Na manhã dessa quinta-feira (9), um avião de pequeno porte ultrapassou a pista do aeroporto de Ubatuba, no litoral de São Paulo, e explodiu na Praia do Cruzeiro. Inicialmente, a prefeitura havia informado a morte de duas pessoas no acidente. No entanto, às 11h23, a administração municipal corrigiu e afirmou que apenas uma pessoa faleceu no local, era o piloto.

Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP — Foto: João Mota/TV Vanguarda

Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP — Foto: João Mota/TV Vanguarda

“Até o momento, temos informações de 8 vítimas, sendo 5 na aeronave (3 adultos e duas crianças), e três pessoas que passavam na pista de skate”, declarou. O site oficial também informou que a Defesa Civil, Guarda Civil Municipal, Secretaria de Segurança, Polícia Militar e os bombeiros atuam na área. “Isolando e fazendo a retirada das vítimas”, completou.

Vítimas

Três adultos e duas crianças foram encaminhadas para a Santa Casa de Ubatuba. Às 11h52, o hospital informou que um adulto estava em estado grave. Uma das crianças encontra-se sob monitoramento, potencialmente grave. O piloto, cujo nome não foi divulgado, morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação.

Em entrevista à GloboNews, a capitã do Corpo de Bombeiros, Karoline Magalhães, disse que o casal e as crianças que estavam a bordo foram retirados com vida e levados conscientes para o hospital. Segundo a Prefeitura, a aeronave está em nome de Nelvo Fries e Maria Gertrudes Fries.

Veja também: cupom de desconto exclusivo do site na Shopee aqui

Câmeras de segurança registraram o momento em que o avião sai do aeródromo, ultrapassa a pista próxima à praia e chega até as areias em chamas. A explosão aconteceu perto de uma pista de skate. Além disso é possível, ver pessoas que passavam pela orla correndo após a queda. Internautas também registraram o momento após a queda e o resgate das vítimas.

Veja

Avião com operação negada para táxi aéreo

Segundo a prefeitura, a aeronave, modelo 525, possui a matrícula PR-GFS. A Rede Voa, que administra o aeroporto, disse que o avião havia saído do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás, com cinco pessoas, e tentou pousar em Ubatuba. “As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada”, informou ao portal g1.

A aeronave foi fabricada pela Cessna Aircraft e tem capacidade para sete passageiros e dois pilotos. O agrupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), afirmou que o avião passou por uma excursão de pista, ou seja, quando sai da pista no momento de pouso ou de decolagem. Ao sair do alambrado da Cabeceira 09, atingiu uma mulher e uma criança que foram resgatadas com vida.

De acordo com o sistema da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião estava com a operação negada para táxi aéreo, mas com a situação de aeronavegabilidade considerada “normal”. Em nota ao g1, a Força Aérea Brasileira (FAB)disse que o Centro de Investigações e Prevenções de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para a ocorrência.

Confira a seguir: Mulher denuncia empresa por injúria racial em e-mail: “Olá, macaca”.

Você está acompanhando as notícias sobre este acidente?