Um dos maiores sucessos do trap nacional, Oruam já passou diversas polêmicas em sua carreira. A mais notória delas ocorreu durante o festival Lollapalooza, em março de 2024, onde jovem chamou atenção por seu figurino. O rapper de 25 anos subiu ao palco com uma camiseta que estampava a foto de seu pai, Marcinho VP, onde se lia “liberdade”. Afinal, quem é o pai de Oruam e por que ele está preso?

Oruam se apresenta no Lollapalooza vestindo camisa com foto do pai, o traficante Marcinho VP - Foto: Natália Rampinelli/ Agnews

Oruam se apresenta no Lollapalooza vestindo camisa com foto do pai, o traficante Marcinho VP – Foto: Natália Rampinelli/ Agnews

Marcinho VP é um dos líderes da facção criminosa Comando Vermelho, que controla parte do tráfico de drogas no Rio de Janeiro e ganhou destaque por chefiar as bocas-de-fumo no Complexo do Alemão.

“A mídia tenta destruir”

No último Dia dos Pais, Oruam fez um post no Instagram em homenagem ao pai. “Hoje é daqueles dias que eu nem gosto de entrar na internet. Não tenho uma foto com meu pai, não tenho a presença dele e como se isso não fosse castigo suficiente, a mídia tenta o tempo todo destruir o que esse cara é para mim”, disse ele.

Oruam se apresenta no Lollapalooza vestindo camisa com foto do pai, o traficante Marcinho VP - Foto: Brazil News

Oruam se apresenta no Lollapalooza vestindo camisa com foto do pai, o traficante Marcinho VP – Foto: Brazil News

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Em uma entrevista, o músico contou que toda vez que visita o pai no presídio de segurança máxima de Catanduvas, no Paraná, diz que Marcinho fica “todo bobo” ao saber do sucesso do filho. “Eu vou visitar meu pai e ele fica todo bobo, fala que os policiais falam de mim para ele, que eu fui na casa do Neymar. Imagina para ele. Ele sofreu muito, está pagando por tudo o que ele fez. Ninguém pode falar nada. É meu pai. Falam muita, querendo ‘denegrir’ minha imagem por causa dele. O ‘bagulho’ que ele fez, foi ele quem fez, não tenho nada a ver com isso”, relatou.

Quem é Marcinho VP, pai de Oruam?

Nascido em Vigário Geral, Márcio dos Santos Nepomuceno mudou-se ainda bebê para São João de Meriti, na Baixada Fluminense. O pai foi assassinado pouco depois, e a mãe foi presa quatro vezes, fazendo com que ele e três irmãos acabassem sendo criados por uma tia.

Marcinho VP - Foto: Agência O Globo

Marcinho VP – Foto: Agência O Globo

Em um livro de memórias escrito na cadeia, o Marcinho VP conta que começou a roubar aos 13 anos, “para comprar roupas de marca”. A ascensão veio rápido, e ele logo transformou-se no dono” do Complexo do Alemão, conjunto de favelas na Zona Norte da capital e um dos interpostos de droga mais importantes do Rio.

No mesmo livro, ele revela que a proximidade com personagens importantes da política fluminense vem de longa data. Em 1996, pouco antes de ser preso, Marcinho VP, já chefe do Alemão, teria ajudado o futuro governador e então candidato a prefeito Sérgio Cabral a fazer campanha na comunidade. Na época da publicação da obra, em 2017, Cabral negou ter negociado com o traficante.

Desde quando Marcinho VP está preso?

Oruam tem 25 anos. portanto, desde que nasceu, nunca teve convívio com o pai fora dos portões da prisão. Marcinho VP está preso desde 1996, quando tinha apenas 26 anos de idade. Apesar de ter passado mais tempo de vida do lado de dentro das grades do que fora delas, isso não impediu que, mesmo encarcerado, ele virasse ao lado de Fernandinho Beira-Mar um dos principais chefes da maior facção do estado, o Comando Vermelho.

Oruam fez desabafo após repercussão sobre a foto do pai — Foto: Reprodução

Oruam fez desabafo após repercussão sobre a foto do pai — Foto: Reprodução

Por que Marcinho VP foi preso?

As condenações de Márcio, por tráfico de drogas e por homicídios, somam 44 anos de prisão. Um dos crimes creditados a ele é a morte do comparsa Márcio Amaro de Oliveira. Que curiosamente também era conhecido como Marcinho VP. Amaro foi encontrado estrangulado em uma lata de lixo no presídio de Bangu 3. A execução teria sido motivada por entrevistas dadas pelo bandido revelando detalhes do funcionamento do tráfico no Rio.

O traficante Marcinho VP - Vinicius Andrade/UOL

O traficante Marcinho VP – Vinicius Andrade/UOL

Em 2010, a mãe de Oruam, Márcia Gama, também foi presa sob a acusação de servir como “pombo-correio” em visitas íntimas ao traficante. Hoje ela atua como empresária. Vale destacar que, ao lado de Elias Maluco, Marcinho VP foi considerado um dos criminosos mais perigosos do país devido à sua influência no tráfico de drogas e a participação em atos violentos.

Tio de Oruam

Elias Maluco é considerado tio de Oruam, por ser comparsa de Marcinho VP. Ele foi condenado pela morte do jornalista Tim Lopes, que na época, apurava uma reportagem sobre abusos sexuais de menores de idade e tráfico de drogas na Vila Cruzeiro, na Penha, zona norte do Rio.

Tio de Oruam, Elias Maluco - Foto: Reprodução

Tio de Oruam, Elias Maluco – Foto: Reprodução

Tim foi sequestrado pela facção comandada por Elias, torturado e morto. Maluco morreu no presídio federal de Catanduvas em 2020, ele faleceu em sua própria cela, onde cumpria pena há 13 anos.

Vale lembrar que Elias Maluco é homenageado por Oruam em uma tatuagem na barriga do cantor. De um lado há uma imagem do rosto de Marcinho VP e, do outro, de Elias. O próprio Oruam chamou Elias de tio quando foi apresentar a arte para os seguidores em um vídeo no Instagram. Além dos três, ele ainda tem tatuado Raul, filho de Elias, a quem chama de primo.