Uma nova funcionalidade do WhatsApp promete dividir opiniões e já está dando o que falar. Em breve, o aplicativo de mensagens pertencente à Meta vai exibir um alerta sempre que alguém tirar um print de tela de uma conversa. A novidade, que adiciona um terceiro risquinho azul como indicador, tem como objetivo reforçar a segurança e privacidade dos usuários, mas pode desagradar muitos “fofoqueiros de plantão”.
Como funciona o novo recurso?
Atualmente, o WhatsApp utiliza os risquinhos para indicar o status de uma mensagem:
- Um risquinho cinza: Mensagem enviada.
- Dois risquinhos cinza: Mensagem entregue.
- Dois risquinhos azuis: Mensagem lida.
Com a atualização, quando um print de tela for tirado, um terceiro risquinho azul aparecerá na conversa, sinalizando que a captura foi feita. Essa medida é uma tentativa de aumentar a transparência e a proteção das interações no app.
Privacidade ou desconforto?
A Meta afirma que o recurso é um passo em direção à segurança digital, mas muitos usuários já demonstram insatisfação com a novidade: “Será o fim das conversas sigilosas?”, perguntam internautas nas redes sociais. Por outro lado, especialistas em segurança digital apontam que a função pode inibir práticas de exposição indevida de informações e trazer mais responsabilidade às interações online.
Leia também: Momento nostalgia: Veja 60 itens incríveis para relembrar a infância
Meta AI: mais um recurso em expansão
Além do alerta para prints, outra novidade no WhatsApp é o uso do Meta AI, um assistente de inteligência artificial integrado ao app. Para acioná-lo, os usuários podem usar comandos específicos, como:
- Caixa de pesquisa: Na aba “Conversas”.
- Botão de roda azul: Também disponível na aba “Conversas”.
- Comando @Meta AI: Usado dentro de chats individuais ou em grupos.
A ferramenta permite realizar pesquisas rápidas, criar imagens e gerar textos diretamente no aplicativo, integrando ainda mais funcionalidades ao dia a dia dos usuários. Exemplos incluem comandos como “desenhe um pôr do sol” ou “calcule a raiz quadrada de 16”.