apresentador uma renda vitalícia paga pelos herdeiros.

No entanto, o comerciante Ricardo Rocha, que afirmava ser fruto de um relacionamento que o apresentador teria tido ainda adolescente na capital paulista nos anos 1970, moveu uma ação de investigação de paternidade. Ao saber do acordo feito em cartório, a defesa de Rocha pediu à Justiça o bloqueio de parte do patrimônio de Gugu na proporção que caberia a ele ao fim da ação.

O juiz da ação sobre paternidade analisou a manifestação de Ricardo e escreveu que “os herdeiros tinham plena consciência dessa ação e não poderiam ter realizado acordo extrajudicial sem proceder à necessária reserva de bens como garantia de eventual direito do autor”.

Não procurou o apresentador

Os três filhos do apresentador foram avisados da investigação sobre o suposto filho por um oficial de Justiça assim que entraram na sala da audiência na 9ª Vara da Família em 2023. Em junho de 2023, Ricardo Rocha concedeu uma entrevista ao g1 e explicou o motivo de nunca ter procurado Gugu Liberato em vida.

“Sei desde criança. Tive a oportunidade de conhecê-lo por volta dos 10 ou 12 anos, mas não queria. E se tornou um tabu na minha família, de não querer falar sobre esse assunto. Sou uma pessoa reservada”, justificou ele. “Meu problema maior não é nem financeiramente. Meu problema é tirar essa dúvida. Tem essa questão de dinheiro por trás que envolve muita coisa, mas não é meu caso”, acrescentou.

Confira a seguir: ‘Ainda Estou Aqui’: Fernanda Torres reage a indicação como Melhor Atriz no Globo de Ouro 2025.

O que você achou dessa notícia?